TV
Leitura 6 min

O que é Android TV? Prós e contras, como atualizar e mais!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Família assistindo TV no sofá

Você provavelmente sabe bem o que é e como funciona uma Smart TV, mas sabe o que é Android TV? Essa opção vem conquistando vários consumidores devido às vantagens que oferece frente aos TV Boxes e às Smart TVs tradicionais.

Então, para te deixar por dentro de tudo sobre Android TV, preparamos este conteúdo. Confira e tire suas dúvidas sobre a tecnologia Android TV!

Qual a diferença de Android TV para Smarts TVs?

O Android TV é o sistema operacional próprio da Google para Smart TVs e outros dispositivos que não os smartphones. Ou seja, enquanto algumas fabricantes de Smart TVs criam sistemas próprios para desenvolver as funcionalidades dos aparelhos, outras adotam o Android TV como sistema operacional.

Assim, basicamente, uma TV com Android e uma Smart TV genérica oferecem as mesmas funções básicas, como acesso à redes de internet sem fio, download de aplicativos e conteúdo online. Porém, uma TV com sistema Android nativo oferece alguns recursos únicos que trazem vantagens para os usuários.

Veja no próximo tópico as principais vantagens do Android TV!

Quais os prós e contras do Android TV?

Embora em sua essência uma Smart TV e uma TV Android ofereçam os mesmos recursos, algumas aplicações e funções você só encontra nos aparelhos com Android TV. Essas funções proporcionam algumas vantagens que apresentamos a seguir!

Prós do Android TV

Aplicativos

Uma vez que o Android TV é um sistema Google, ele possui diversas aplicações que não encontramos em Smart TVs comuns devido ao suporte nativo da loja de aplicativos Google, a Play Store.

Isso, na prática, dá acesso aos usuários de Android TV acesso à uma quantidade de aplicativos bastante superior à disponível para download em Smart TVs comuns.

Atualizações

Enquanto os aplicativos desenvolvidos para os sistemas de Smart TVs comuns podem demorar muito tempo para receber atualizações, um aparelho com Android TV recebe atualizações de forma regular. Essa é outra vantagem que se deve ao fato do Android TV ser um sistema nativo Google.

Interface

Por ser um sistema Android, como o utilizado por milhões de pessoas com smartphones que usam Android, a navegação em aparelhos de televisão que usam o Android TV é muito mais intuitiva e simples para grande parte dos usuários.

Assistente de voz

Os aparelhos com Android TV tem sido muito elogiados pelos usuários devido à praticidade de utilizar o assistente de voz com o controle remoto. Dessa forma, dificilmente você precisa gastar muito tempo digitando várias palavras ao procurar um conteúdo no YouTube ou, por exemplo, no Netflix.

Games

Muitas pessoas que compram uma Smart TV comum se decepcionam ao descobrir que existem poucas opções de jogos realmente divertidos para baixar. Já os aparelhos com Android TV permitem que você baixe alguns dos melhores jogos da Play Store para jogar diretamente na TV, como os títulos da Eletronic Arts e Gameloft.

Google Cast

Um dos recursos mais interessantes dos aparelhos com Android TV e que você não encontra em outras Smarts TV é o Google Cast integrado. Disponível também no Chromecast, o TV Box do Google, esse recurso permite que os usuários usem o smartphone ou tablet para reproduzir conteúdos de vídeo e áudio na tela da televisão

Contras do Android TV

Armazenamento

Uma das críticas que os aparelhos com Android TV vêm recebendo é o espaço de armazenamento disponível, considerado pequeno para uma Smart TV. Com 8GB de espaço disponíveis, baixando alguns aplicativos mais pesados e com algum tempo de uso pode ser necessário utilizar um dispositivo de armazenamento extra.

Preço

Considerando que comprar uma Smart TV não é um investimento barato, o preço dos aparelhos com Android TV pode ser considerado incompatível por alguns consumidores. Os aparelhos com o sistema Android têm preços que variam entre R$3.800,00 a R$19.000,00. 

Navegação

Embora o Android TV tenha uma interface intuitiva e fácil de utilizar, o sistema também vem recebendo críticas devido à falta de fluidez na hora de navegar entre os menus e aplicativos. 

