O modem 4G consiste em um aparelho tecnológico que recebe os dados recolhidos por um computador, os converte para a rede de internet e vice-versa. No entanto, surgem muitas dúvidas se realmente vale a pena adquirir este dispositivo, se ele se assemelha a um roteador e se traz melhorias na conexão de internet.
Com os crescentes desenvolvimentos de tecnologias para o aperfeiçoamento da velocidade e qualidade de internet oferecidas pelas operadoras de telecomunicações, tornou-se fundamental ter um sinal de qualidade em sua casa, empresa ou organização, não é mesmo?
Se quiser conhecer os melhores planos fixa e móvel na sua região, não deixe de falar com nossos especialistas! Te ajudamos na melhor escolha para suas necessidades:
Neste texto, conheça as principais funções do aparelho, os melhores modelos disponíveis no mercado, vantagens e desvantagens, além dos planos das principais operadoras que oferecem este aparelho e saiba se o modem 4G vale a pena pra você!
O que é um Modem 4G?
O modem é um aparelho que conecta sua casa, empresa ou organização à rede de internet da sua operadora. Ele serve para transmissões via cabo, fibra, satélite, rádio ou 4G.
O aparelho tem uma dupla função. Ele faz a modulação dos dados enviados pelo seu smartphone, computador, tablet ou Smart TV para a rede da operadora, assim como demodula os dados enviados pela rede para os seus dispositivos. Ou seja, o modem, como o próprio nome sugere, é um modulador e demodulador.
O modelo de modem 4G consiste em fazer a modulação e demodulação do sinal 4G entre a operadora e os seus dispositivos que usam internet. Para isso, nele, deve ser inserido um chip compatível com a tecnologia 4G para que a transmissão funcione corretamente.
Antes, contudo, deve-se verificar os planos oferecidos pelas operadoras e ver qual deles atende seu consumo. Para tanto, conheça os planos de internet banda larga.
Como instalar o modem 4G?
Primeiro, deve-se colocar o chip 4G, no local indicado, no aparelho. Certifique-se de que foi colocado corretamente, na posição apontada, e se está fixo.
Em seguida, veja se veio algum cabo extensor na embalagem do aparelho. Há modelos, principalmente os que se assemelham com pen-drives, que trazem esta opção para que o modem não seja danificado pela falta de espaço. Isso porque, muitas vezes, eles são plugados em entradas de desktops próximas a paredes ou em locais com pouco espaço.
Logo em seguida, conecte o modem ao computador usando alguma das entradas USB. A unidade aparecerá em seu computador e, após, clique para abri-la. A partir disso, siga todo o passo a passo indicado na sua tela sobre como instalar o modem 4G.
Ao concluir a instalação, vá até a central de conexão de seu computador, habilite a banda larga móvel instalada e se conecte.
Vale destacar que existem modelos de modem que se assemelham a um pen-drive, mas isso não fica apenas na aparência. Basta colocar um cartão de memória dentro do aparelho, no espaço indicado, e usá-lo como um pen-drive para armazenar seus arquivos e mídias digitais.
Modem 4G das operadoras de telefonia
Os planos de internet, de diferentes operadoras, oferecem muitas vantagens para seus usuários. Um dos benefícios que se destaca é a cobertura de sinal.
O 4G é uma tecnologia transformadora da rapidez do sinal móvel. Com ele, as navegações são mais rápidas, sem travamentos. No Brasil, as operadoras estão abrangendo cada dia mais seu sinal para todas as localidades.
Por isso, uma dica importante é: antes de assinar um pacote de dados, certifique-se de que na sua região há cobertura do sinal da operadora.
Modem 4G Claro
A Claro traz para seus clientes diferentes opções de planos com conexão móvel de internet. Além disso, a conectividade rápida é graças à tecnologia 4.5G, que deixa toda a navegação veloz.
O ativamento do plano é simples, sem necessidade de ir até uma das lojas físicas. Mesmo que a franquia de dados tenha terminado, a internet não é bloqueada.
Para saber mais sobre as opções de planos e como adquirir junto um modem, veja as opções disponibilizadas pela Claro.
Modem 4G Vivo
A internet Vivo tem estabilidade e alta tecnologia. São planos variados para adequar às necessidades dos mais variados estilos de clientes.
