Dicas

Atualizado em
Leitura 8 min

Os 25 melhores jogos para Android e iOS

Flávio Croffi, especialista em Cultura Pop e Tecnologia do Portal de Planos

Por Flávio Croffi

Especialista em Cultura Pop e Tecnologia — Portal de Planos

Melhores jogos para Android e iOS: pai e filho jogando no celular

Nas horas de folga, é muito bom ficar sem fazer nada, só jogando algo no celular. Até mesmo naqueles momentos de tédio, em que você está esperando uma consulta com o médico que nunca chega, é bom ter uma coisa para distrair, caso você esteja sem acesso à internet. As opções de jogos para dispositivos móveis que temos hoje são bem variadas, mas como escolher diante de tanto game legal?

Neste post, veja quais são os melhores jogos de todos os tempos para Android e iOS. A maioria deles são gratuitos e podem ser jogados online ou offline. Vamos lá?

1. Subway Surfers

Imagem do jogo Subway Surfers

Esse jogo, além de muito divertido, é leve e gratuito, roda bem em aparelhos com configurações simples.

Jake, Tricky e Fresh são grafiteiros e lutam para escapar do inspetor dos metrôs. O seu objetivo é fazê-los correrem pelo máximo de tempo possível e coletar moedas para conseguir os upgrades necessários para subir de nível e cumprir as missões com mais rapidez.

A cada mês, os cenários do jogo são alterados para uma localidade do mundo ou conforme uma data festiva (natal, halloween, entre outros). O Subway Surfers é um dos jogos que não precisa de internet.

Disponível para Android e iOS.

2. Call of Duty Mobile

Imagem do jogo Call of Duty Mobile

A versão oficial e gratuita de Call of Duty feita para dispositivos móveis permite uma experiência incrível para os seus jogadores.

Nesse jogo, você pode jogar com os seus amigos ou sozinho em diversos modos de combate: Battle Royale, mata-mata 5v5, combate com franco-atiradores, ação zumbi, localizar e destruir, entre outros. O jogo requer conexão à internet, até porque as ações são registradas em um ranking mundial.

Disponível para Android e iOS.

3. Zombie Tsunami

Zombie Tsunami

Esse jogo gratuito transforma você no condutor de uma simpática horda de zumbis com poderes mágicos. A sua missão é aumentá-la e fazer upgrades nos bônus de poder, como a habilidade de transformar os seus zumbis em ninjas que destroem carros e bombas.

O jogo é muito leve e fácil de aprender. Zombie Tsunami pode ser jogado sem internet.

Disponível para Android e iOS.

4. Pokémon GO

Pokemon Go

Esse jogo gratuito é excelente para a galera nostálgica que curte uma aventura ao ar livre misturada com realidade aumentada.

Transforme-se em um treinador Pokémon e saia capturando essas criaturas poderosas pela sua cidade para completar o seu Pokédex.

Além disso, participe de batalhas incríveis com outros treinadores Pokémon e com os vilões da equipe Rocket! Pokémon GO precisa de acesso à internet móvel e à sua localização para ser jogado.

Disponível para Android e iOS.

5. Real Racing 3

Real Racing 3

Se você curte o mundo das corridas, esse jogo gratuito foi feito para você. Com carros reais, você pode participar de vários torneios e desbloquear outros à medida que vai subindo de nível.

Ao longo dos jogos, você ganha prêmios para poder aumentar a sua coleção de carros e fazer a manutenção deles, bem como seria na vida real. Real Racing 3 precisa de acesso à internet para ser jogado.

Por contar com gráficos de alta qualidade, o seu dispositivo precisa de bastante espaço livre para executar o jogo.

Disponível para Android e iOS.

6. Garena Free Fire Battlegrounds

Esse é um jogo de sobrevivência e aventura excelente para quem gosta de passar o tempo concentrado em uma missão. Cada jogo tem a duração de 10min, em que você é colocado em uma ilha enfrentando outros 50 jogadores ao melhor estilo “cada um por si”.

Garena Free Fire Battlegrounds é gratuito e exige acesso à internet para que você possa competir com outros jogadores online.

Disponível para Android e iOS.

7. Candy Crush Saga

Candy Crush Saga

Queridinho dos que curtem jogos de combinações, esse jogo gratuito combina doces e lógica na receita mais divertida de todos os tempos. A ideia é subir de nível combinando pelo menos três doces nas linhas e colunas, respeitando o limite de movimentos que você tem.

Candy Crush é gratuito e pode ser jogado sem internet.

Disponível para Android e iOS.

8. 8 Ball Pool

Sinuca é um jogo muito gostoso, mas nem sempre é fácil encontrar um lugar que tenha uma mesa de bilhar disponível, não concorda? Por isso, esse jogo gratuito é excelente para você que quer jogar a qualquer momento com oponentes de todo o mundo.

