Dicas06/01/2020

Como usar o Skype no dia a dia? Entenda como funciona o software

Skype

Tenha um plano de internet com a melhor tecnologia.

Ligue e contrate a sua Vivo Fibra Ótica!

"Usar o Skype" virou sinônimo de fazer chamadas de vídeo pela internet, mesmo que isso seja feito em outra ferramenta. É como tomar Danone, usar Gillette, Cotonete e tantas outras marcas com nomes que tomaram lugar do substantivo original. Contudo, há bons motivos para, sim, escolher o verdadeiro Skype.

Confira neste artigo quais são as melhores situações para usar o Skype, entrar na ferramenta e o que você precisa para aproveitar o máximo os melhores recursos de seu aplicativo para web, computador, celular ou tablet. Boa leitura!

Quando utilizar o Skype?

O Skype é uma ferramenta de comunicação disponível para qualquer pessoa. Seu principal recurso é a chamada de vídeo em alta qualidade, mas também há outras funcionalidades. Você pode usar o Skype para conversar com seus amigos, matar a saudade de parentes distantes, fazer reuniões de trabalho e, inclusive, ligar gratuitamente para fora do país.

Nada substitui o contato presencial, especialmente em relação ao afeto entre familiares e a viver experiências juntos. No entanto, vale a pena tirar proveito da tecnologia. É possível economizar tempo e dinheiro se você usar o Skype nas seguintes situações:

  • trabalho: usar o Skype evita gastos com deslocamentos, passagens, tempo no trânsito e otimiza a produção;
  • estudos: não é preciso se limitar apenas a escolas e professores disponíveis em sua região. Você pode inclusive contratar um professor estrangeiro para te ensinar um novo idioma;
  • suporte: o recurso de compartilhamento de tela permite que um técnico resolva a distância seu problema no computador, tablet ou celular;
  • entrevistas: não só para entrevistas de emprego, mas o Skype também é muito usado por emissoras, entre outros veículos de comunicação, para falar com entrevistados e entradas de repórteres ao vivo;
  • palestras: mesmo em eventos presenciais, a ferramenta pode ser usada para ter participação de um convidado que não conseguiu ir pessoalmente ao evento.

Atenção: embora o Skype possa ser usado em muitas situações, ele não substitui um telefone convencional e também não faz chamadas de emergências como para a polícia, bombeiros e SAMU. 

Como acessar a ferramenta?

Desde março de 2019, a Microsoft disponibiliza o Skype web, no qual é possível ter praticamente todos os recursos a partir do navegador Google Chrome ou do Microsoft Edge. De todo modo, veja as formas de entrar no Skype:

No navegador

  1. acesse o Skype online;
  2. insira seu login e senha ou cadastre-se;
  3. clique no nome do contato desejado ou use a busca para localizar qualquer pessoa.

No aplicativo

  1. baixe o Skype para desktop (Windows, MAC ou Linux) ou mobile (Android, iPhone ou Windows 10 Mobile);
  2. insira seu login e senha ou cadastre-se;
  3. clique no nome do contato desejado ou use a busca para localizar qualquer pessoa.

Onde o Skype está disponível

  • celular;
  • computador;
  • tablet;
  • web;
  • Alexa;
  • Xbox.

Quais são as principais funcionalidades?

O principal recurso do Skype é a possibilidade de fazer chamadas de vídeo em tempo real com alta definição (HD). Também, é possível utilizá-lo apenas para áudio ou trocar mensagens de texto, enviar vídeos, fotos, contatos, localização e documentos, assim como o WhatsApp e Facebook Messenger. Conheça mais funcionalidades do Skype!

Compartilhar tela

Este recurso permite exibir ao vivo sua tela do computador ou dispositivo móvel. Para isso, você deve iniciar uma chamada de voz ou vídeo no Skype e clicar no ícone +. Então, clique em compartilhar tela para iniciar e parar de compartilhar para encerrar a transmissão. 

Gravar chamadas

A gravação está disponível apenas para chamadas de Skype para Skype e pode ser feita por até 24 horas seguidas. Ela ficará disponível durante 30 dias. Todos os participantes da chamada recebem uma notificação de que a conversa está sendo gravada. 

Número Skype Online

O número online do Skype permite que você receba ligações de telefones fixos ou móveis em seu Skype. Para entrar em contato com você, basta a pessoa discar seu número. Confira mais informações sobre este recurso na página do Skype.

SMS

Você pode usar seu computador, tablet ou até mesmo Xbox para enviar mensagens SMS. Essa funcionalidade também é muito interessante àqueles que desejam enviar mensagens para celulares do exterior. Para enviar SMS pelo Skype, você precisa ter créditos Skype

Como criar a sua conta Skype?

Se você já tem uma conta Microsoft, poderá usar ela para entrar no Skype. Senão, o seu nome de usuário Skype poderá ser qualquer telefone ou email que você já possua (Gmail, Yahoo, etc). Saiba como criar uma conta no Skype:

  1. Na área de login do Skype, clique em criar nova conta ou acesse diretamente a caixa de cadastro;
  2. Insira seu telefone ou email;
  3. Crie uma senha (com no mínimo 8 caracteres, sendo pelo menos uma letra maiúscula, números e símbolos;
  4. Insira seu nome e sobrenome;
  5. Verifique seu email ou telefone inserindo o código recebido;
  6. Pronto!

Preciso de boa conexão para acessar o Skype?

Sim, você precisa de uma boa conexão de internet, seja em casa e no trabalho, seja no seu celular, para usar o Skype. Essa é uma ferramenta poderosa e acessível, mas saiba que há alguns critérios para usar seus recursos e nem sempre ele poderá fazer a vez de um telefone convencional:

  • muitas das funcionalidades do Skype são gratuitas, como fazer chamadas de vídeo em alta definição (HD). No entanto, é preciso ter uma internet estável e de alta velocidade para que possa tirar o melhor proveito do Skype;
  • outros recursos, como ligar para telefones ou enviar SMS, precisam de créditos Skype;
  • lembre-se: o Skype não substitui uma linha telefônica ou celular. Assim, não é possível fazer chamadas de emergência para polícia e bombeiros, por exemplo.

Quando o Skype surgiu, muitos se perguntavam se ele acabaria com o telefone. Pelo contrário, o telefone não só evoluiu para modernos celulares, como também suas ligações ficaram muito mais baratas, além de ser indispensável para chamadas de emergência. 

Agora que você já sabe como utilizar a ferramenta, confira os melhores planos de celular para falar à vontade e entenda quais operadoras oferecem a internet mais veloz para que você possa fazer chamadas de alta qualidade no Skype!

skype
51
Google PlusLinkedin