Internet
Atualizado em
Leitura 5 min

O que é CDN? Saiba tudo sobre Content Delivery Network

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

pessoa mexendo no computador com ícones de internet arte

Você sabe o que é CDN? Colocar um site no ar parece fácil, mas o grande desafio está em garantir uma boa velocidade para otimizar o tráfego. Isso quer dizer que a qualidade e localização do servidor em que o site está armazenado, influencia os resultados.

Nesse contexto, é a CDN que proporciona um melhor desempenho, considerando o carregamento rápido de uma página, graças a esse recurso. Um servidor muito distante geograficamente compromete e muito a usabilidade e mais ainda as chances de conversão.

O objetivo deste post é que você saiba o que é CDN e como ele é importante para performar melhor um site. Continue lendo e veja como funciona e porque usar esse auxílio em sua página!

Planos de Internet Fixa(Residencial)

O que é CDN?

A CDN ou Content Delivery Network que na tradução significa Rede de Distribuição de Conteúdo, é um recurso que serve para otimizar as páginas de um site. Com isso, ele permite o armazenamento em cache e assim melhora a performance de um site.

São três os tipos de CDN:

  • protocolos de serviço de conteúdo: redes hospedadas que são projetadas e gerenciadas para a veiculação do conteúdo de um site;
  • ponto a ponto (P2P): redes configuradas entre computadores pessoais;
  • redes privadas: aquelas que funcionam como um cluster próprio de servidores.

Como a CDN funciona?

Para ter um tráfego bom e otimizado, com carregamento rápido, um site precisa de uma velocidade compatível. A CDN exerce a importante função de possibilitar esse desempenho, melhorando a atuação do site e, consequentemente, seu rankeamento nos buscadores.

Isso quer dizer que o principal objetivo da CDN é reproduzir o conteúdo armazenado no servidor central, para que seja salvo em locais diversos, espalhados pelo planeta, conhecidos como Pontos de Presença, os PoP.

Como nesses Pontos, duas redes se conectam entre si, é a CDN quem acelera o processo e impede que o conteúdo retorne ao servidor central para só então ser visualizado pelo usuário, otimizando a página e oferecendo uma experiência mais agradável.

Vamos imaginar um usuário em São Paulo tentando acessar o conteúdo de um servidor localizado no Canadá. Sem a CDN, o acesso seria mais lento, e o visitante acabaria migrando para um site que permitiria navegação mais rápida.

Tudo que a CDN faz é encontrar um servidor mais próximo e garantir a exibição em uma velocidade e taxa de transferência com latência menor. Nesse momento são usados diversos servidores para distribuir e carregar os conteúdos, o que inibe os picos de tráfego. 

Podemos dizer que a CDN é o eixo de um grupo de servidores de hospedagem com base mundial e compartilhamento de páginas no intuído dar maior velocidade ao tempo que um conteúdo leva para carregar dentro do site.

Por que usar a CDN no seu site?

Não basta apenas saber o que é CDN, mas entender sua utilidade, ou seja, quais os motivos para implementar esse recurso. Listamos alguns dos principais motivos que fazem da CDN uma importante estratégia de otimização do site e aumento do tráfego para geração de negócios.

Aumenta a velocidade do site

A velocidade tem grande relevância na experiência do usuário, sendo um diferencial competitivo. Imagine que para ter um site de qualidade, capaz de gerar tráfego e conversões, você precisa garantir o carregamento rápido das páginas e reter o visitante por mais tempo.

Redução de custos

O uso da CDN pode minimizar os gastos com infraestrutura – largura de banda e do servidor – e permitir maior previsibilidade financeira, já que alguns provedores costumam cobrar mensalmente ou até mesmo disponibilizar o recurso sem cobrança.

Efetividade das estratégias de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou ainda, Otimização para Mecanismos de Busca, uma estratégia que ajuda o usuário a encontrar uma página com mais facilidade. Ter um site veloz e otimizado é fundamental para ranquear bem em buscadores com o Google.

A gigante da internet, inclusive, valoriza sites eficientes, que oferecem a usuários e clientes uma experiência rica. A tendência é que o usuário, satisfeito com a navegação, passe mais tempo na página, interagindo com o conteúdo publicado.

Maior segurança

A agilidade de atuação da CDN impede que ameaças e ataques DDoS consigam uma brecha para interferir na segurança da rede. O recurso obtém um tempo de resposta mais curto, possibilitando inclusive configurar o SSL – Secure Sockets Layer, para viabilizar a criptografia do tráfego entre a CDN e o usuário final.

Da mesma forma acontece com a CDN e os servidores de origem, quando são usados certificados personalizados ou disponibilizados pela CDN.

Como usar uma CDN?

O ideal é começar a utilizar a CDN assim que o site for criado e entrar no ar, mas caso sua página já esteja funcionando e com problemas de tráfego é hora de ir além do que o que significa CDN e aprender a usar esse recurso tão eficiente.

Você vai precisar escolher um provedor, o que deve ser feito de acordo com o que você tem disponível para investimento, além da demanda de tráfego do site. A escolha vai depender do tamanho do seu site em termos de volume de solicitações de acesso a conteúdos.

Existem diversas alternativas no mercado, sendo variável para grandes ou pequenos negócios. Depois de escolhido o provedor, você precisa instalar o CDN e talvez seja necessário contar com o auxílio de um técnico que saiba interpretar e seguir as orientações para configurar corretamente.

Por mais fácil que possa parecer, entender a linguagem tecnológica vai demandar um tempo bem maior do que se você terceirizasse esse processo. O profissional vai orientar sobre o melhor provedor para o seu site e executar o passo a passo sem margem de erros.

Agora você já sabe o que é CDN e como a solução é de grande utilidade, trazendo excelentes resultados a partir do uso otimizado do seu site por usuários dispostos a algum tipo de negócio. Quanto melhor o desempenho da página, maior será o tráfego e as possibilidades de conversão, potencializando seu objetivo de engajamento e vendas.

Gostou do post? Que tal então compartilhar nas suas redes sociais para que mais pessoas também saibam o que é o CDN e como ele pode ser importante no gerenciamento de um site!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!