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Velocidade de internet: você realmente recebe a conexão contratada?

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

pessoa mexe em notebook com roteador ao lado

“Eu recebo a velocidade de internet divulgada no pacote?”. “Existe uma velocidade de conexão mínima para os planos contratados?”. “Como fazer o teste de velocidade de internet?”. “Devo procurar a operadora para reclamar do serviço?”.

Com cada vez mais pessoas contratando planos de internet banda larga no Brasil, essas são dúvidas recorrentes, mas, às vezes, difíceis de responder claramente. 

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Neste conteúdo, vamos solucionar as principais dúvidas sobre o tema. Faça a leitura e entenda o que determina a velocidade de internet, quais as novas regras para o serviço e como fazer o teste para medir a qualidade da sua conexão!

O que determina a velocidade de internet?

Ao pesquisar os pacotes anunciados pelas operadoras, encontramos planos que oferecem velocidades diferentes. Então, primeiramente, é importante esclarecer que a qualidade da conexão de internet será determinada pelo pacote do serviço contratado. Existem planos básicos, que oferecem velocidades de download de 5, 10 ou 15 Mbps (Megabytes por segundo), e planos mais avançados, com velocidades de 120 ou 200 Mbps.

Porém, vale lembrar que essa velocidade definida em Mbps se refere à taxa máxima de download oferecida pela conexão, e não necessariamente à média oferecida durante maior parte do tempo. Isso quer dizer que a velocidade anunciada nem sempre estará disponível durante todo o tempo.

Além disso, entre outros fatores, a velocidade de internet ainda é determinada pelo tipo de conexão (internet via rádio, banda larga, fibra-óptica etc.), quantidade de usuários na rede e qualidade da tecnologia de conexão dos dispositivos (modems, cabos, smartphones, tablets e notebooks ou PCs). 

No entanto, com tantos fatores de influência, para proteger os consumidores e coibir as operadoras de oferecerem serviços inferiores, desde 2012 a Anatel vem implementando novas regras para melhorar os serviços de cobertura de internet no Brasil.

Quais as novas regras instituídas pela Anatel?

Hoje, orientadas pela Resolução n.º 574/2011 da Anatel, as operadoras devem garantir aos seus clientes, no mínimo, 80% da taxa de velocidade de transmissão média (referente à média mensal) e 40% da taxa de transmissão instantânea (referente à medição de velocidade a qualquer momento). 

Para que as operadoras pudessem adaptar seus equipamentos e garantir as melhorias em tempo hábil, essa taxa mínima foi aumentando progressivamente. 

Em novembro de 2012, a taxa mínima era de 60% de transmissão média e 20% de transmissão instantânea. Em novembro de 2013, ela passou para 70% de transmissão média e 30% de transmissão instantânea. E desde novembro de 2014, é de 80% de transmissão média e 40% de transmissão instantânea da velocidade contratada.

Outra regra instituída pela Anatel é que as operadoras são obrigadas a sempre oferecer, no mínimo, 10% da velocidade de conexão contratada, mesmo em período de manutenção técnica. Então, se as contas estão em dia, mas você está totalmente sem internet, cabe procurar a operadora para solicitar a taxa de conexão mínima.

Se mesmo assim você acha que sua internet está lenta, e quer saber se a operadora está cumprindo ou não o que é determinado, é preciso fazer um teste com o medidor de velocidade de internet

Como fazer o teste com o medidor de velocidade de internet?

O teste de velocidade do Portal de Planos avalia qualquer tipo de conexão de internet banda larga, fibra óptica ou via satélite e pode ser feito em qualquer dispositivo com acesso à internet. Ele mede 3 indicadores básicos para avaliar a qualidade de conexão. São eles: 

  • velocidade de download ― índice de potencial para baixar arquivos;
  • velocidade de upload ― índice de potencial para enviar arquivos; e
  • latência (ou ping) ― índice de tempo gasto para estabelecer comunicação entre o dispositivo e a rede.

Fazer o teste com o medidor de velocidade é muito simples. Mas, antes, para conseguir um resultado mais preciso, alguns cuidados que evitam erros de medição são recomendados. 

Primeiro, desconecte todos os dispositivos que podem estar simultaneamente usando dados da rede de internet. Em seguida, escolha um dispositivo para realizar o teste e feche todas as abas e aplicações que possam sobrecarregar a conexão. Por fim, abra o link para o teste de velocidade do Portal de Planos e verifique o status em apenas alguns minutos.

Com o resultado do teste, basta comparar as taxas dos índices obtidos com as prometidas pelo pacote contratado. Se o resultado for inferior a 40%, cabe entrar em contato com a operadora e fazer uma reclamação formal.

Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais, ajudando também amigos e colegas a descobrirem se eles estão recebendo uma velocidade de internet abaixo do que deveriam. Assim, você ajuda mais pessoas a conseguir uma conexão melhor e contribui para o aprimoramento das telecomunicações no Brasil!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

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