Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Como funciona o 4.5G da Vivo?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Moça feliz com o celular na mão

Ter uma conexão rápida de internet em nosso smartphone é fundamental para nosso dia a dia. Dessa forma, torna-se muito mais ágil entrar nas redes sociais, compartilhar fotos e vídeos, pedir uma viagem em aplicativos de transporte, entre tantas outras atividades.

Em nosso cotidiano, passamos grande parte do dia fora de casa. Não é mesmo? Com isso, nem sempre temos conectividade a uma rede wi-fi para realizar nossa navegação. Ficar desconectado da internet é inviável e impossibilita o desempenho de muitas tarefas. Por isso, é fundamental ter um plano móvel com conectividade rápida à internet em seu smartphone.

Para atender a demanda de mais agilidade, a operadora Vivo lançou uma nova tecnologia com 10 vezes mais velocidade na conexão: o 4.5G da Vivo. Já são mais de 1000 cidades do Brasil com cobertura 4.5G Vivo que melhora sua experiência de navegação móvel. 

A seguir, você vai conhecer todos os detalhes sobre essa tecnologia, os planos Vivo que permitem essa conexão e muito mais para aproveitar em seu smartphone.

Diferenças entre o 4.5G da Vivo e a conexão 4G

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que significa o 4G, 4.5G e outros tipos de conexão, tornando importante diferenciá-los.

Em 2008, foi lançada a quarta geração de internet móvel que ficou conhecida como 4G ou, como é chamada no setor, LTE - Long Term Evolution cuja tradução é Evolução de Longo Prazo. Sua taxa de transmissão de dados varia conforme a cobertura de sinal do local onde está, a infraestrutura da operadora de telecomunicações, bem como suas antenas. 

Com os avanços tecnológicos, os celulares ganharam tecnologias potentes para captar este sinal. Além disso, ao longo do tempo, as operadoras expandiram sua cobertura para diversas cidades do Brasil.

O 4.5G da Vivo é uma versão superior desta tecnologia. Esta melhoria é chamada no ramo das telecomnunicações de LTE Advanced Pro. Nessa melhoria a transmissão de dados foi potencializada e otimizada, o que possibilita navegar em sites e aplicativos com agilidade. Soma-se a isso, a infraestrutura Vivo que ampliou a instalação de antenas, trazendo aos clientes trocas de dados mais rápidas.

Assim, o 4.5G pode levar até 10 vezes mais velocidade para o seu smartphone. A partir desse avanço na velocidade, você pode baixar arquivos em seu smartphone e ter uma experiência de navegação muito mais rápida e com qualidade superior de sinal.

Conectividade 4.5G da Vivo

Um dos principais pontos que os interessados nessa tecnologia precisam ter atenção é a compatibilidade do smartphone com a tecnologia 4G, ou seja, aparelhos que já têm suporte a tecnologia 4G capturam o 4.5G normalmente. Para isso, deve-se ter um chip Vivo compatível. 

Outro aspecto fundamental que deve ser observado é a cobertura do sinal em sua região. Antes de adquirir um pacote de dados móveis, cheque se na sua localidade há cobertura da tecnologia. Vale destacar que 88% do território nacional recebe sinal 4G Vivo, mais de 1000 cidades já têm a nova tecnologia 4.5G e, gradativamente, essa expansão segue sendo realizada.

Você não é cliente Vivo e se interessou pelo 4.5G? Conheça os planos Vivo ideais para sua navegação.

Planos Vivo Móvel

Se você pensa que para ter essa tecnologia em seu celular terá que gastar muito, está enganado. A tecnologia 4.5G está disponível em todos tipos de planos Vivo, desde o pré-pago até os planos controle ou pós-pago. 

Vale destacar que não há nenhum custo adicional para usar o 4.5G. Ao assinar um plano Vivo móvel, você usufrui da tecnologia em seu smartphone sem gastar nada além do combinado. 

Nos planos pré-pago, os clientes usufruem da alta velocidade ao adquirir um pacote de dados móveis. Para isso, o primeiro passo é colocar uma recarga de créditos e, em seguida, escolher aquele plano de navegação compatível com suas demandas diárias. A vantagem desse tipo de plano é o controle de gastos, uma vez que, ao adquiri-lo, você escolhe o momento ideal para recargar sua linha.

Já para quem deseja ter mais dados disponíveis no smartphone e tudo isso com um valor de fatura fixa, a escolha mais adequada é o plano Controle. Além da ultra velocidade do 4.5G, os clientes têm vantagens para ligação, mandar mensagens SMS e muitos outros benefícios. 

Para quem precisa de muitos dados de internet, como também ligações e SMS, sem ter que se preocupar com o fim do pacote contratado, precisa conhecer os planos Controle Vivo.

Dica para testagem da velocidade do seu plano Vivo

Se você deseja saber detalhes sobre os dados de transmissão de seu plano móvel, use um testador de velocidade, também chamado de speed test, e verifique sua conexão. Torna-se muito mais fácil, dessa forma, saber se o plano contratado está atendendo suas necessidades ou se não está de acordo com a velocidade estabelecida no pacote.

Gostou da tecnologia 4.5G?

Para não ter travamentos na sua navegação ou ter que esperar muito tempo para enviar uma mensagem, conte com a operadora Vivo que tem o 4G líder em clientes do Brasil. Agora, com mais velocidade suas atividades fluirão com mais agilidade seja para o trabalho, dia a dia ou para se divertir. 

Quer usufruir de toda a velocidade do 4.5G da Vivo em seu celular? Conheça os planos Vivo e escolha qual se adapta ao seu uso.

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.