O modem 4G da Vivo é compatível com o Windows 7, 8 e 10 e Mac OS Lion 10.X ou versões mais atuais. Vale destacar que o produto vem acompanhado de um cabo Micro USB, manual de referência rápida e certificado de um ano de garantia.
Veja os planos de Internet :oi e escolha qual deles atende seu uso diário.
Modem 4G Oi
A navegação da internet Oi traz rapidez e não há quedas de sinal. Cabe apontar que a operadora oferece gratuitamente, em todos os planos Fibra, um modem.
Conheça os planos e veja como adquirir um modem da operadora.
Qual a diferença entre modem e roteador?
Anos atrás, a navegação dos usuários pela internet consistia apenas no uso por meio de computadores, conhecidos também como desktops. Diante disso, não existia necessidade de ter uma rede de sinal Wi-Fi nos locais, visto que não existiam aparelhos para uso desse sinal. Assim, eram usados apenas cabos de redes conectados entre modem e desktop.
As tecnologias avançaram e a internet invadiu diversos equipamentos, como celulares, computadores portáteis (notebooks), televisões, gadgets para melhorar nosso dia a dia, entre tantas outras infinidades de dispositivos com conexão à internet. Por isso, hoje, a conexão Wi-Fi é fundamental para nós.
O roteador tem funções diferentes do modem. Ele faz a ligação entre o modem e os equipamentos com conectividade à internet sem fios. Isto é, o roteador recebe o sinal de internet do modem e faz a distribuição por Wi-Fi.
Agora, aquele cabo de rede passa a estar conectado entre modem e roteador para que o sinal seja compartilhado. Assim, não fica restrito apenas ao desktop, por exemplo.
Cabe apontar que os modelos de aparelhos roteadores e modem têm semelhanças. Geralmente, os aparelhos roteadores têm antenas que funcionam na distribuição do sinal. Podem ser antenas externas, bem evidentes, ou internas.
Hoje, visando a facilidade e praticidade para os usuários e seus espaços, modem e roteador foram integrados em um só aparelho.
Afinal, vale a pena ter um modem 4G?
Esta dúvida frequente depende muito da usabilidade de cada usuário. Vamos explicar mais detalhadamente.
Hoje, modelos que integram as funções do modem e roteador Wi-Fi são os mais indicados em residências e empresas. Isso porque ampliam a capacidade de alcance do sinal, chegando até os equipamentos mais longes do aparelho.
Além disso, por serem ambientes físicos fixos, ou seja, não implicam em uma mobilidade de espaços, esses modelos são os mais vantajosos.
Se você mora em uma residência ou trabalha em uma empresa muito grande, com vários cômodos e repartições, vale a pena investir em um modelo de roteador de alta performance. Assim, é recomendável usar o modem e o roteador, sendo este de alta potência.
Agora, por exemplo, se você trabalha em um food truck e precisa de internet tanto para você quanto para os clientes, o modem 4G vale a pena. Neste aparelho, a partir da inserção do chip 4G da operadora, o sinal será de alta qualidade, as conexões serão rápidas e permitirá a mobilidade.
O mesmo vale para regiões mais distantes, onde transmissões via fibra óptica ou cabo não chegam. Assim, a cobertura de sinal 4G das operadoras de telefonia do Brasil podem suprir essa necessidade. Certifique-se de que há cobertura em sua região.
Por fim, uma grande vantagem são para pessoas que ficam fora de casa e necessitam conectar seus diferentes dispositivos. A mobilidade para usar o modem garante que você use a internet 4G em todos os locais que necessitar e que tenham cobertura de sinal da sua operadora. Além de que, modelos com tamanho de pen-drive facilitam esse transporte.
Uma dica fundamental é sempre checar a velocidade da sua internet. Para isso, use nosso testador e verifique se a velocidade contratada com sua operadora realmente está correta.
Gostou da dica? Confira os planos de internet banda larga disponíveis no mercado e saiba qual é o ideal para seu dia a dia.
Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Com experiência que vai desde a criação de vídeos para o YouTube até a redação de textos para lançamento de sites completos, Gabriela é apaixonada por tornar a informação acessível. Ela se dedica a produzir conteúdo claro e simples, permitindo que você faça ótimas escolhas sobre seus planos de telecomunicações e compreenda melhor a tecnologia.