Dicas

Atualizado em
Leitura 4 min

Status para WhatsApp: entenda essa funcionalidade

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Status para Whatsapp: casal tira selfie para atualizar aplicativo

O WhatsApp se tornou parte fundamental das nossas vidas, já que o app permite a troca ilimitada e gratuita de mensagens com os nossos contatos de graça, bastando apenas ter acesso à internet.

Outro recurso que se tornou bastante popular ultimamente foi o Status, em que é possível postar algo que vai sumir dentro de 24h, bem no estilo dos Stories do Instagram e do Facebook. Mas como usar essa funcionalidade para interagir com meus amigos, minha família e meus colegas de trabalho ou faculdade?

Quer aprender um pouco mais sobre o Status para WhatsApp? Então, continue com a gente e saiba mais!

Como utilizar o Status para WhatsApp?

O Status para WhatsApp segue a mesma lógica dos Stories do Instagram e do Facebook. A ideia é que você poste fotos, vídeos e textos por lá e eles desapareçam exatamente 24 horas após a sua postagem.

Para utilizar esse recurso, basta clicar em “Status”. Em “Meu Status”, você realiza as suas atualizações. Abaixo, em “Atualizações Recentes” e “Atualizações Visualizadas”, estão os Status de todas as contas de WhatsApp que estão adicionadas aos seus contatos.

É importante ressaltar que o seu Status ficará visível para todas as pessoas que tenham o seu número de WhatsApp. Para alterar isso, você pode ir em “Privacidade do Status”, para definir quem pode visualizar as suas atualizações.

Como ver ou responder?

Para visualizar os Status dos seus contatos, é muito fácil. Na tela do seu smartphone, basta clicar no nome de algum dos usuários e os seus Status vão começar a aparecer em sequência.

Para pular para o próximo, basta dar um clique no lado direito da tela. Para rever o anterior, basta dar um clique no lado esquerdo da tela. Para pular toda a sequência de Status daquela pessoa, basta clicar no lado direito da tela, segurar e arrastar rapidamente com o dedo para a esquerda. Para rever a sequência da pessoa anterior, é só fazer o contrário: clicar no lado esquerdo da tela, segurar e arrastar rapidamente com o dedo para a direita.

Para ver a postagem com mais calma, basta clicar e segurar em qualquer lugar da tela. O contador de tempo não será mais exibido e você pode, inclusive, usar a outra mão para dar zoom na foto, usando o movimento de “pinça” (isso não é possível com textos ou vídeos).

Depois de ter visualizado alguns status, a tela se dividirá em “Atualizações Recentes” e “Atualizações Visualizadas”. A ideia é que você fique sempre por dentro do que está acontecendo com os seus contatos. Por isso, o app separa o que você já viu daquilo que você ainda pode ver.

Para responder, é só clicar na parte de baixo da postagem. Tudo o que você comentar ali vai parar na conversa que você tem com aquele contato no aplicativo.

Como criar um Status?

Uma maneira de atualizar os seus Status para WhatsApp é clicar em dois símbolos presentes na tela, além do “Meu Status”, que mencionamos acima. O primeiro é o do lápis. Ele permite que você poste um texto para os seus contatos. Além disso, é possível adicionar emojis, alterar a fonte e a cor do plano de fundo.

O segundo símbolo é o da câmera, que permite que você poste fotos, gifs e vídeos adicionando textos, emojis e traçados de pincel. Também é possível definir o tamanho da sua foto e usar o recurso de emojis para adicionar a hora e a localização em que a foto ou o vídeo foi feito/postado. Adicionou um texto/emoji/traçado, mas não gostou? Basta clicar no objeto que você criou, segurar e enviar para a lixeira que aparece no canto superior esquerdo.

No Status do WhatsApp, é possível usar tanto fotos, gifs e vídeos que já estão prontos quanto fazer fotos, gifs e vídeos ali, em tempo real, e postar, usando o símbolo de enviar (a setinha verde que aponta para a direita). Vale lembrar que ainda não é possível utilizar as figurinhas, ok?

É válido dizer que o Status do WhatsApp tem menos recursos que os Stories do Instagram. Por exemplo, não é possível inserir música, perguntas, menções, efeitos ou hiperlinks no Status. Se você quiser fazer uma edição mais caprichada, uma dica é alterar uma foto ou vídeo usando o recurso do Stories do Instagram, fazer o download por lá e só então postar no Status. Você também pode usar um aplicativo de foto para isso.

