Como aumentar a velocidade da internet?

Internet fibra ótica ultra rápida com telefone e TV de qualidade?
Ligue para a Vivo já!

0800 878 2312
Como aumentar a velocidade da internet?

A internet é tão essencial no nosso dia a dia que, não importa o que você faça, como uma reunião via Skype, maratonar suas séries na Netflix ou navegar nas redes sociais, ela estará presente, e às vezes pode causar dor de cabeça.

Muitas vezes contratamos um pacote de dados ou uma banda larga esperando uma boa conexão para realizar as tarefas do dia a dia, e o serviço deixa a desejar, e trocar a operadora ou o plano pode não ser uma boa opção no momento, pois um plano melhor custará mais caro e as multas contratuais não compensam financeiramente.

E então, como aumentar a velocidade da internet? Ou pelo menos como melhorar a internet para que tenha um melhor desempenho? Confira as dicas que separamos para você a seguir

Saiba se a velocidadeda sua internet está de acordo com a contratada

Conforme a regulamentação da Anatel, a velocidade da internet não pode ser inferior a 40% do que foi ofertado a você pela operadora, e a média mensal não deve ser inferior a 80% do que foi contratado. Por exemplo, se você comprou um pacote de 1 MB/s, sua velocidade não pode ser inferior a 40 KB/s, e a média ao longo do mês não pode menor que 80 KB/s.

A maioria dos planos de internet oferecidos pelas operadoras de telefonia têm franquia de dados limitada, ou seja, após atingir a um certo limite de tráfego, a velocidade de conexão é reduzida. Nesse caso, a operadora é obrigada a informar o seu limite de uso de dados e a qual velocidade você terá direito quando a franquia é atingida.

Antes de tentar melhorar a internet, confira se você realmente está recebendo a internet contratada, e confira a taxa de latência (ping), download e upload. Acesse o velocímetro do Portal de Plano e faça o teste de velocidade de conexão da sua internet

Como melhorar a velocidade da internet via Wi-Fi

Para quem usa rede wireless, o roteador ou modem (alguns planos oferecem modem com serviço wireless, sem precisar comprar um roteador separado) pode ser a causa da sua internet não funcionar da forma esperada, devido ao sinal transmitido dentro da sua casa. A rede Wi-Fi tem a função de transmitir a internet entre o roteador e o seu aparelho, como computador ou celular.

Por isso, a primeira dica para melhorar a velocidade da internet é posicionar o roteador de forma que diminua a distância entre os dispositivos, deixando o roteador no cômodo que você usa a internet com mais frequência. Além disso, essa rede funciona por ondas de rádio, por isso, quanto menos móveis ou paredes estiverem bloqueando o sinal, mais forte será sua conexão. Para isso existe um aparelho chamado repetidor de sinal, para colocar entre os cômodos.

Além disso, o hardware do roteador importa. Se sua internet começou a apresentar falhas de sincronização entre aparelhos, como entre o streaming do celular a tv, verifique qual o limite de velocidade do roteador. Existem no mercado modelos de 150, 300 e 450 mbps para uso doméstico são mais comuns, e outros de conexão ainda maior.

É recomendado reiniciar o roteador de tempos em tempos, pois ele pode travar. Retire da tomada e aguarde 1 minuto, depois reinicie. Você também pode restaurar para as configurações de fábrica, seguindo as instruções da marca. Caso nenhuma dessas sugestões resolva, talvez a solução seja trocar o roteador ou modem.

Ainda sobre a rede Wi-Fi, certifique-se que ninguém está se aproveitando da sua conexão e roubando sua internet. Indicamos que troque senha para uma mais forte caso tenha essa suspeita. Quanto mais pessoas utilizando a internet simultaneamente, mais lenta ficará sua rede (mesmo dentro da sua casa).

Como melhorar a velocidade da internet com programas de limpeza do computador e desfragmentador

O acúmulo de arquivos temporários pode deixar o seu computador mais lento. Apesar do cookie acelerar o carregamento das páginas, é importante fazer a limpeza de dados de tempos em tempos para melhorar sua conexão. Existem programas que fazem muito bem essa tarefa, como o CCleaner para computador. Você também pode instalar um aplicativo de limpeza no seu celular.

Limpar o histórico do seu navegador manualmente também pode ajudar a acelerar o carregamento das páginas.

