Dicas
Atualizado em
Leitura 4 min

Como desbloquear celular com senha? Aprenda aqui!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Quem nunca colocou uma senha muito complexa no celular e, por algum motivo, acabou esquecendo? Uma vez ou outra esse tipo de situação acaba acontecendo, mas não há razão para pânico. Existem métodos que vão te ajudar a recuperar o acesso ao seu aparelho mesmo tendo esquecido a senha.

Sendo um usuário de Android, iOS ou até mesmo de outros sistemas operacionais, o desbloqueio do celular é possível. Ferramenta de recuperação de senha, reset de fábrica ou soluções específicas de cada marca, muitas são as possíveis formas de recuperar seu aparelho e conta.

Neste post falaremos mais a fundo sobre como desbloquear celular com senha. Boa leitura!

Android

Como atualmente existem diversos sistemas operacionais para os celulares, neste post falaremos dos dois principais, o Android e iOS. Caso o seu aparelho seja de outro sistema operacional, não se preocupe, a maioria é uma variável desses dois, o que torna possível a aplicação das mesmas metodologias.

Esqueci minha senha

Para os aparelhos Android em específico, existe uma ferramenta de recuperação de senha que pode ser acessada ao errar a senha por cinco vezes consecutivas, o que liberará a opção “Esqueci a senha”. Clicando nessa opção, basta fazer login com sua conta do Google para desbloquear seu celular.

Recuperar padrões de fábrica

Caso a opção anterior não tenha funcionado, é possível restaurar os padrões de fábrica do celular, o que fará com que todas as suas configurações, arquivos e aplicativos atuais sejam perdidos. Por conta disso, é bom que sempre tenha um backup de seus arquivos mais importantes em dia, estando sempre prevenido para esse tipo de situação.

Para restaurar os padrões de fábrica do aparelho, estando conectado à internet, siga esses passos:

  • Acesse a página de gerenciamento de dispositivos do google;
  • Faça login com as informações da sua conta;
  • Clique na opção “Considerar a limpeza do dispositivo”;
  • Por fim, clique em “Sim, apagar”.

Esse processo também pode ser feita de forma manual, o que pode ser feito mesmo sem conexão com a internet:

  • Desligue o seu celular;
  • Com o dispositivo desligado, pressione os botões de liga/desliga e diminuir o volume ao mesmo tempo por alguns segundos;
  • Isso fará com que abra um menu. Para navegar nele, utilize os botões de volume. Procure pela opção de “Recovery” ou “Recovery mode” e, utilizando o botão de liga/desliga, selecione;
  • Novamente com os botões de volume, vá até a opção “Wipe data” ou “Factory Reset” e selecione com o botão liga/desliga;
  • Procure pela opção “Yes delete all user data” ou “User data only” e confirme;
  • Vá em “Wipe cache partition”;
  • Por fim, clique na opção “Reboot System Now”.

Após esse processo, o celular será formatado e irá ligar novamente como a primeira vez em que foi iniciado no procedimento de configuração inicial, e solicitando as informações da sua conta do google.

iPhone

Para os usuários de iOS, os procedimentos são um pouco diferentes, até mais variados do que para o Android.

iTunes

Caso seu aparelho esteja vinculado ao iTunes, é possível realizar a restauração do dispositivo por ele. Vale lembrar que esse procedimento fará com que o seu celular seja formatado, porém seus arquivos podem ser recuperados pelo próprio iTunes. Para isso:

  • Conecte o iPhone no computador para ficarem sincronizados;
  • Feito isso, inicie o iTunes. Caso seja necessário o uso da senha, vá no modo de recuperação;
  • O iTunes fará uma sincronização automática do dispositivo e, após terminá-la, faça o backup do aparelho;
  • Clique em “Restaurar iPhone”;
  • Após a restauração, você será redirecionado para a tela de configuração. Clique em “Restaurar de um Backup do iTunes”;
  • Feito isso, selecione o seu iPhone no iTunes e clique em backup recém-criado;
  • Feito esse processo, seu celular estará da mesma forma que antes, com todos seus arquivos, mas sem a senha de acesso.

Recuperação manual

Caso o método anterior não tenha funcionado com você, ou não tenha feito a sincronização do aparelho com o iTunes, o que você pode fazer é tentar o modo de recuperação do iPhone. É importante ressaltar que esse processo fará com que todos os dados do seu celular sejam apagados, a não ser que você tenha seu backup feito.

Com o celular conectado ao computador, abra o iTunes e desligue o aparelho. Após isso, o processo vai variar de acordo com o modelo do iPhone:

  • iPhone 6S e anteriores: pressione os botões de início e lateral ao mesmo tempo até que a tela de recuperação apareça;
  • iPhone 7 ou iPhone 7 Plus: pressione os botões lateral e diminuir volume até que a tela do modo recuperação apareça;
  • iPhone X, iPhone 8 ou iPhone 8 Plus: pressione o botão de aumentar o volume e solte rapidamente. Pressione o botão de diminuir o volume e solte rapidamente. Após isso, mantenha o botão lateral pressionado até o menu do modo de recuperação aparecer.

Após acessar o modo de recuperação, clique na opção “Restaurar”, espere até que o iTunes faça o download do software para o dispositivo e, então, configure novamente o seu celular.

Esquecer a senha do dispositivo agora não é mais motivo para pânico, pois você pode facilmente voltar a utilizar seu dispositivo seguindo um dos procedimentos listados acima. Vale, mais uma vez, ressaltar a importância do backup, visto que a maioria dos métodos fazem com que os dados do seu aparelho sejam perdidos.

Nosso post te ajudou? Aprendeu sobre como desbloquear celular com senha padrão? Então compartilhe em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que, assim como você, estejam precisando desse tipo de informação!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/desbloqueio-de-celular
4.970