Dicas

Atualizado em
Leitura 3 min

TIM Negocia: descubra agora o que é e como utilizar essa vantagem

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mulher com celular e cartão de crédito em mãos.

Esqueceu de pagar a conta da TIM e os juros começaram a acumular de forma assustadora? Calma! A plataforma TIM Negocia pode ser a solução que você esperava e, talvez, nem fazia ideia que existia. 

Quem nunca passou pela situação de olhar o aplicativo da operadora e ver que tem uma ou mais contas em atraso, com certeza não faz ideia do “gelo na barriga” que dá, não é verdade? 

Só que você não precisa passar por situações assim a vida inteira, sendo que há formas de quitar suas dívidas com tranquilidade e sem qualquer papelada burocrática. 

Neste artigo, acompanhe a leitura e confira o que é o TIM Negocia, como ele funciona e quais são os seus direitos de consumo!

Afinal, o que é o TIM Negocia?

No intuito de fornecer um canal direto para que os clientes possam honrar seus pagamentos, o portal TIM Negocia permite a negociação de débitos de planos como TIM Controle, TIM Fixo, TIM Pós e TIM Live

Você não terá que passar por inúmeras burocracias, tendo em vista que essa plataforma ajuda a quitar pendências financeiras com apenas poucos cliques. 

Por lá é possível identificar as suas pendências de maneira simples e, a partir dessa informação, escolher a melhor forma de quitar a dívida, ou seja, optando pelo pagamento via cartão de crédito ou boleto, seja à vista, seja parcelado

Mas é importante lembrarmos que, por enquanto, só os clientes que são pessoa física podem acessar as contas em atraso.

Como funciona na prática?

A princípio, você deve fazer um cadastro rápido no portal TIM Negocia para ter acesso aos seus dados atualizados e verificar as pendências. 

O registro consiste em informar o CPF, a data de nascimento e realizar a autenticação automática do Google, a fim de dar maior segurança no procedimento. 

Depois disso, aperte o botão “continuar” e terá a página redirecionada para o seu perfil completo, acessando assim o seu histórico de dívidas com a operadora. 

Se a pendência é recente, ou seja, cerca de três meses após o vencimento, você pode efetuar o processo de negociação sem se preocupar em ficar com o “nome sujo na praça”. 

No entanto, se a conta já passou desse prazo e a TIM enviou seus dados para os órgãos de proteção como Serasa, Boa Vista ou SPC, o ideal é entrar em contato com a operadora fora da plataforma. 

Assim que for paga a primeira parcela da dívida ou estiver devidamente quitada, a TIM tem 24 horas para regularizar o serviço, tendo o seu cadastro positivo novamente com a operadora.

Quais são os direitos do usuário com dívidas?

Por mais que seja cansativo ler todas as letras miúdas dos contratos, ao fechar um plano é primordial que conheça os seus direitos e saiba exatamente como proceder em situações ruins. 

De primeiro momento, entenda que a operadora não pode suspender o seu serviço de imediato, tendo em vista que ela deve seguir orientações básicas que são determinadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A primeira medida tomada pela TIM é notificar os clientes de um possível atraso na conta, sendo que só depois de 15 dias desse aviso é que o serviço pode ser suspenso temporariamente

Ao passar 30 dias do atraso, tendo em vista que a pessoa foi notificada, a operadora conta com o respaldo da Anatel para cortar totalmente o serviço e, caso queira, encerrar o contrato estabelecido. 

Imaginando que você tenha o seu número vinculado ao WhatsApp, por exemplo, pense na dor de cabeça que seria perder as conversas e o acesso ao aplicativo por conta da ausência do serviço. 

Mas não precisa entrar em desespero, pois a operadora faz de tudo para que seus clientes quitem suas dívidas e fiquem em paz com seus serviços, principalmente se for pessoas que não têm o histórico devedor. 

Como evitar possíveis dívidas com a TIM?

Sabemos que a situação financeira de muita gente no Brasil não está fácil, mas é possível prevenir qualquer problema com a TIM antes de negociar pendências. 

Quando o “mar não está para peixe’, não adianta forçar uma condição de vida que não dará conta de bancar, sendo necessário buscar formas de se reeducar financeiramente para evitar não só as dívidas com a TIM, mas outras empresas também. 

Se você acredita que consome mais do que deveria, nada impede que revise alguns conceitos e verifique formas mais baratas de não deixar a operadora. 

Quem não quer ter problemas com a fatura e prefere um valor fixo para ter um planejamento melhor, por exemplo, naturalmente pode optar pelo plano TIM Controle

Por meio do app Meu TIM, você pode acessar todas as especificações do seu plano atual e visualizar alternativas mais modestas, de modo que encontre algo que respeite as suas necessidades de consumo. 

Mas se a sua memória já não funciona tão bem quanto antes, coloque a conta no débito automático e tenha mais sossego toda vez que o vencimento chegar.

Como entrar em contato com a TIM?

Se as duas dívidas com operadora ultrapassarem os três meses depois do vencimento e estiverem à mercê de uma empresa de cobrança, o ideal é entrar em contato por meio do número *144 ou 1056

Lembre-se sempre de ficar com os seus documentos pessoais em mãos, porque eles são sempre necessários para confirmações pontuais de cadastro. 

Após o contato realizado com a TIM, a pessoa que atender você dará o telefone da Central de Cobrança, com o propósito de resolver o seu problema a respeito das dívidas contraídas. 

Caso queira resolver outros tipos de pendências, pesquisar planos, encontrar serviços TIM que tem a ver com seu estilo, entre outros recursos, saiba que existem diversas formas de se manter em contato com a operadora

Além de ligar para a TIM, você pode comparecer a qualquer loja física, acessar o chat online, verificar ofertas no app Meu TIM, acessar o portal Minha Live TIM ou mandar sua mensagem via redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. 

Com vários canais de contato para as mais distintas necessidades, você terá em suas mãos a enorme vantagem de se planejar com antecedência e, com isso, evitar dívidas.

Para encerrarmos, perceba que o TIM Negocia não é somente uma “luz no fim do túnel”, mas uma forma singela da operadora dizer que confia na sua responsabilidade e sabe que o laço criado entre empresa e cliente ainda renderá por muitos anos. 

O que você achou de ler sobre esse sistema de negociação? Já conhecia e precisou utilizá-lo? Deixe o seu comentário no post a respeito disso!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.