Dicas
Atualizado em
Leitura 5 min

Conheça 5 maneiras de espelhar celular na TV

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mulher espelha imagem do celular na tv enquanto assiste um telejornal

Saber como espelhar celular na TV pode ser mais interessante do que você pode imaginar. Ao fazer esse tipo de transmissão entre os dispositivos você pode assistir uma live no Instagram ou vídeos do Youtube diretamente na sua televisão. Além disso, essa ação também permite abrir fotos e demais arquivos que estão armazenados na memória do telefone. Muito útil, não é mesmo?

E apesar de parecer algo complexo, o espelhamento é uma tarefa simples de ser colocada em prática. Com poucos cliques já será possível transmitir seus conteúdos preferidos do smartphone para a TV. 

Precisa de mais internet? Fale com nossos especialistas e conheça os melhores planos disponíveis na sua região:

Quer conhecer as principais formas de espelhar o celular na Smart TV e também em demais modelos de televisão? Fique com a gente e acompanhe as cinco opções que vamos mostrar neste texto!

1. Como espelhar celular na TV com Wi-Fi

Essa é a forma mais comum de espelhar o celular na TV. No entanto, é preciso que a televisão seja Smart TV e esteja conectada na mesma rede Wi-Fi que o smartphone. 

Outro ponto importante que vale a pena mencionar é que esse tipo de espelhamento normalmente é mais fácil de ser feito usando celulares Android. Isso acontece porque muitas TVs, principalmente as mais antigas, não são compatíveis com o Airplay, recurso do iPhone que permite espelhar dispositivos móveis em televisores. 

Veja a seguir o passo a passo para fazer a transmissão do celular para as principais marcas de TV disponíveis no mercado. 

Como espelhar o celular na TV Samsung

Para espelhar um smartphone em TVs Samsung, basta colocar em prática os seguintes passos:

  1. Conecte o celular e a TV na mesma rede de Wi-Fi;
  2. Em seguida, puxe a barra de notificações do telefone para abrir o painel em rápido e clique na opção "Screen Mirroring" ou "Smart View";
  3. Na lista de dispositivos que irão aparecer como disponíveis, basta selecionar o modelo da sua TV e o compartilhamento será iniciado.

Como espelhar o celular na TV LG

Para fazer o espelhamento entre celulares e TVs LG, é necessário que o modelo do seu televisor conte com um recurso chamado Miracast. É ele que vai permitir fazer esse tipo de transmissão. Depois disso, siga o passo a passo:

  1. Conecte o smartphone e a televisão na mesma rede de internet;
  2. No seu celular, abra o menu de "Configurações" e clique na opção “Redes”;
  3. Em seguida, toque em “Compartilhar” e ative o Miracast;
  4. No menu da TV, abra o aplicativo “Screen Share”; 
  5. Nesse momento, aparecerá uma tela para permitir conectar a TV no dispositivo móvel;
  6. Clique em OK e pronto, o espelhamento será finalizado!

Como espelhar o celular na TV Philco

Para espelhar seu celular em uma TV Philco, basta seguir esses passos:

  1. Na TV, acesse o menu de apps e selecione a opção "Midiacast";
  2. Depois, no smartphone ative a função do Miracast;
  3. Nesse momento, insira na TV o código de segurança que aparecerá no seu celular;
  4. Espere até que os dispositivos sejam pareados;
  5. Pronto! Agora além de espelhar apps do celular, também será possível ver na TV arquivos de mídia do telefone, como fotos e vídeos. 

Como mencionamos, todos esses passos levam em consideração dispositivos móveis que usam o sistema operacional Android. Se você tem um iPhone, para conseguir fazer o espelhamento na TV será preciso que o televisor seja compatível com o Airplay. 

De acordo com informações do site da Apple, os modelos da Samsung, LG e Sony que já saem de fábrica com o recurso são:

  • LG: OLED (2019), NanoCell série SM9X, NanoCell série SM8X, UHD série UM7X;
  • Samsung: QLED 4K Q6, Q7, Q8, Q9 (2018 e 2019), QLED 8K Q9 da Samsung (2019);
  • Sony: Z9G, A9G, X950G, X850G (modelos de 85, 75, 65 e 55").

Caso você tenha algum desses televisores e esteja usando o iOS 10 ou versões superiores, tudo que precisará fazer é ir até a central de controle, onde ficam as opções de ativar o Wi-Fi e controlar o brilho da tela, e clicar na opção "Espelhar a tela". Muito simples, não é mesmo?