Outra opção é instalar um desfragmentador de HD, que melhora o desempenho do seu PC e o tempo de execução dos programas. Quando os programas estão fragmentados, leva mais tempo para “juntar as partes”.

Como aumentar a velocidade da internet com aceleradores

Esses programas prometem melhorias no seu navegador, fazendo algumas modificações no tamanho dos arquivos que precisam ser baixados. Ele também salva fragmentos do site para quando você acessar futuramente a mesma página, ela carregue mais rápido, se não houver modificações.

Quando a velocidade da internet é lenta, assistir a vídeos pode ser uma tarefa difícil. Ocorre um pequeno carregamento e logo trava, precisando carregar mais. Para melhorar essa situação, existem os aceleradores de vídeo, que são programas que utilizam algoritmos de otimização da conexão entre o site hospedeiro do vídeo e o seu dispositivo, diminuindo o tempo de carregamento. Um dos mais conhecidos é o SpeedBit Video Accelerator.

Para aqueles que costumam fazer downloads com frequência, como músicas, filmes e séries, existem os aceleradores de downloads. Eles “quebram” o arquivo que será baixado, tornando-o mais leve e assim, levará menos tempo para a conclusão.

Como melhorar a internet com um bom antivírus

Vírus e malwares, além de causar riscos de danos no seu PC e roubo de informações pessoais, podem sugar a sua banda larga e consequentemente acabar com sua conexão. Por isso, não deixe de instalar um bom antivírus e mantenha-o atualizado. Você pode baixar uma versão gratuita ou investir em uma versão paga.

Como aumentar a velocidade da internet sabendo quais aplicativos estão utilizando mais internet

No seu celular, existem aplicativos que têm um alto consumo do pacote de dados. Entre eles, estão: Netflix, Youtube, WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Spotify, Waze, Messenger, Chrome, entre outros.

Geralmente são aqueles que fazem carregamento de músicas, vídeos e imagens em alta qualidade. Contudo, apps que enviam notificações com frequência, como iFood, Rappi, e-mail, notícias e clima podem ser grandes vilões da sua internet.

Nas configurações do seu celular, conforme o modelo, você pode conferir quais estão consumindo mais internet e configurar o limite de uso de dados de cada um. Você também consegue configurar quais notificações deseja receber e se você deseja que façam atualizações automáticas, que consomem seus dados sem que você perceba.

Outra dica é ficar atento ao serviço de localização. Aplicativos de mobilidade urbana, como Uber, exigem que o GPS esteja ligado durante o uso. Você pode desativar o GPS enquanto não está usando esses aplicativos ou fazendo um post que exige localização, assim é possível economizar sua franquia.

Muitos aplicativos fazem uso de dados em segundo plano, ou seja, sem que você esteja usando. Isso existe para que, mesmo fechados, eles consigam te enviar mensagens. Para desativar o uso de dados em segundo plano, confira as configurações do seu aparelho.

Existem aplicativos com versões mais leves (e com a quantidade de funções limitada) que consomem menos internet, com é o caso do Facebook Lite. No computador, jogos online costumam ter o mais alto consumo, exigindo muito mais da sua internet. Se você faz uso de Torrents, fique atento ao número de pessoas que também estão fazendo download: quanto mais gente, mais rápido baixará seu arquivo.

Confira se está usando todo o potencial da sua máquina e do seu navegador

Nem sempre a internet é o grande problema com a velocidade da internet. Podemos nos esforçar para melhorar a internet, mas se o dispositivo não está ajudando, não há milagre que aconteça. Por isso, se você já seguiu todas as dicas acima e nada ajudou, é possível que seu computador esteja com alguma falha.

Faça um teste com o cabo de rede, assim você consegue enviar toda a rede de internet para sua máquina sem a interferência do sinal Wi-Fi. Se outros dispositivos funcionam corretamente, como o celular, e seu PC não, talvez seja o momento de fazer uma visita ao técnico.

Lembre-se também que seu computador precisa de atualizações do sistema operacional, assim como os programas. A escolha do seu navegador é importante, pois nem sempre o navegador padrão do Windows, o Internet Explorer, tem o melhor desempenho. É recomendado que instale o Chrome, que é mais rápido e mais seguro.

Além disso, o uso de muitas abas ao mesmo tempo pode deixar seu navegador lento. Diminua o número de abas e aplicativos usados simultaneamente e não deixe seu PC muito tempo ligado, reinicie de vez em quando. Em último caso, faça um backup na nuvem e restaure seu computador para as configurações padrão.