Dicas
Atualizado em
Leitura 4 min

A Hughesnet é boa? Veja nossa análise completa

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

As opções de internet no Brasil são amplas, mas nem sempre é possível encontrar disponibilidade para os planos de banda larga. Em diversas regiões, há localidades sem infraestrutura que permita acesso via cabo ou fibra.

Em situações como essa, uma das alternativas mais utilizadas é a internet via satélite, e a Hughesnet é uma das principais prestadoras desse serviço no Brasil. As áreas afastadas e zonas rurais são as mais beneficiadas pela conexão satelital.

Neste post, vamos analisar a eficiência da internet via satélite da Hughesnet, seu funcionamento e quais são os planos disponíveis. Continue lendo para saber sobre as áreas de cobertura no Brasil e se é mesmo uma boa alternativa!

Quem é a Hughesnet e como funciona a internet banda larga via satélite?

Com sede em Maryland, nos Estados Unidos, a Hughesnet é uma operadora com presença também na Europa e no Brasil. Com o centro de operações de rede concentradas na cidade de Barueri, em São Paulo, dispõe de 30 bases técnicas espalhadas em todo o território brasileiro.

Como empresa especializada em atender áreas remotas, muitos clientes são empresas industriais, de varejo, agronegócio e educação. A conexão banda larga por satélite da Hughesnet costuma atender a demandas de difícil acesso por outras operadoras.

Com planos residenciais e empresariais, a operadora possibilita a conexão por meio de antenas parabólicas, sem o uso de cabos ou estrutura diferenciada. Da antena, o sinal vai direto para os aparelhos instalados nas casas ou escritórios — tudo conectado ao servidor da prestadora.

Mesmo com esse processo triangular, a internet da Hughesnet pode ser considerada veloz, podendo chegar a 25 Mega (Mb/s) – uma medida que se compara à banda larga via cabo, sem muitos históricos de oscilações ou instabilidades.

Quais são os planos da Hughesnet?

Os pacotes de serviços da operadora são divididos pelo horário de utilização pretendido pelo assinante e pela internet que ele deseja ter disponível, ou seja, se a velocidade do plano é maior, será também maior a franquia de dados. Vamos entender melhor?

Plano Dia

Para acessos predominantemente diurnos, o ideal é contratar o plano dia, com velocidade de 15, 20 ou 25 mega e franquia de 40, 60 e 80 Giga, respectivamente, compreendendo um período que vai das 8h às 19h.

Plano Noite

Já o plano noturno é recomendado para quem só tem tempo de utilizar a internet nesse período. Para quem estuda ou navega nas redes sociais durante a madrugada, por exemplo, pode ser uma boa alternativa.

Os planos com velocidade de 10, 15 e 20 mega e respectiva franquia de 30, 45 e 60 Giga, atendem conforme a velocidade que você determinar para uso. O melhor horário de conexão é entre 0h e 7h.

Plano empresarial

Há também o plano para empresas da Hughesnet com franquias de 40, 60 e 80 mega. No plano corporativo, a diferença dos pacotes está na velocidade de upload e franquia maior para o horário comercial, considerando o volume de acessos e as operações que requerem internet, como transações com envio de remessas bancárias.

Tanto disponibilidade quanto valores devem ser consultados previamente no site da Hughesnet. Para isso, tenha em mão o número do CEP, pois você vai precisar para verificar a área de cobertura e o plano disponível.

Todos os contratos têm fidelidade de 12 meses.

Como é o atendimento da operadora no Brasil?

A conexão via satélite tem um longo alcance, chegando a regiões diversas, no Brasil e no mundo. O objetivo da Hughesnet é atender os locais afastados dos grandes centros e, assim, atender a um público com maior dificuldade de ter internet.

A operadora afirma abrangência em todos os estados do país, com expansão cada vez maior para as áreas distantes. O fato é que, só é possível identificar se há mesmo cobertura, por meio da consulta do CEP no site oficial da prestadora.

Como saber se sua região é contemplada pela internet via satélite da Hughesnet?

  • Acesse o site da prestadora;
  • Localize o campo Internet via Satélite;
  • Selecione a opção Cobertura;
  • Insira o CEP que você deseja consultar;
  • Aguarde a informação sobre a disponibilidade.

Em caso afirmativo, os pacotes ofertados para a região estarão disponíveis. Basta acessar e verificar o valor correspondente ao plano que você pretende ter na sua casa ou na sua empresa.

Caso você queira falar no SAC da operadora, os principais contatos são:

0800 881 0585 – Central de Atendimento

0800 889 4000 – Canal de atendimento aos clientes

(11) 97681.7034 – Canal de atendimento via WhatsApp

Afinal, a Hughesnet é boa?

Se levarmos em conta a avaliação da Hughesnet no “Reclame Aqui” (site de reclamações diversas), a prestadora será considerada regular. Das reclamações abertas, quase 100% foram respondidas, com mais de 70% dos casos resolvidos.

Na prática, saber se a internet via satélite é boa vai depender da sua necessidade e da disponibilidade para a região solicitada. Considerando ser uma internet sem muitas ocorrências de quedas ou oscilações do sinal, pode ser que corresponda às expectativas.

Uma das formas mais eficazes de saber sobre o desempenho de uma operadora é pesquisando com quem já utiliza o serviço ou nos fóruns e debates sobre o fornecimento de internet via satélite.

Como há uma variação entre regiões, as pesquisas por referência devem ser realizadas no entorno do endereço onde você deseja instalar um serviço de internet. A experiência dos usuários conta muito na hora de escolher um contrato.

Entre as últimas notícias sobre a Hughesnet, está a parceria firmada com o Facebook para levar Wi-Fi comunitário a regiões afastadas e zonas rurais. Segundo uma consultoria contratada pelo FB, estima-se que a cobertura alcance cerca de 1 milhão de usuários.

Certamente, a Hughesnet está atenta às possibilidades de abranger ainda mais áreas nas regiões brasileiras e proporcionar a conexão entre as pessoas e o mundo, o que pode ser muito positivo.

Se você quer conhecer mais sobre as operadoras, os serviços ofertados em cada uma delas e entender os prós e contras dos pacotes e planos,use o Comparador de Planos de Internet e fique por dentro de todos os detalhes!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:

Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

artigos/hughesnet-e-boa
4.650