Dicas22/01/2020

Google Contatos: aprenda a organizar sua agenda online

Google Contatos

Tenha um plano de internet com a melhor tecnologia.

Ligue e contrate a sua Vivo Fibra Ótica!

Você já pensou na dor de cabeça que teria se perdesse todos os seus contatos gravados no celular ou no Whatsapp? Ou se precisasse fazer uma ligação importante bem no momento em que a bateria acaba, sendo que aquele número de telefone só estava salvo no seu smartphone?

Depender apenas do celular para armazenar esse tipo de informação pode ser um risco desnecessário, ainda mais agora que é fácil manter uma cópia atualizada da sua lista de contatos na nuvem, podendo ser acessada de qualquer lugar e em qualquer momento.

Quer aprender a manter uma agenda online e organizada? Siga a leitura para dominar de vez a ferramenta Google Contatos, uma excelente alternativa para você armazenar todos os nomes, números e informações que você precisa!

O que é o Google Contatos?

O Google Contatos é um aplicativo focado em manter, online e seguro, um backup de todos os seus contatos. As principais vantagens de usar essa ferramenta são as possibilidades de:

  • consultá-la a qualquer momento, seja qual for o dispositivo que estiver ao alcance;
  • personalizar e gerenciar a sua lista de acordo com o tipo de contato (família, amigos, trabalho, etc);
  • ter acesso rápido aos números de telefone mais frequentes.

Como salvar os dados no Google Contatos?

Antes de tudo, você já instalou o aplicativo do Google Contatos no seu celular? Se ainda não o fez, é preciso baixá-lo na sua loja de aplicativos. Caso já tenha instalado, siga adiante.

  1. Abra o aplicativo e autorize o acesso à sua lista de contatos. Depois, dê permissão para o app gerenciar as suas ligações telefônicas;
  2. Você vai ver que a sua lista já foi salva no Google Contatos. Clique no círculo azul com o “+” para criar um novo;


  3. Adicione os dados da pessoa escolhida, como nome, sobrenome, número de celular e e-mail. Após inserir as informações, clique em “Salvar” no topo da tela à direita;


  4. O contato foi salvo! Dê uma última checada para ver se não esqueceu algum dado relevante sobre a pessoa.

Ver os contatos salvos

  1. Entre no link do Google Contatos pelo navegador de um computador e faça o login com seu usuário e senha do Gmail;
  2. Selecione a opção “Contatos” na coluna à esquerda da página. Os seus contatos vão aparecer na tela em ordem alfabética, inclusive todos aqueles que você salvou pelo celular;
  3. É só procurar pelo novo contato adicionado.

Exportar os seus números

  1. Na mesma coluna à esquerda, existe a opção “Exportar” mais abaixo. Clique nela;
  2. Na janela que abrir,  selecione um dos três formatos de exportação: CSV do Google (caso você queira importar de volta para outra conta do Google), CSV do Outlook (se o objetivo for importar a lista para um e-mail da Microsoft ou abrir no Excel) ou vCard (formato disponível para o iOS da Apple). Depois disso, clique em “Exportar”;
  3. O Google Contatos vai disponibilizar um arquivo com todos os seus contatos para download. Salve em algum local fácil de encontrar depois.

Recuperar os contatos do seu telefone

  1. Vá à coluna da esquerda outra vez e selecione “Importar”;
  2. Uma janela com a opção “Selecionar arquivo” vai ser aberta. Clique nela.
  3. Lembra o local em que você salvou o arquivo exportado com seus contatos? É a hora ir até lá e selecioná-lo;
  4. Com o arquivo selecionado, clique em “Importar” e todos os seus contatos estarão recuperados!

Sincronizar os contatos do Gmail com o WhatsApp

  1. No seu celular (Android), acesse a opção “Configurações” no menu principal e clique em “Usuários e contas”;
  2. Procure por “Whatsapp” e clique na conta do aplicativo;
  3. Selecione “Sincronização de contas”;
  4. Verifique se “Contatos” está habilitado. Se não estiver, mova a barra para ativar. Pronto, seus contatos da conta Google já estão sincronizados com o Whatsapp!

Viu como é fácil usar o Google Contatos? Manter a sua lista intacta e organizada, tendo a possibilidade de consultá-la rapidamente independente de onde você estiver, é uma preocupação a menos se sua rotina for agitada, ainda mais quando combinada com um bom plano de internet móvel.

Conhece alguém que vive se atrapalhando com agendas telefônicas ou sempre esquecendo de salvar os contatos? Compartilhe nas redes sociais para que essa pessoa também descubra o gerenciador de contatos do Google!

google-contatos
00
Google PlusLinkedin