internet17/04/2020 Leitura de 4 min

O que é provedor de internet e para que ele serve?

Mulher pesquisando no celular o que é provedor de internet

A internet faz parte da vida de quase 80% da população brasileira. Por ser utilizada com diversas finalidades — seja para o trabalho, seja para estudos ou aqueles momentos de diversão —, fica cada vez mais difícil vivermos completamente desconectados, não é mesmo?

Porém, nos últimos anos, a internet passou por mudanças, que vão desde a forma de acesso até as velocidade — e é sobre uma dessas alterações que trataremos neste post. Continue a leitura para entender melhor o que é provedor de internet, como ele funciona e veja se ainda é necessário se preocupar com a contratação deste tipo de serviço.

Afinal, o que é provedor de internet?

O provedor de internet é um serviço promovido por empresas especializadas que ligam a internet aos computadores, celulares, tablets e demais dispositivos eletrônicos que utilizam essa tecnologia.

Antigamente, eram as conexões discadas que faziam parte das casas dos brasileiros que contavam com a internet na época. Elas funcionavam da seguinte maneira: eram feitas “ligações” para a empresa provedora de internet, que então fazia o intermédio da conexão das operadoras de telecomunicações com os usuários. Ou seja, era dever do provedor oferecer os protocolos que permitiam o acesso à internet em casas e empresas.

Porém, com a chegada da internet banda larga, com conexões via cabo, satélite, rádio ou fibra, algumas mudanças importantes foram realizadas nessa estrutura. Desde então, a própria operadora pode realizar o papel de intermediária e cobrar os seus próprios valores para que os consumidores possam contratar e utilizar a sua internet. 

Por isso, atualmente, o provedor é a própria empresa que oferece os planos de internet para o consumidor, bem como fazer a sua disponibilização, garantir a estabilidade da conexão e fazer reparos sempre que for necessário.

Para se tornar um provedor, a empresa interessada precisa de uma licença de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), fornecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Esse certificado evita que a empresa fique em situação irregular e, ao mesmo tempo, comprove para o cliente desse provedor que ele receberá um serviço regularizado — em caso de adversidades, o usuário está amparado legalmente.

Qual a diferença entre provedor e servidor?

Apesar de muitas pessoas utilizarem essas duas palavras como sinônimos, provedores e servidores de internet são distintos.

Como explicamos no tópico anterior, os provedores de internet são as operadoras e empresas que fazem o intermédio da oferta de internet para os consumidores.

Já os servidores são os dispositivos físicos, que fazem o monitoramento e controle de todas as informações que entram ou saem da instituição por meio das conexões de internet. Eles ainda podem adquirir uma função extra: a de criar relatórios de desempenho de usuário, com base no tempo e atividades que são feitas pela utilizando a internet, além de reduzir a conexão em aparelhos específicos.

Ainda é preciso de um provedor para conectar?

A atuação de uma empresa omo provedora ainda é requisitada apenas para as conexões discadas, que são muito raras no Brasil, já que contamos com ampla oferta de tipos de internet banda larga.

Por isso, a utilização de provedores separados das operadoras para os demais tipos de conexão não é mais necessária. Assim, fica mais fácil para as empresas de internet conseguirem controlar a distribuição da conexão. Isso também auxilia os próprios clientes, já que, em caso de algum problema na conexão, ele será resolvido mais rapidamente.

Então, entendeu um pouco mais sobre o que é provedor de internet? Ao compreender qual é a sua definição, qual a diferença entre um provedor e servidor e se ainda é preciso realizar a contratação desse serviço para se ter internet, você adquiriu maior conhecimento sobre o assunto e poderá contratar um serviço de conexão web de acordo com a nova realidade.

Agora que você já sabe que a internet banda larga não precisa de um provedor, aproveite para saber mais sobre as principais operadoras do país e contrate o seu plano!

provedor-de-internet
4.630