Comparativos

Atualizado em
Leitura 3 min

Internet a cabo ou fibra: diferenças e qual é a melhor

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mulher com notebook na mão e em dúvida.

Deseja contratar um serviço de internet e está em dúvida entre internet a cabo ou fibra? É fundamental entender como funcionam os dois serviços para analisar o que melhor atende à sua necessidade e expectativa.

Antes de fechar um contrato, avaliar alguns critérios, como conexão, velocidade e custo-benefício vai ajudar a tomar uma decisão mais segura, por isso, conhecer as diferenças e particularidades pode ser determinante.

O objetivo deste post é esclarecer todas as dúvidas sobre a internet a cabo e a fibra óptica, apresentando o conceito, as diferenças, as vantagens e desvantagens de cada serviço – assim você terá embasamento suficiente para fazer a sua escolha. Boa leitura!

O que é e como funciona a internet a cabo?

Esse tipo de serviço de internet utiliza um cabo coaxial para gerar o sinal e a conexão da internet. Ele é analógico e usado em diversas regiões, oferecendo eficiência e velocidade na transmissão dos dados.

Apesar de manter uma velocidade rápida, o número de pessoas conectadas ao mesmo tempo na região ou as atividades de download, podem comprometer o desempenho.

Em horários de pico e finais de semana, pode haver uma alteração média na navegação. As pessoas que usam internet para entretenimento, costumam ver filmes, vídeos e jogar online, o que exige bastante da internet.

Com funciona a internet via cabo? O sinal transmitido das estações das operadoras até os pontos mais próximos dos locais onde a internet será instalada é realizado por fibra ótica.

Em seguida, para que a internet chegue dentro de cada residência, comércio ou escritório, será necessário utilizar o cabo coaxial para conectar a estação ao aparelho de modem usado como roteador.

Quais são as vantagens da internet a cabo?

  • Custo-benefício comparado a outras conexões;
  • Investimento baixo devido à infraestrutura já existente;
  • Linha telefônica separada da internet;
  • Alta velocidade para download e upload;
  • Opção de contratar combo de TV por assinatura e internet a custo mais acessível.

 Quais são as desvantagens da internet a cabo?

  • Investimento alto onde não há infraestrutura prévia;
  • Velocidade menor comparado à fibra ótica;
  • Dependência da fiação ou distância da central telefônica para bom funcionamento;
  • A velocidade pode reduzir com o volume de pessoas conectadas ou horários de pico.

Quais operadoras oferecem internet a cabo?

Muitas operadoras oferecem internet a cabo, no Brasil. Se tratando de mercado, os custos e os valores de pacotes cobrados ainda são mais competitivos e estimulam a contratação dos clientes.  Veja algumas dessas operadoras:

O que é e como funciona a internet por fibra?

O serviço mais veloz de internet na atualidade é atribuído à fibra ótica. Os cabos de fibra ótica são tubos refletivos de vidro ou plástico, responsáveis por transportar os dados em flashes de luz, que parte da central telefônica até o local de instalação da internet.

Enquanto os cabos de cobre chegavam a uma velocidade de até 30Mb, a fibra ótica tem um desempenho muito superior, podendo atingir até 500Mb de velocidade. Além da performance, são mais seguros ao utilizar a luz, em vez da eletricidade para manter a internet funcionando.

A transmissão da internet fibra é 100% realizada pela fibra ótica — os tubos são finos, com menos de um décimo da espessura de um fio de cabelo, mas muito resistente, possibilitando ampla capacidade de transmitir os dados da internet.

A fibra ótica tem um custo elevado, por isso, ainda não é predominante no percentual de acessos, representando 11% no Brasil. Os dados do Relatório da Anatel, mostraram em 2018, que a internet xDSL lideram com 44%, seguida pelos 31% da internet a cabo.

Quais são as vantagens da internet via fibra ótica?

  • Facilidade de instalação;
  • Sem interferências (por pulso de luz, não sofre impacto de campo magnético ou de eletricidade);
  • Alta resistência ao calor e ao frio;
  • Muito mais leve que o fio de cobre;
  • Tráfego elevado de dados;
  • Conexão mais segura;
  • Velocidade de upload é tão eficiente quanto a de download;
  • Constância da velocidade.

Quais são as desvantagens da internet via fibra ótica?

  • Alto custo de receptores e transmissores
  • Dificuldade de reparos já que não há possibilidade de unir a fiação
  • Indisponível para áreas rurais ou determinadas regiões

Quais operadoras oferecem internet fibra ótica?

Os grandes provedores que tiveram a capacidade de investimento, saíram na frente ao oferecer a fibra ótica para usuários com o mesmo potencial de desembolso. Com isso, muitas operadoras já operam com os dois tipos de internet. Veja quem fornece fibra ótica:

Internet a cabo ou fibra ótica: custo-benefício

Além dos serviços, das diferenças, vantagens e desvantagens, o preço é um dos aspectos mais importantes na análise de um serviço e internet. Não adianta pagar um valor mais baixo, se o serviço não for de qualidade.

Em contrapartida, para fazer jus a um investimento alto, a internet deve ter alta performance, livre de interferências e reparos constantes. A fibra ótica pode, a princípio, apresentar um custo mais elevado, mas a qualidade da internet é superior ao da versão por cabo.

Com o aumento da demanda e procura por um serviço mais eficiente, a fibra ótica sofre uma queda significativa nos custos para infraestrutura em determinadas regiões do país, o que já é transferido para os usuários.

Os grandes centros são os mais beneficiados, sobretudo, onde a população usuária de internet representa um percentual considerável, entre aqueles que não abrem mão de uma alta velocidade, mesmo que tenham que pagar mais caro por isso.

Outro fator importante, é que o assinante de internet fibra óptica poderá reduzir bastante o custo na conta da energia elétrica, considerando que a internet utilizar a luz para realizar a transmissão do sinal.

O que avaliar na hora de escolher a melhor internet?

Se você precisa de uma velocidade muito alta, não quiser sofrer com possíveis interferências e o custo estiver dentro do orçamento, a fibra ótica é sua melhor escolha — mesmo durante uma tempestade você terá sua conexão funcionando.

Sem picos de energia, risco de quebra da fiação ou abalos por intempéries, os tubos de fibra ótica (muitas vezes você verá que são chamados de cabos), contribuem para o meio ambiente ao produzir menor quantidade de calor e não exigirem sistemas de resfriamento.

Já se você reside em uma área com menor possibilidade de interferências e a necessidade de uso da internet para todos que residem na casa, não exigir uma ultra velocidade, ou se ainda, o orçamento estiver mais apertado, não hesite em contratar a internet via cabo, pois ela atenderá de forma satisfatória.

Pode ser até, que a região do seu endereço — muito afastada ou em zona rural — não tenha ainda disponibilidade de fibra ótica. Nesse caso, pesquise bem os serviços de internet a cabo e analise as vantagens de cada pacote.

Se ao pesquisar, você descobrir que as duas alternativas estão liberadas para instalação na sua residência ou estabelecimento, considere todas as informações deste post para fazer a melhor escolha.

Entre a internet a cabo ou fibra ótica, não existe o certo ou errado, melhor ou pior, mas o que cabe dentro do bolso, está disponível na sua localidade e atende à sua necessidade e da sua família ou equipe — só tenha sempre o cuidado de verificar o prazo de fidelidade do contrato.

Gostou do post? Deixe um comentário por aqui, compartilhando suas impressões sobre o uso da internet a cabo ou fibra e como o desempenho dos serviços deve corresponder às expectativas dos usuários!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.