Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Qual é a melhor internet via satélite?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Homem utilizando o computador.

Os serviços de internet expandiram muito nos últimos anos aumentando as possibilidades e tecnologias para oferecer aos clientes, maior performance e cobertura, mesmo para as regiões mais distantes dos grandes centros urbanos.

A internet via satélite é uma ótima solução para quem deseja eficiência e praticidade independe de onde mora ou trabalha. E deseja usufruir dos benefícios da conectividade, que é indispensável, seja para trabalho, estudo ou lazer.

Muitas são as opções para contratar um plano, mas você sabe qual a melhor internet via satélite? É essencial estar por dentro do assunto para acertar na hora de escolher o seu pacote de internet. Confira neste post tudo que precisa saber!

Como funciona a internet via satélite?

A conexão acontece por meio de uma ponte entre o servidor central da operadora e um satélite que orbita a Terra, com a utilização de antenas parabólicas, que são responsáveis por receber e enviar os sinais, em um tipo de conexão denominada bidirecional.

Essa comunicação entre a antena instalada no local onde a internet foi contratada, satélite e o servidor da operadora pode parecer um caminho longo e lento, porém, com a tecnologia envolvida no processo, ela acontece com alta velocidade.

Para ter internet via satélite em casa é necessário apenas de uma antena, semelhante à utilizada para TV por assinatura e um modem. Há também a possibilidade de ter o serviço Wi-Fi, o que permite maior liberdade e mobilidade.

Quais as vantagens e desvantagens?

A internet via satélite, assim como outros tipos de conexão, tem as suas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes de contratar o serviço. São aspectos que precisar ser conhecidos previamente para ter melhor aproveitamento.

Conheça as principais vantagens e desvantagens da internet via satélite!

Vantagens

A principal vantagem dessa modalidade de conexão é que ela pode ser fornecida para regiões distantes e permite a utilização de vários usuários por meio do Wi-Fi. É uma opção vantajosa para quem mora distante das grandes cidades, pois exige pouca estrutura e equipamentos, se tornando um recurso prático.

Em muitas cidades e vilarejos não tem internet por cabo de fibra óptica e a conexão via rádio, além de sofrer interferências, depende de grandes antenas que são estruturas que podem não existir nessas regiões.

Desvantagens

As desvantagens da internet via satélite são a possibilidade de interferências no ar, como chuva, vento, nuvens e sinais de rádio, que podem comprometer a transferência dos dados e gerar instabilidade. Também tem alta latência, que consiste no tempo de troca de dados entre os dispositivos conectados e o satélite.

Além disso, é uma opção mais cara em relação aos outros tipos de conexão e os planos costumam ter franquia de dados, como acontece nos planos de telefonia móvel. Entretanto, sempre é possível encontrar condições que permitem ter acesso livre em determinados períodos do dia.

Quais operadoras oferecem a internet via satélite?

Muitas operadoras disponibilizam a internet via satélite para regiões que não tem estrutura para conexão por cabos. Como é um serviço bastante abrangente, saber qual a melhor operadora é importante para ter um plano que atenda às suas necessidades.

É uma decisão que os custos não devem ser o único fator de influência na decisão de compra, é importante contar com um plano que ofereça benefícios, boa prestação de serviços e velocidade de conexão, alinhados a um preço justo.

Cabe ressaltar que os planos e as franquias podem variar de acordo com a operadora e a região, por esse motivo, é fundamental verificar quais os serviços disponíveis no seu estado e cidade. As principais operadoras do mercado de telecomunicações oferecem planos via satélite.

Algumas delas são:

Analisar todos os aspectos e condições das operadoras é importante para saber qual o melhor plano, por isso, faça comparativos dos pacotes e serviços, verifique os provedores próximos e dê atenção aos mais reconhecidos pela qualidade.

Qual a melhor internet via satélite?

A tecnologia via satélite é foi desenvolvida para proporcionar conectividade em locais remotos e mais uma alternativa para usufruir dos benefícios da internet. Como em outros serviços de telecomunicação, ter qualidade é importantíssimo para a sua satisfação.

Fator indispensável para esse objetivo é contar com uma empresa reconhecida e que forneça suporte necessário para uma internet rápida e de qualidade. É a melhor maneira de se manter conectado sem dor de cabeça.

A Viasat se destaca por levar a melhor internet via satélite para todo o Brasil, ou seja, atende em todas as regiões do território nacional com alta tecnologia que permite uma conexão rápida para atender as necessidades, independentes do seu perfil de uso.

Os planos da Viasat são de 10 e 25 megas de velocidade e independente da opção, você tem WhatsApp ilimitado e o modo noite livre, onde a navegação de 2 horas até às 7 horas da manhã é livre e não desconta na franquia.

As opções são ideias para atender residências, empresas e internet comunitária, levando qualidade e conectividade para todos os lugares, contribuindo para proporcionar o acesso a um recurso indispensável para estudar, trabalhar e até mesmo se divertir.

Se você deseja saber mais sobre a Viasat e os detalhes dos planos da operadora, o meio mais fácil e prático é o site do Portal de Planos. Nele é possível analisar tudo de forma centralizada e com todos as informações atualizadas e confiáveis.

Além de fornecer tudo sobre a Viasat, vantagens dos planos, dúvidas frequentes e como usar a franquia de cada alternativa, é possível ver tudo que precisa sobre os serviços de telecomunicação em um só lugar. 

Como você percebeu, saber qual a melhor internet via satélite é fundamental para evitar transtornos e ter mais qualidade nos serviços, e assim, usufruir de todos os benefícios que a tecnologia e a conectividade proporcionam para vida de todos.

Se curtiu o post e quer saber mais sobre a internet via satélite, acesse agora mesmo o site do Portal de Planos e conheça os planos Viasat. É a melhor maneira de ficar bem informado e ter transparência para escolher o melhor para você!

 

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.