• Home
  • Artigos
  • O que fazer para cancelar TV por assinatura? Descubra agora

TV

Atualizado em
Leitura 3 min

O que fazer para cancelar TV por assinatura? Descubra agora

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Mulher tentando configurar TV, sem funcionamento.

Só de pensar em ligar para a operadora e pedir para cancelar TV por assinatura já dá um desânimo, não é? A primeira coisa que passa pela cabeça é ficar horas e horas tentando falar com um atendente até resolver o problema.

Mas será que é o caso mesmo de cancelar o produto? Será que existem outras formas evitar esse cancelamento? Fique por aqui e descubra quais passos você pode dar antes de cancelar um plano de TV e, se for o caso, como efetuar a suspensão do produto. Continue a leitura!

Quais são os motivos mais comuns para cancelar um plano de TV?

Depois de fazer uma pesquisa no mercado e comparar os planos, você decide assinar um pacote de TV por assinatura, certo? Sua expectativa é ter à disposição uma variedade de canais, muito mais personalizados do que a TV aberta. São séries, filmes, esportivos, infantis, culinários, entre outros, para atender a todos os gostos. 

O problema é que, mesmo tendo a melhor TV por assinatura, nem sempre a gente consegue assistir tudo o que o plano oferece. Ou, pior ainda, não temos disponibilidade para ver o programa favorito na hora em que está passando.

Esses são motivos mais comuns que levam o assinante a desistir do plano de TV paga. Esse é o seu caso? Antes de pegar o telefone para solicitar o cancelamento, veja o que pode ser feito!

O que fazer antes do cancelamento?

O que muita gente ainda não sabe é que alguns canais de TV por assinatura já têm serviço de streaming. E como funciona? Incluído no pacote, ou seja, sem pagar nenhuma taxa a mais por isso, o assinante pode assistir online o programa que desejar, na hora em que puder (desde que o canal faça parte do pacote, claro).

Veja, se você assina o pacote básico da Vivo Play, não terá os filmes do Telecine para assistir, nem no canal nem no streaming, certo? A saída é assistir aos canais grátis, mas, se quiser, pode fazer a assinatura só do Telecine Play.

As operadoras oferecem programação on demand gratuita, mas alguns lançamentos são pagos, tipo os filmes que acabaram de sair do cinema.

Na SKY, é possível pagar antes de assistir, com um pacote pré-pago. Já na Oi HD TV, o usuário tem a Oi Play, uma plataforma digital para assistir online e a possibilidade de rever um programa que tenha passado na TV há no máximo oito horas, sem pagar mais.

Então, nem sempre cancelar a assinatura do plano de TV é a saída mais em conta.

Primeiro, procure informações no site da sua operadora e veja quais canais oferecem o serviço de streaming, o que pode ser assistido online, no formato on demand, e que outros benefícios você já tem e nem sabia, como o Looke.

Como entrar em contato com a operadora?

Se, de fato, a melhor opção for entrar em contato para solicitar o cancelamento, vai ser preciso verificar como a sua operadora faz isso. O procedimento varia de uma para outra, mas, geralmente, há uma opção direta para fazer esse pedido.

O mais usual é que o assinante passe por um atendente para confirmar o cancelamento. Ele deve perguntar o motivo e, algumas vezes, até oferecer vantagens ao usuário. Afinal, conquistar um cliente novo é bem mais difícil do que manter um existente, né?

Avalie os benefícios que forem oferecidos e, se for o caso, mantenha o serviço.

Para efetuar o cancelamento NET, por exemplo, basta ir ao site ou no aplicativo, clicar em “Fale Conosco” e enviar uma mensagem pedindo o cancelamento.

Porém, é importante verificar se não há carência no plano, o que pode gerar multa. Dessa forma, é recomendado tentar pelo telefone mesmo, o que pode ser mais demorado, mas aí você tira todas as dúvidas na hora.

Leia também: Veja as maneiras de solicitar o Cancelamento da Claro TV.

Existem outras formas de ver meus programas?

Como mencionamos antes, os canais pagos e os planos de streaming são, hoje em dia, a melhor opção para ver seus programas favoritos com o máximo de conforto. Isso porque é possível assistir online, com boa qualidade, onde e quando você preferir.

Essas são algumas das opções disponíveis para contratar fora do plano de TV paga:

  • Telecine Play;
  • Fox +;
  • Disney Channel;
  • HBO Go;
  • GloboPlay;
  • Premiere Play.

Veja como fazer para assistir esses canais ou os serviços de streaming!

Na TV

Se sua TV for mais antiga, basta conectar um Chromecast para acessar o serviço. Nos aparelhos mais novos — SmartTVs —, o YouTube, a Netflix e a Amazon Prime Video, por exemplo, já vêm instalados. Aí, é claro, é preciso configurar sua conta.

No Notebook

É muito fácil usar o notebook para assistir vídeos. Com uma boa conexão com a internet, você pode assistir todos os programas online, desde que tenha login e senha, certo? A facilidade é poder levar o aparelho para onde quiser: assistir no quarto, na sala ou até fora de casa.

Smartphone ou Tablet

Tudo bem que esta não é a melhor opção em termos de visibilidade, mas é bem prático ver seus episódios de série no celular ou tablet. Ainda mais pela Netflix, que oferece a opção de baixar para ver depois, mesmo que você esteja offline.

Para saber se a melhor alternativa para você e sua família é cancelar TV por assinatura, avalie os canais disponíveis, o valor do plano e, o mais importante, se vocês fazem uso do serviço. Caso contrário, é recomendado optar pelo cancelamento e buscar outra operadora ou, ainda, opções de streaming. 

Quer saber mais sobre TV por assinatura? Veja quais são os as operadoras disponíveis a cabo e via satélite!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.