Internet
Leitura 6 min

O que é DHCP? Saiba como funciona e para que serve

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

pessoa configurando roteador de internet

Você já ouviu falar no protocolo DHCP? Saiba que o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol ou, em tradução livre, Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede) influencia diretamente em sua conexão com redes! Mas, afinal, o que é o DHCP? Saiba como o protocolo funciona e mais detalhes sobre essa tecnologia!

O que é DHCP?

O servidor DHCP é o responsável por oferecer uma conexão dinâmica entre redes, fornecendo endereço de IP, Gateway Padrão, máscara de sub-rede e outros. O DHCP surgiu como sucessor do BOOTP em 1993, e desde então assumiu seu papel nas redes e conexões. 

Para resumir as funções do servidor e explicar, de uma vez por todas e de forma facilitada o que é o DHCP, ele funciona como uma forma de automatizar os serviços de TI, mexendo diretamente nos endereços de IP da rede em questão.

Com esse mapeamento, fica muito mais fácil conectar impressoras sem fio, ter acesso à transmissão de internet Wi-Fi e qualquer ação que necessite de uma conexão em rede (ou seja, sem fio) para conectar aparelhos entre si.

Conheça os melhores planos de internet!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

O que é endereço de IP?

Mas, afinal, o que é endereço de IP? O endereço de IP refere-se à “Internet Protocol” (Protocolo de Internet, em tradução). O IP é uma identificação única do aparelho, uma numeração que possibilita que um dispositivo seja reconhecido de forma individual quando conectado numa rede. Esta numeração é composta por 4 blocos de números, que vão do 0 a 225, como por exemplo, 0.0.0.0., 225.225.225.225, 1.2.3.4.

A existência do IP é de extrema importância, pois desta forma, os aparelhos podem se identificar e, logo, se conectar. O IP fica vinculado a todas as suas atividades online, e é possível saber de onde as informações vieram, quem as recebe e quem as solicita. A conexão com a internet e toda a ligação entre os dispositivos, ocorrem pois o endereço de IP existe.

O endereço de IP pode receber 2 designações: IP interno (IPv4) e IP externo (IPv6). O IPv4 trata-se de um conjunto de protocolos, que permite que um dispositivo se conecte a outros da mesma rede local (por exemplo, um notebook e uma impressora, conectados na mesma rede e conectados entre si). Já o IPv6 funciona de maneira mais global, identificando máquinas individualmente no mundo todo. 

Como funciona o DHCP?

Cada dispositivo, ao se conectar a um roteador, recebe o IP daquele roteador. Logo, o seu celular ou computador, ao se conectar a uma rede por um roteador de um restaurante, livraria ou trabalho, recebe o IP que varia do roteador deste local. Mas a grande pergunta é: para que serve o DHCP?

O DHCP é responsável por distribuir estes IP e realizar a rápida conexão de vários aparelhos a uma mesma rede. Sem o DHCP, as conexões pediriam muito mais informações que precisariam ser preenchidas manualmente, o que toma tempo, informações muito específicas e abre margem para erros. 

Então, apesar de pouco conhecido, o DHCP é uma ferramenta importantíssima no cotidiano dos usuários de tecnologia. Se você já se perguntou o que é o DHCP no roteador, saiba que ele facilita sua vida diariamente!

Além de distribuir IP, o DHCP possui várias outras funções. Ele também permite que os administradores de uma rede configurem uma grande quantidade de máquinas simultaneamente, sem necessidade de configurar de forma manual especificidades em cada aparelho - como restrições ao acesso e internet para determinados dispositivos, entre outros.

Uma grande ferramenta tecnológica, não é mesmo?

Modos de funcionamento

O protocolo DHCP pode ser configurado por alguém especializado, de maneira que o administrador da rede achar mais vantajoso. Há 3 modos de funcionamento para o DHCP: automático, manual e dinâmico. 

O modo automático é o protocolo mais simples dentre os 3, e possibilita que muitos aparelhos na rede sem dificuldades. Uma quantidade de IP é definida e toda vez que um novo dispositivo entra na rede, um IP que não está sendo utilizado e o entrega para a máquina, o que viabiliza que o usuário usufrua das informações daquela rede e se conecte à internet daquela fonte, de forma simultânea a outras pessoas.

No modo manual do DHCP, o protocolo é mais específico e permite que o administrador da rede crie mais restrições, caso deseje. Os IP são obrigatoriamente atrelados ao MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede, o que força o usuário a utilizar somente o IP configurado.  Este modo é mais utilizado quando há necessidade de um IP fixo e restringir o acesso à pessoas não autorizadas. 

Uma tabela de MAC e IP é configurada previamente no servidor de rede ou roteador. Se somente MAC conhecidos por IP forem usados, computadores desconhecidos externos não serão autorizados a receber um IP automaticamente, protegendo a rede de pessoas não autorizadas.

Já o modo dinâmico é bem similar ao modo automático, porém com uma diferença no tempo de uso da rede. No modo dinâmico, o administrador da rede pode escolher um pré-determinado período de tempo para que os usuários utilizem a rede, e posteriormente, o acesso é cancelado.

Configurar DHCP

Para configurar o protocolo DHCP, basta seguir alguns simples passos:

  • Acesse como administrador;
  • Buscar locais de rede na área de trabalho;
  • Procurar com o botão direito do mouse o ícone de locais de rede;
  • Buscar opção de propriedade;
  • Selecionar a opção de rede local;
  • Escolher protocolo TCP/IP;
  • Buscar opções dentro do protocolo TCP/IP;
  • Assinalar a opção de obter um endereço IP automaticamente.

Já conheciam todos os benefícios do protocolo DHCP? Fiquem por dentro de todas as inovações desta facilitadora tecnologia!! Entenda, também, tudo sobre provedores de internet!

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Bianca Broncher

Leitora assídua e redatora por amor à escrita, Bianca Broncher faz parte do time de redatores do Portal de Planos. Apaixonada por diferentes formas de comunicação, Bianca se dedica a escrever de maneira a agregar valor com seus conteúdos e ajudar as pessoas a entenderem até mesmo os conceitos mais técnicos em forma de uma história simples e intuitiva. Apesar de já ter escrito sobre diversos temas, têm se especializado na área de telecomunicações.

Conheça mais sobre a autora
artigos/o-que-e-dhcp
4.820