Como apagar a sua atualização de Status?

Na aba de Status, clique nos três pontinhos deitados que aparecem ao lado do seu nome. Todas as suas postagens vão aparecer em formato de lista. Para apagar uma delas, clique nos três pontinhos em pé e, em seguida, clique em “Apagar”. A tela exibirá a seguinte mensagem: “Apagar essa atualização de status? Isso também a apagará para todos aqueles com quem ela foi compartilhada.” Clique em “Apagar” para confirmar ou em “Cancelar”, para manter a sua atualização lá.

Outra maneira é você clicar e segurar naquela atualização. Na parte superior da tela, aparecerá o símbolo de uma lixeira. Clique nele para poder prosseguir com a remoção daquele Status.

Como encaminhar e compartilhar um Status?

Para encaminhar ou compartilhar uma atualização sua, é muito fácil. Primeiro, na aba de Status, clique nos três pontinhos deitados ao lado do seu nome para visualizar a lista de atualizações que você realizou.

Na atualização que você deseja, clique nos três pontinhos em pé e, a seguir, clique em “Encaminhar”. Vai aparecer uma lista com todos os seus contatos. Clique no nome dos contatos ou grupos para os quais deseja encaminhar e envie clicando na setinha verde que aparece no canto inferior direito da tela. Existe outra maneira de fazer isso: clique e segure na atualização. No canto superior direito da tela, vai aparecer um símbolo de setinha ao lado do símbolo de lixeira. Clique ali e siga os mesmos passos.

Para compartilhar seu Status, clique nos três pontinhos ao lado da atualização desejada para visualizar essa possibilidade. Você poderá compartilhar o Status no Facebook Story ou em outros apps. Usando o recurso de clicar e segurar na atualização, clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito da tela para acessar as opções de compartilhar. Isso evita que você tenha que criar uma postagem em cada app com o mesmo assunto.

Lembrando que não é possível encaminhar as atualizações de Status dos seus contatos para outras pessoas, apenas as suas próprias atualizações.

Como silenciar um Status?

Vamos supor que você não queira ver mais o Status para WhatsApp daquele seu tio que vive mandando piadas sem graça para todo mundo, mas não pode simplesmente excluí-lo da sua agenda no celular. Para isso, use o recurso “Silenciar”.

É muito simples: na aba de Status, clique e segure no nome da pessoa que deseja silenciar. A tela exibirá um aviso: “Silenciar as atualizações de status de ___? As novas atualizações de status de ___ não aparecerão na lista de atualizações recentes.” Em seguida, basta clicar em “Silenciar”. Se você foi parar ali por engano, clique em “Cancelar”.

Outra maneira de fazer isso é começar a visualizar o Status do contato. Em seguida, clicar nos três pontinhos que ficam na parte superior direita da tela, ao lado do nome da pessoa. A tela exibirá o mesmo aviso ao clicar em “Silenciar”.

Todas as atualizações silenciadas vão parar na parte de baixo da tela. Caso você clique na setinha para baixo que fica ao lado de “Atualizações Silenciadas”, aparecerá quem foi silenciado. Ainda é possível visualizar os Status dos usuários silenciados, o que muda é que eles ficam escondidos, para não incomodar você. É importante lembrar que o usuário silenciado não é avisado de que você o silenciou.

Caso queira voltar a ver o conteúdo dos contatos silenciados, é muito rápido fazer isso. Basta clicar e segurar no nome da pessoa silenciada. A tela exibirá um aviso: “Reativar as atualizações de status de ___? As novas atualizações de status de ___ aparecerão na lista de atualizações recentes.” Em seguida, basta clicar em “Reativar”. Caso não queira, clique em “Cancelar”.

Você também pode começar a visualizar o Status do contato. Em seguida, clique nos três pontinhos que ficam na parte superior direita da tela, ao lado do nome da pessoa. A tela exibirá o mesmo aviso após a clicagem em “Reativar”.

O Status para WhatsApp é um recurso simples e muito fácil de mexer, que permite que você consiga interagir mais com a sua rede de contatos. Aproveite e use-o para divulgar informações importantes e aproximar pessoas queridas!

Você gostou de entender um pouco mais sobre como usar o Status do WhatsApp? Tem mais alguma dica ou alguma dúvida que não abordamos aqui? Deixe o seu comentário!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

dicas/status-para-whatsapp
4.970