2. Como espelhar celular na TV usando Chromecast

Outra forma de espelhar celular na TV é usando aparelhos, como Chromecast ou TV Box. Essa  é uma opção para quem não possui uma Smart TV, pois a partir do momento que esses dispositivos são conectados à televisão, ela passa a contar com todos os recursos de uma TV Smart. Ou seja, você pode instalar aplicativos diversos, assistir Netflix e acessar Youtube sem problemas. 

Assim como acontece com o espelhamento pelo Wi-Fi, aqui também é preciso que o Chromecast ou TV Box e o smartphone estejam conectados na mesma rede de internet sem fio para que tudo funcione perfeitamente. Em seguida, basta acessar as configurações do telefone e selecionar a opção para transmitir o vídeo para o televisor.

3. Como espelhar celular na TV usando aplicativos 

Mais uma forma de enviar vídeos do smartphone para a televisão é usando aplicativos que permitem fazer essa transmissão de forma rápida e prática. Confira a seguir duas indicações de app para espelhar celular na TV e escolha a sua preferida.

Screen Mirroring

O Screen Mirroring talvez seja o aplicativo mais conhecido para espelhar telefones que usam o sistema Android na TV. Uma de suas principais vantagens é o fato de poder ser utilizado não somente em celulares, mas também em tablets e computadores. Para usar o Screen Mirroring, basta seguir os passos abaixo:

  • Baixe o Screen Mirroring no seu telefone e siga as orientações para instalação;
  • Verifique se o celular e a TV estão conectados mesma rede Wi-Fi;
  • Em seguida, abra o app no smartphone;
  • Ative o Miracast Display nas configurações da TV;
  • Por fim, clique no botão azul que irá aparecer na tela do celular para iniciar a transmissão;
  • Pronto, o espelhamento já estará ativo! Agora basta escolher o que deseja ver na TV e clicar em “Cast” no celular para começar assistir.

AllCast

Diferente do anterior, o AllCast é um app que funciona em dispositivos Android e também em celulares Apple com iOS 10 ou versões superiores. Com ele, é possível espelhar o celular em Smart TVs LG, Samsung e Sony, além de televisores conectados com Chromecast. Veja a seguir como usar o AllCast:

  • Baixe o aplicativo na Play Store ou App Store e siga as instruções de instalação;
  • Verifique se os dispositivos que deseja espelhar estão conectados mesma rede sem fio;
  • Aguarde até que o celular localize a sua TV;
  • Faça a conexão e inicie a transmissão;
  • Pronto! Seu smartphone já estará espalhado com a televisão. 

4. Como espelhar celular na TV usando cabo HDMI

Essa é uma opção para quem deseja espelhar celular na TV sem depender de internet sem fio. Isso porque a transmissão entre o dispositivo móvel e a televisão acontece por meio de um cabo HDMI. Além de não precisar de sinal de Wi-Fi para o espelhamento, outra vantagem desse método é o fato dele possibilitar a execução de vídeos com qualidade de som e vídeo, como resolução em 4K, por exemplo. 

No entanto, a desvantagem é que ele permite exibir apenas a tela do smartphone. Ou seja, se você não tiver acesso a internet, seu uso durante o espelhamento estará limitado somente aos arquivos de mídia que você possui armazenado no telefone. 

A transmissão é feita em padrões MHL ou SlimPort e funciona apenas em TVs que têm esse tipo de saída embutida no aparelho. Para espelhar o celular na TV via cabo HDMI, basta seguir esses passos:

  • Conecte o cabo no smartphone e na TV;
  • Na televisão, selecione a entrada em que o celular está conectado para iniciar a transmissão;
  • Pronto! Os dois dispositivos já estarão conectados!

5. Como espelhar TV no celular usando cabo USB

Por fim, a última alternativa para transmitir conteúdos do celular para televisão é usando o cabo USB. E assim como acontece com o cabo HDMI, essa é uma boa opção para quem deseja saber como espelhar o celular na TV que não é Smart. Basta conectar o smartphone na entrada USB do televisor e o espalhamento já estará finalizado.

Entretanto, é importante dizer que usando essa técnica nem todos os comandos podem ser executados pela TV. Por exemplo, dificilmente será possível tocar vídeos ou assistir conteúdos em alta qualidade de imagem. Além disso, apenas o que está armazenado na memória do celular poderá ser transmitido. 

Bem, agora você já sabe quais são as formas espelhar celular na TV, esperamos que tenha se tornando mais fácil entender como funciona esse processo. Como vimos, ele é muito simples e há opções tanto para quem tem TV Smart quanto para quem não quer depender de sinal de Wi-Fi para fazer essa transmissão.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚀 Promoção Tempo Limitado: Claro Internet 350 MB apenas R$99,90!