Como instalar APK no Android TV?

Habilitar a instalação de arquivos em APK no Android TV é uma forma de ampliar a oferta de aplicativos no aparelho de televisão. 

A seguir, apresentamos o passo a passo de como liberar esse tipo de aplicativos nos aparelhos com Android TV, porém, lembramos que baixar aplicativos fora das lojas oficiais sempre envolve um risco, por isso, sempre faça download de fontes confiáveis e já testadas por outros usuários.

Basicamente, para instalar APK no Android TV, você deve:

  1. acessar o menu de configurações do Android TV;
  2. selecionar a opção “Segurança e restrições;
  3. selecionar a opção “Fontes desconhecidas”; e
  4. mudar a opção de “Desativado” para “Ativado”.

Já para ativar os arquivos APK no Android TV, você também precisa seguir os seguintes passos:

  1. baixe o aplicativo ES File Manager no Android TV e em um smartphone com Android;
  2. baixe no smartphone em versão APK o aplicativo que deseja usar no Android TV;
  3. acesse o ES FIle Manager no Android TV e selecione a opção “Receber”:
  4. acesse o ES File Manager no smartphone e selecione a opção “Enviar”;
  5. no Android TV, selecione o smartphone utilizado por você;
  6. no menu lateral do ES File Manager no Android TV, selecione a opção “Armazenamento interno”;
  7. abra a pasta esShare;
  8. encontre e selecione na pasta o aplicativo desejado;
  9. clique na opção “Instalar” e pronto!

Agora você deve aguardar o aplicativo ser instalado no Android TV. Porém, ressaltamos que os aplicativos em APK não ganham atalhos na tela inicial do Android TV. Para acessar esses os aplicativos APK já instalados você deve acessar a opção “Apps” no menu de configurações do Android TV e encontrar lá o aplicativo instalado.

Como atualizar Android TV Box?

Os dispositivos Android TV Box são uma boa alternativa para quem quer uma TV com acesso à internet, mas não quer gastar com uma televisão nova. Basicamente, esses dispositivos são conectados a uma TV comum por uma entrada HDMI transformando o aparelho em uma Smart TV.

E assim como os sistemas de Smart TVs, os dispositivos Android TV Box também recebem atualizações periódicas. Além disso, as atualizações funcionam como uma forma de restaurar o Android TV Box e solucionar problemas que o sistema pode estar enfrentando.

Então, a seguir ensinamos um passo a passo de como atualizar o Android TV Box!

Como atualizar Android TV Box Xiaomi Mi Box S

Para atualizar o Android TV Box Xiaomi Mi Box S:

  1. acesse o menu de configurações do sistema;
  2. selecione a opção “Sobre” e certifique-se de estar conectado a uma rede Wi-Fi;
  3. selecione a opção “Atualização do sistema”;
  4. caso existam atualizações disponíveis, um aviso com os dizeres “Android System Update” irá aparecer, clique então no botão “Download”;
  5. aguarde o download da atualização e clique na opção “Reiniciar agora” e pronto!

Com isso, o aparelho será automaticamente reiniciado e concluirá a instalação da atualização do sistema Android TV.

Como atualizar Android TV Box Amazon Fire Stick

Para atualizar o Android TV Box Amazon Fire Stick:

  1. acesse o menu de “Configurações” na tela inicial;
  2. selecione a opção “Dispositivo” ou “Sistema”;
  3. selecione a opção “Sobre” e certifique-se de estar conectado à uma rede Wi-Fi;
  4. clique em “Verificar atualizações do sistema”;
  5. aguarde a busca do sistema por novas atualizações e aguarde;
  6. caso existam novas atualizações o download será iniciado automaticamente;
  7. ao fim do download, clique em “Instalar atualização do sistema”;
  8. aguarde o fim da instalação e pronto!

Então, agora que você já sabe o que é Android TV, que tal entender mais sobre as opções que transformam uma TV comum em uma Smart TV. Confira o nosso conteúdo sobre como transformar sua TV em Smart e entenda quais as opções para você ter acesso a conteúdos online diretamente na sua televisão!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/o-que-e-android-tv
4.830