Disponível para Android e iOS.

9. Pou

Você já teve um Tamagotchi quando era pequeno? Se sim, vai gostar desse jogo leve, gratuito para Android e que não precisa de internet para ser jogado.

O Pou é uma criatura muito simpática que precisa de banho, alimento, sono, remédios e diversão. Assista ao crescimento do seu bichinho virtual enquanto joga vários games simples em troca de moedinhas virtuais para comprar alimentos e roupas para o Pou.

Disponível para Android e iOS.

10. The Sims™ FreePlay

O The Sims é um jogo que dispensa apresentações. A sua versão mobile gratuita permite que você cuide de uma vizinhança de Sims enquanto evolui nas missões para desbloquear mais recursos, como a habilidade de casar, ter filhos, crescer, envelhecer, ter animais de estimação, construir em novos locais, entre outros.

Ao logar no Facebook pelo jogo, você consegue interagir com as cidades dos seus amigos. O jogo é gratuito, mas requer uma boa conexão de internet e espaço disponível no seu dispositivo.

Disponível para Android e iOS.

11. Homescapes

Esse jogo gratuito mistura jogos de combinação, como o Candy Crush, com uma história que se desenvolve à medida que você evolui de nível no jogo.

Austin quer impedir que seus pais vendam a mansão em que morou durante a sua infância. Por isso, ele precisa fazer uma grande reforma no local para convencê-los a ficar com a propriedade. Para terminar partes da reforma, você precisa jogar e conseguir estrelas para cumprir as tarefas designadas.

Disponível para Android e iOS.

12. Snake.io

Quem se lembra dos celulares com jogo de cobrinha? Bateu uma saudade, não é mesmo? Não se preocupe! Existe um jogo gratuito e viciante que ajuda você a criar a maior cobrinha de todos os tempos.

Você começa com uma cobra pequena e vai comendo o que conseguir no caminho para passar de fase, aumentar de tamanho e derrotar os seus oponentes. Snake.io pode ser jogado com e sem internet, dependendo do modo.

Disponível para Android e iOS.

13. FIFA Football

Todo mundo sabe que o futebol é uma paixão universal. Por isso, nada melhor do que ter um jogo mobile especificamente para reproduzir uma linda partida.

No FIFA Football, você pode criar o seu time dos sonhos, jogar com ídolos e times de peso do futebol mundial, desafiar seus amigos online, treinar seus jogadores, subir em um ranking e muito mais.

Com gráficos de alta definição, o jogo é gratuito, mas precisa de uma boa conexão à internet e bastante espaço livre no seu smartphone ou tablet.

Disponível para Android e iOS.

14. Clash of Clans

Esse jogo gratuito e divertido tem um cenário todo inspirado na idade Média. Nele, você pode construir a sua própria vila, fundar um clã e participar de guerras épicas (tudo no jogo, é claro).

Desafie amigos, crie estratégias e construa o seu exército para ganhar prêmios e subir de nível. Equipe a sua vila com canhões, muros e armadilhas. Clash of Clans necessita de acesso à internet para ser jogado.

Disponível para Android e iOS.

15. Clash Royale

Da família de Clash of Clans, esse jogo multijogador gratuito permite que você traga um pouco do ambiente do primeiro jogo para o segundo, mas com um toque mais real, digamos assim.

Defenda o seu reino e acabe com as torres seus inimigos, para ganhar troféus e prêmios diversos. Passe pelas arenas e monte o melhor baralho de batalha para derrotar os seus adversários. Assim como Clash of Clans, o jogo do Clash Royale também precisa de acesso à internet.

Disponível para Android e iOS.

16. Perguntados

Quer aumentar os seus conhecimentos e se divertir ao mesmo tempo? Então, esse jogo gratuito foi feito para você.

Distribuídas em 6 categorias (história, esportes, ciência, arte, entretenimento e geografia), as perguntas são elaboradas pelos próprios jogadores.

A ideia é que você jogue contra um oponente para conquistar os personagens (que representam as categorias do Perguntados) ao responder às questões. Quem conquistar todos eles primeiro vence a partida. Quanto mais partidas você ganhar, mais níveis você sobe.

Disponível para Android e iOS.

17. Sonic Dash

O famoso ouriço da SEGA está mais veloz do que nunca nesse jogo mobile gratuito. Com gráficos 3D, Sonic parte em uma corrida eletrizante e infinita enquanto pula e atravessa vários obstáculos para resgatar animais e enfrentar inimigos, como o Dr. Eggman e o Zazz. Também é possível jogar como os amigos de Sonic: Tails, Knuckles ou Shadow.

Disponível para Android e iOS.

