Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Aprenda a usar Google Earth no celular e conheça o mundo!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mapa no celular

Confessa para gente, você já não está se aguentando de vontade de fazer aquela viagem inesquecível, não é verdade? Para quem tem a curiosidade correndo nas veias e adora passear por aí, o Google Earth pode ser uma excelente saída. 

Criado em 2005, esse recurso do Google permite explorar inúmeras regiões do mundo por meio de imagens capturadas via satélite ou da perspectiva realista em 360º. 

Além disso, várias experiências de viagens são criadas com as parcerias da National Geographic, NASA, BBC e demais empresas, a fim de desenvolver conteúdos brilhantes para acompanhar na web e dispositivos móveis.

Neste artigo, você conhecerá um pouco melhor sobre o Google Earth, desde as vantagens até os recursos especiais que não pode deixar de ver. Confira!

Qual é a diferença entre Google Earth e Google Maps?

Entre os aplicativos do Google, Earth e Maps são quase como irmãos, de modo que um app complementa o outro e eles dispõem de excelentes funcionalidades para os seus usuários. 

Porém, existem particularidades que você só encontrará no Earth, uma vez que ele proporciona uma experiência mais voltada para o lado turístico, enquanto o Maps tem a missão de ser um facilitador no dia a dia. 

Embora ambos tenham o Street View, que permite visualizar as ruas como se estivesse dirigindo ou caminhando por elas, o Earth explora aventuras que vão além de uma simples busca por uma rua no mapa. 

No Google Maps você terá atividades regionalizadas, enquanto o Google Earth expande os seus horizontes e atiça sua vontade de se aventurar por lugares que jamais imaginou conhecer.

Quais são as vantagens de usar o Google Earth?

Muito além dos mapas básicos em 2D, você pode visualizar grandes pontos turísticos em 3D, de modo que consiga ter uma noção melhor sobre obras de imenso valor cultural e histórico. 

Para quem estuda, o Earth é uma aula completa de geografia, história, biologia, astronomia, matemática, literatura e demais disciplinas, podendo ser uma excelente fonte de pesquisa para se dar bem em vestibulares.

O aplicativo conta com um universo de possibilidades para que você desbrave regiões distintas, a fim de enriquecer os seus conhecimentos a respeito dos mais variados temas. 

Mesmo sem logar na sua conta do Google, o Earth deixa ainda que você envie o link do lugar que pesquisou ou faça um print que servirá como cartão postal, também podendo ser compartilhado com as pessoas que você gosta. 

Quais são os principais recursos disponíveis no aplicativo?

Ao abrir o Google Earth, você terá um pequeno tutorial para mostrar os recursos disponíveis e, com isso, aproveitar ao máximo sua viagem pelo smartphone. 

É possível pesquisar os locais diretamente pela lupa, verificar o histórico do lugar pelos cartões de informação, medir distâncias entre dois pontos e contar com a aleatoriedade para curtir um lugar que o Google escolhe para você. 

Desde que não tenha uma internet lenta, pois o aplicativo pode travar em partes mais detalhadas, use e abuse das configurações para criar uma experiência mais interessante. 

Ou seja, você pode mudar o estilo do mapa para ver as marcações de fronteiras, ativar linhas de latitude e longitude, visualizar as fotos mais representativas de cada lugar e, além disso, conferir como foi o movimento das nuvens nas últimas 24 horas.

Quais são as experiências que o modo viajante pode proporcionar?

Ao assumir o leme de viajante, você navegará por caminhos que podem modificar sua percepção do mundo, em relação às culturas, às pessoas, aos eventos históricos e demais situações que fazem parte das sociedades ocidentais e orientais. 

A seguir, veja quais são as viagens guiadas pelo Google que você pode encontrar no aplicativo, de maneira que conheça o mundo de uma forma totalmente nova. 

Jogos

Sempre com nove perguntas e três alternativas, a parte dos testes de conhecimento é uma forma incrível de conhecer um pouco melhor as tradições, as curiosidades, os eventos que marcaram época, as arquiteturas milenares etc. 

Você encontrará perguntas sobre os presidentes dos EUA, civilizações antigas, exploração espacial, praias pelo mundo, sons dos animais, futebol mundial, castelos, entre outros tópicos. 

Camadas

Nem sempre o que vemos é o retrato mais fidedigno da vida, pois sempre é possível identificar camadas mais profundas e perceber situações que fugiam ao nosso entender. 

Com esse pensamento, o Google Earth permite que os usuários vejam além do conhecido e descubram coberturas polares, vulcões, furacões, tsunamis históricos, bacias hidrográficas, profundidade marítima e assim por diante. 

Street View

Da mesma forma que você pode usar aquele bonequinho laranja do Google Maps, no Earth também é possível desfrutar dessa atividade, só que ela alcança níveis mais intensos em matéria de percorrer ruas e avenidas. 

Você pode se sentir caminhando por ilhas paradisíacas, museus do mundo, templos religiosos, estádios de futebol, locais de patrimônio Mundial da Unesco, entre outros lugares formidáveis.

Natureza 

Se você gosta de acompanhar o Globo Repórter e conferir o que há de mais surpreendente na natureza, essa aba será um passeio deslumbrante pela fauna e flora do planeta. 

Imagine se aventurar por regiões com animais selvagens, conhecer parques nacionais, ver pântanos, desertos, montanhas, cavernas ou, até mesmo, encarar tubarões do ponto de vista dos mergulhadores. 

Cultura

Cada pedacinho do globo terrestre é recheado de culturas que perduram por gerações e transitam entre os continentes, sendo até copiadas, reinventadas ou, simplesmente, compartilhadas entre os povos. 

Conhecerá as gastronomias das festas de fim de ano, estações ferroviárias, ruínas Maias, história afro-americana, bastidores da Revolução Francesa ou, quem sabe, as locações de filmes famosos que você costuma acompanhar na Netflix.

Viagens

Sendo um dos principais propósitos de utilizar o Google Earth, a parte das viagens é um convite por locais que vão muito além das tradicionais cidades turísticas, trazendo regiões que podem acrescentar conhecimentos singulares. 

Pode ser que você não queira só conhecer Paris, Atenas, Las Vegas, Milão ou Barcelona, mas reconheça a beleza de lugares como Ottawa, Oslo, Yokohama, San Juan, Kuala Lumpur, Bruxelas, entre outras cidades deslumbrantes. 

Educação

Fomentar a educação é algo primordial em qualquer circunstância, não à toa que o Google faz o possível para atender às necessidades de vários povos, distribuindo conteúdos riquíssimos em matéria de conhecimento. 

Na aba final, você pode desbravar os ecossistemas da Terra, conferir mitos e lendas, descobrir como os ventos se transformam em eletricidade, acompanhar a poesia pelo mundo, a geometria de construções etc.

Para finalizar, veja que utilizar o Google Earth no celular é algo que pode proporcionar uma experiência incrível, podendo até facilitar suas pretensões para uma viagem de férias, lua de mel, pesquisas ou puro entretenimento em casa. 

Se você gostou das informações do texto, então, não perca tempo e compartilhe o post em suas redes sociais para os seus amigos se divertirem também!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.