Dicas
Atualizado em
Leitura 3 min

8 apps que funcionam mesmo offline

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Aplicativos do celular

Para quem vive conectado, gosta de jogos ou de assistir a vídeos pelo smartphone, nada pior do que ficar sem internet não é mesmo? A boa notícia é que muitos aplicativos funcionam mesmo desconectados.

Os apps são bem práticos e facilitam a vida, pois é possível concentrar diversas atividades em um mesmo dispositivo. O fato de não precisar da internet para conexão é um bônus a mais e garante o uso do aplicativo offline.

Quer conhecer 8 apps que funcionam offline para você não deixar de usar mesmo se estiver sem internet? Continue a leitura, veja as opções e baixe agora mesmo.

Aplicativos podem funcionar offline

Os aplicativos são um marco de inovação no mundo digital, tendo transformando a vida das pessoas e o uso dos dispositivos móveis. O acesso, antes pelo computador, foi adaptado para os smartphones tornando a rotina mais simples, fácil e prática.

Embora para instalar seja necessário recorrer à internet, muitos aplicativos já podem ser encontrados e usados diariamente no modo offline. Como funciona? Depois de baixado, o aplicativo mantém na memória todas as informações que você já tiver inserido.

Isso quer dizer que você pode acessar mesmo sem créditos e dados no seu pacote de telefonia, quando estiver em viagem, fora de casa ou do local de trabalho. 

Internet está lenta?

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

8 aplicativos que funcionam sem internet

Nem todos os aplicativos funcionam sem internet, pois, para alguns, as informações coletadas precisam de uma atualização em tempo real, o que inviabiliza o uso do aplicativo offline.

É importante conhecer os apps que funcionam sem a conexão de uma rede wifi ou móvel, para evitar ser surpreendido em caso de perda do sinal. Então veja agora 8 opções de aplicativos offline, suas principais características e como funcionam fora da cobertura da internet. Saiba como usar e como você pode se beneficiar dessa facilidade!

1.  Evernote 

Você não precisa guardar tudo na memória quando tem um app como o Evernote para ajudar a armazenar anotações e informações importantes. Disponível para Android e IOS, é possível incluir os dados offline e separar por título, etiquetas ou trechos de cada conteúdo.

Seja para o trabalho, uma viagem ou atividades de rotina, o aplicativo é muito útil e fácil de consultar sem a necessidade de uma conexão de internet. É indicado para lista de compras, itens ou cronogramas.

2. Netflix

Você sabia que é possível fazer download de qualquer programação no aplicativo da Netflix e assistir depois, offline? O app também está disponível para Android ou IOS e nele, quem tem uma assinatura válida, tem o direito de baixar diversos filmes, episódios de séries ou desenhos para assistir mesmo sem internet.

Essa opção é ideal se você não quiser gastar do seu pacote de dados ou se estiver com falhas na conexão. As viagens, por exemplo, de carro ou avião, podem ser muito mais dinâmicas com um entretenimento para passar as horas.

3. TripAdvisor

Vai viajar e não conhece bem o lugar para onde está indo? O TripAdvisor é o app ideal para verificar comentários, fotos e mapas das localidades. Você não precisa da internet para ter acesso às informações importantes do destino.

Para saber tudo sobre restaurante, hotel, entretenimento e distâncias de um determinado lugar, pesquise a cidade enquanto estiver conectado à internet, baixe todo o conteúdo e consulte mesmo estando offline.  

4. Pocket

São tantos acontecimentos no Brasil e no mundo que não dá para ficar alheio às notícias, não é mesmo? O Pocket dá uma ajudinha nesse sentido, pois nele, você pode salvar links de artigos, notícias e vídeos para acessar e ver os conteúdos offline.

O interessante do aplicativo é que ele não tem propagandas, o que torna a leitura bem fácil. Além disso, você pode salvar os conteúdos em uma lista, de acordo e por ordem do que deseja ler — o app está disponível para IOS e Android.

5. Google Drive

Quando se ouve falar em Google, logo podemos imaginar uma série de serviços para melhorar cada vez mais a experiência dos usuários. Com o Google Drive não é diferente, a ferramenta permite o armazenamento de arquivos na nuvem, ou seja, na internet.

Para funcionar offline, o sistema faz a sincronização dos arquivos em nuvem direto no aparelho smartphone. Com isso, você pode acessar documentos, apresentações e planilhas sem estar conectado.

6. Kindle

Para quem gosta de ler, o Kindle é um aplicativo indispensável que funciona offline. Com o Kindle, você não precisa mais se preocupar em carregar vários livros ou ter um espaço para a biblioteca.

Se você estiver viajando, esperando ser atendido em uma consulta ou dentro do transporte e deseja aproveitar o tempo para colocar a leitura em dia, baixe os livros quando tiver internet, armazene e escolha a história — embora o aplicativo seja gratuito, os e-books são pagos.

7. AccuWeather

Se no passado a previsão do tempo era fácil de identificar só pela aparência do céu, hoje, as mudanças climáticas já não permitem tanta certeza. Por isso, o ideal é contar com um app como o AccuWeather, antes de sair de casa.

O aplicativo offline funciona com uma sincronização de 15 dias sobre a previsão do tempo. É preciso estar online para atualizar os dados e depois ele funcionará normalmente mesmo sem internet.

8. Adventure Beaks

Não podíamos deixar os jogos de fora, pois são um entretenimento para todas as idades. Mas já imaginou começar um jogo e na melhor fase perceber que não há internet para dar continuidade? 

O Adventure Beaks é um game para todas as idades. Com interface dinâmica e cheia de cores, o app traz um cenário parecido com o do Super Mario, mas o personagem principal do Adventure Beaks é um pinguim.

São 50 níveis, 16 desafios, 150 missões secundárias e 198 itens que compõem o vestuário para deixar o pinguim bem estiloso. Você só vai precisar da internet se desejar sincronizar a performance e conquistas do Google Play Games. Não é um máximo?

Como você viu, citamos apenas alguns dos apps que funcionam sem internet. Um aplicativo offline é uma alternativa interessante e você pode, inclusive, economizar seu pacote de dados da telefonia móvel. Aproveite!

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais, para que mais e mais pessoas saibam que é possível usar um aplicativo offline e se beneficiem dessa facilidade!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.