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Como funciona o WhatsApp for Business?

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

homem olha para a tela do celular enquanto usa notebook

Que o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares e utilizados dos últimos tempos, já sabemos. De acordo com os dados do próprio aplicativo já são 2 bilhões de usuários no mundo inteiro e mais de 120 milhões só no Brasil.

Depois de ser incorporada em 2014 ao cast de produtos do Facebook, a turma liderada por Mark Zuckerberg logo tratou de pensar em ampliar os benefícios da ferramenta para as empresas, nascendo assim, o WhatsApp Business.

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Se você deseja ampliar os canais de atendimento da sua empresa, precisa conhecer as funcionalidades desta versão e melhorar a interação com seus clientes. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é e como funciona o WhatsApp Business?

É um aplicativo criado para atender pequenos e médios negócios que está disponível gratuitamente para Android e iOS. É uma ferramenta para agregar aos canais de atendimento das empresas e facilitar a comunicação com os clientes.

As mensagens são práticas, objetivas e instantâneas, o que pode gerar negócios mais ágeis. Pelo próprio aplicativo é possível visualizar as informações básicas — número de mensagens entregues, lidas e respondidas.

No aplicativo, ao criar a conta comercial é possível incluir uma pequena descrição sobre a empresa, como os serviços prestados ou produtos vendidos, a localização, endereço de e-mail, horário de atendimento e link direcionando para o site.

As respostas automáticas podem ser enviadas com mensagens de boas-vindas ou justificativas de ausência momentânea. Há ainda um recurso de categorizar as conversas com os clientes e organizar as mensagens por ordem de relevância e prioridade.

O WhatsApp Business funciona para qualquer setor que precisa lidar com os clientes diariamente, como vendas, suporte e pós-venda. A versão comercial do aplicativo tem apresentado eficiência e bons resultados devido ao custo baixo e boa interação com o público-alvo.

Para quem é destinado o WhatsApp Business?

Específico para o público empresarial, os requisitos para começar a utilizar o WhatsApp Business são:

  • ter um empreendimento — não é necessário informar um CNPJ;
  • ter um número não vinculado ao WhatsApp pessoal — a conta comercial exige um número diferente do já cadastrado em nome de um pessoa física;
  • fazer uma descrição da empresa;
  • ter um endereço de e-mail, site ou rede social.

Como configurar a conta no WhatsApp empresarial?

Para atender seus clientes via WhatsApp você precisa antes criar e configurar uma conta diferente da utilizada na vida pessoal. Com ela você pode incluir mais um canal de atendimento e diferenciar seu negócio.

Basta seguir o passo a passo para configuração da sua conta WhatsApp Business:

  1. Baixe o WhatsApp Business nas lojas Play Store (Android) ou App Store (iPhone);
  2. Clique em “Concordar e continuar”;
  3. Aceite as permissões solicitadas;
  4. Cadastre o número da empresa com DDD;
  5. Digite o código de acesso enviado para o número cadastrado;
  6. Insira o nome da sua empresa e a foto do perfil;

Para inserir a descrição com as informações sobre a empresa no seu perfil do WhatsApp Business

  1. No canto superior direito da tela, clique em “Menu”;
  2. Em seguida clique em “Configurações”;
  3. Vá em “Configurações da empresa” e entre em “Perfil”;
  4. Clique no ícone para alterar a foto;
  5. Se você tiver um logotipo insira no campo, caso contrário, é possível recorrer aos criadores de logotipo online;
  6. Defina a localização da sua empresa no mapa — é possível inserir a localização atual ou definir uma manualmente;
  7. Selecione a categoria da sua empresa e adicione a descrição dos serviços;
  8. Adicione o horário de funcionamento, incluindo os dias da semana;
  9. Adicione o e-mail e o site da empresa.

Quais são as vantagens de fazer o atendimento pelo WhatsApp na sua empresa?

Com o WhatsApp Business você pode acabar com as incômodas filas de espera, ou seja, seus clientes não ficam esperando para serem atendidos. As respostas automáticas permitem enviar mensagens informando sobre a ausência ou que um atendente retornará em breve.

Dependendo da sua disponibilidade de orçamento é possível ainda integrar o WhatsApp Business em uma plataforma automatizada e melhorar ainda mais o atendimento ao cliente.

No entanto, somente com o uso da versão para empresa você já consegue identificar alguns benefícios:

  • proximidade do cliente – a comunicação com o cliente via aplicativo é direta, instantânea e sem aquele processo chato de transferência para outros setores o que pode tornar o relacionamento mais agradável;
  • agilidade no atendimento – fácil e ágil, assim a ferramenta cria um ritmo mais rápido para as respostas, oferecendo melhor experiência aos clientes da sua empresa;
  • possibilidade de usar chatbot e autoatendimento – caso você opte por incluir o WhatsApp Business em um sistema automatizado, pode associar o uso dessas duas funcionalidades e oferecer atendimento no formato 24h por dia 7 dias da semana;
  • redução de custos – mesmo naqueles períodos de alta demanda, como os sazonais, por exemplo, você terá um custo mais reduzido, pois o WhatsApp Business no modo automatizado ajuda a absorver boa parte do atendimento e assim, você não precisa crescer a equipe;
  • acompanhamento da performance da equipe – com os relatórios já fornecidos pelo aplicativo ou pelos indicadores de um sistema será mais fácil acompanhar o desempenho individual ou coletivo do seu time de vendas ou suporte.

Como você viu, o WhatsApp Business já  é aquela ferramenta que não pode faltar entre as soluções de aprimoramento do atendimento ao cliente. É um recurso que além de econômico, alcança com facilidade um público já bem acostumado a usar o mensageiro no dia a dia.

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais e permitir que mais empreendedores saibam como funciona o WhatsApp Business e seus benefícios para as empresas!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

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