internet10/06/2020 Leitura de 4 min

O que é ethernet?

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

O que é ethernet?

Quando o assunto é acesso à internet e configurações de redes, um dos termos mais recorrentes é Ethernet. Se você costuma usar a internet por meio do computador no seu local de trabalho, provavelmente sua rede usa configurações de ethernet. 

Esse é um termo que costuma gerar dúvidas, pois ele pode se referir a mais de uma coisa e se confunde facilmente com outros termos no universo digital atual. Então, se você precisa entender o que é ethernet e outras informações relacionadas a ele, esse conteúdo é para você.

A seguir explicamos quais são seus tipos de conexões e os principais benefícios de usar essa tecnologia. Acompanhe!

O que é ethernet?

Ethernet, basicamente, é o método mais utilizado para conectar dispositivos como computadores e impressoras em uma rede local (LAN). Essa configuração é muito utilizada em escritórios e outros ambientes de trabalho, pois facilita o acesso e a troca de dados e arquivos entre dispositivos e a conexão deles à rede de internet.

Conceitualmente, ethernet é um tipo de protocolo de rede, que determina a linguagem utilizada pelos dispositivos para trocar informações. Essa comunicação é feita através de dos chamados cabos de rede, ou cabos ethernet. São eles que realizam a conexão em circuito entre os dispositivos e diversos aparelhos, como roteadores, hubs e outros componentes de hardware.

Devido à dependência de cabeamento, esse tipo de protocolo de rede é mais recomendado em situações que se deseja integrar a comunicação entre dispositivos em um ambiente de tamanho reduzido. Trata-se de uma solução eficiente para lidar com questões de estabilidade, velocidade e segurança, como veremos adiante.

Quais são os tipos de conexão ethernet?

Existem três tipos principais de redes baseadas em ethernet. A seguir apresentamos brevemente cada uma delas.

Fast ethernet

As redes Fast ethernet são capazes de transmitir dados a uma taxa que vai de 10 a 100 Mbps (Megabit por segundo), utilizando cabeamento de par trançado ou fibra óptica. Lembrando que os cabos de fibra óptica são mais eficientes por dispensar a modulação de dados.

Gigabit ethernet

As conexões Gigabit ethernet representam um grande salto de velocidade. Esse tipo de conexão tem capacidade de transferência que pode alcançar 1 Gbps (Gigabit por segundo), ou seja, até dez vezes mais do que a Fast ethernet. Essas redes também são estabelecidas com cabos de par trançado ou fibra óptica, sendo o tipo mais usado atualmente.

Switch ethernet

Switch ethernet é um equipamento de rede usado para possibilitar a conexão de vários dispositivos em uma rede local (LAN). Esse equipamento permite que os dispositivos se comuniquem entre si diretamente, sem a necessidade de acessar provedores de redes externas. Isso facilita o fluxo de dados e informações, o que é altamente benéfico no contexto de empresas e instituições.

Quais são as vantagens das conexões ethernet?

Embora as conexões sem fio e redes Wi-Fi tenham resolvido alguns problemas e, de forma geral, tenham ampliado o acesso à internet, as conexões baseadas em ethernet, bem como a criação de redes locais, podem trazer diversos benefícios. Veja a seguir uma seleção dos mais importantes!

Estabilidade

Redes que usam ethernet são mais estáveis e confiáveis do que as redes sem fio. Enquanto o sinal fornecido por uma rede sem fio é mais sujeito a interferências de diversas naturezas, a ethernet proporciona mais estabilidade, o que ajuda a não interromper o trabalho sempre que a conexão de Wi-Fi não oferecer bom desempenho.

Velocidade de transmissão

É verdade que, em geral, a velocidade de upload e download de dados via rede sem fio pode superar as baseadas em ethernet. Todavia, isso depende mais da qualidade dos equipamentos e cabos utilizados. Na realidade, uma conexão ethernet com cabos de fibra óptica vai fornecer taxas de velocidade e estabilidade consideravelmente superiores.

Segurança

Redes sem fio são muito mais vulneráveis a ataque cibernéticos e malwares do que as redes ethernet. A configuração de redes locais (LAN) permite que os programadores criem mais protocolos e camadas de defesa para proteger informações sensíveis e controlar o tráfego de usuários na rede.

Dessa forma, não é difícil entender que, embora seja uma tecnologia mais antiga que as redes sem fio, uma conexão baseada em ethernet oferece recursos e vantagens importantes. Por isso, essa tecnologia ainda funciona bem no contexto de pequenas e médias empresas, escolas, faculdades e outras instituições que precisam compartilhar arquivos e investir em conexão.

Gostou de entender mais sobre o assunto? Deixe nos comentários sugestões de outros termos que quer aprender!

Compare e escolha

Quer encontrar o plano de celular ideal?

Confira o nosso Comparador de Planos!
Saiba mais
glossario/ethernet
00
LinkedinWhatsapp