18. Dead Trigger

Com gráficos incríveis e bem realistas, esse jogo de tiro gratuito e offline já foi baixado mais de 60 milhões de usuários. Nele, você deve acabar com hordas de zumbis mortais, além de garantir suprimentos, salvar sobreviventes e explorar a cidade.

Disponível para Android e iOS.

19. CodyCross

Esse joguinho gratuito de palavras-cruzadas é uma excelente opção offline para passar o tempo no consultório do dentista ou na fila do ônibus.

Quanto mais palavras você preenche, mais o jogo ajuda a preencher as outras e completar todo o quadro. O CodyCross conta com várias fases desafiadoras para você se superar e aprender mais sobre o mundo.

Disponível para Android e iOS.

20. Letroca

Excelente para treinar o seu vocabulário e expandir os seus conhecimentos, o Letroca é gratuito e tem diversas fases divertidas para você passar. A lógica é a seguinte: o Letroca dá algumas letras e você deve formar diversas palavras usando apenas aquelas letras, devendo descobrir a principal para ter acesso ao próximo nível.

Disponível para Android e iOS.

21. Banana Kong

Banana Kong

Quem curtia o Donkey Kong, da Nintendo, vai amar jogar Banana Kong. Esse game traz um divertido macaquinho em uma aventura sensacional por selvas, cavernas e árvores. Ele deve fugir de uma avalanche de bananas correndo, pulando e balançando em cipós.

Banana Kong é um dos jogos que não precisa de internet para jogar, além de ser gratuito e contar com desafios diferentes a cada sessão, já que os níveis são feitos de maneira aleatória para que você nunca se enjoe dele.

Disponível para Android e iOS.

22. Brawl Stars

Os fãs de jogos de batalha vão amar esse game gratuito, em que é possível jogar sozinho ou com os seus amigos, já que vários modos de jogo estão disponíveis (pique-gema, combate, caçadores de estrelas, roubo, fute-brawl e eventos especiais).

Você pode desbloquear Brawlers, os personagens do jogo, e colecionar visuais para se tornar o maioral nas batalhas do Brawl Stars.

Disponível para Android e iOS.

23. Angry Birds

O que acontece quando porquinhos do mal resolvem atazanar a vida de pássaros raivosos? Um jogo extremamente divertido! Angry Birds é um clássico em que você pode atirar pássaros com estilingue nas torres para destruir as construções dos porquinhos.

Disponível em diversas versões, incluindo dos filmes Rio e Star Wars, esse game gratuito viciante conta com diversas fases para você se superar e descontar a sua frustração.

Disponível para Android e iOS.

24. Plants vs. Zombies

Imagine que diversos zumbis querem invadir a sua propriedade. O que você pode fazer? Colocar as suas plantas superpoderosas para combatê-los, é claro! Esse é o cenário desse game gratuito. Nele, você usa os recursos disponíveis e bastante estratégia para montar um jardim que impeça os zumbis de invadirem a sua casa para comer o seu cérebro.

Cada planta tem um poder especial: uma atira ervilhas mortais, a outra é uma batata-bomba que explode, tem a planta carnívora que devora zumbis, entre outras.

Disponível para Android e iOS.

25. Fortnite Battle Royale

Esse jogo da Epic Games está dando o que falar entre os gamers por conta de sua jogabilidade, tendo mais de 125 milhões de jogadores atualmente nas mais diversas plataformas de jogos.

O Fortnite Battle Royale para celular pode ser jogado sozinho, em duplas ou em grupos, em que você deve tentar ser o último jogador ou grupo vivo em um determinado mapa de sobrevivência. A ideia é buscar armas e trabalhar em equipe para conseguir vencer os adversários e permanecer mais tempo no jogo.

O jogo é compatível apenas com alguns dispositivos mais avançados, por conta de seus gráficos de última geração e da experiência épica que proporciona aos jogadores. Por isso, o ideal é ir até o site oficial do jogo para ver se o seu dispositivo é compatível com o Fortnite e fazer o download.

Disponível para Android e iOS.

Neste post, procuramos trazer os melhores jogos para Android e iOS, que agradam a todos os tipos de jogadores e dispositivos. Demos exemplos tanto de jogos que não precisam de internet quanto jogos que podem ser jogados online. Agora, é só fazer o download do app no seu dispositivo móvel e começar a se divertir!

Gostou de saber mais sobre os melhores jogos? Então, não deixe de compartilhar este texto nas suas redes sociais!

Quem escreve

Flávio Croffi, especialista em Cultura Pop e Tecnologia do Portal de Planos

Flávio Croffi

Especialista em Cultura Pop e Tecnologia — Portal de Planos

Flávio Croffi é jornalista e, há mais de 15 anos, é especialista em cultura pop e tecnologia. Fundador do Geekness., foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para portais como o MSN, UOL, iG, Terra e R7. Flávio também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

0