Dicas
Atualizado em
Leitura 4 min

Já conhece o programa internet para todos?

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

crianças usando celular em grupo

O programa Internet para Todos visa democratizar o uso da internet, tornando o acesso possível para todos os brasileiros. Você consegue imaginar como seria ficar mais de 24h fora da internet hoje em dia? Seja para buscar entretenimento, estudar ou até mesmo trabalhar, a rede se tornou essencial no dia-a-dia de grande parte da população mundial.

Mesmo com um impacto tão grande, de acordo com a Radioagência Nacional, 1 em cada 5 brasileiros não possui acesso à internet. Descubra como o Internet para Todos pretende acabar com essa desigualdade e trazer benefícios para todo o país!

Planos de Internet Fixa(Residencial)

Como funciona o programa Internet para Todos

Buscando facilitar o acesso à internet para famílias e pessoas de baixa renda, o Internet para Todos começou em janeiro de 2018 e tem como principal objetivo trazer esse serviço a um preço acessível e prover conexão para municípios e localidades onde os moradores não conseguem ter acesso adequado, para que todos possam ter o benefício de usar a internet.

Para colocar o projeto em prática, os responsáveis pela ideia do programa fazem uso da internet via satélite SGDC, que está em órbita desde 2017 e pode prover conexão estável para as áreas mais remotas, onde a internet costuma não apresentar bom desempenho.

Assim as empresas, que podem escolher se preferem prover o serviço por conta própria ou se desejam trabalhar em parceria, podem cobrar preços mais baixos do que o normal para os que participam do programa. Além disso, o programa também provê internet grátis para todos para os mais variados tipos de espaços públicos: locais como hospitais e escolas têm o benefício da internet gratuita.

Benefícios do programa Internet para Todos

Além de prover conexão à internet com preços reduzidos, o programa Internet para Todos também vai alavancar outras áreas do mercado, que apresentarão crescimento nas áreas rurais se tiverem uma tecnologia adequada.

Um exemplo das pessoas que serão beneficiadas pelo projeto são os pequenos produtores agrícolas, que conseguirão mais integração e formas mais eficazes de trabalhar e de divulgar seus produtos graças ao acesso maior à tecnologia, além de proporcionar melhorias na área da educação ao prover internet para muitos alunos.

Para conseguirem fazer tudo isso, as parcerias do Ministério da Ciência para a realização do projeto são com o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

Como participar

Entrar no programa pode não ser tão simples, mas fique não se preocupe: nós te explicaremos como participar!

Quem é elegível para o Internet para Todos?

Para participar do Internet para Todos, é necessário que a pessoa interessada verifique se o programa está disponível no município onde mora, pois o programa é realizado em conjunto com a prefeitura das cidades participantes.

Você pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para se informar e saber se o programa funciona no local onde você mora e, assim, se inscrever para começar a usufruir do benefício da internet mais barata. 

Ao contrário de alguns benefícios que exigem comprovantes de renda e apresentam partes muito burocráticas, não há uma lista de requisitos para que você possa ser ou não elegível a participar do programa. O intuito do Internet para Todos é poder prover internet com preços acessíveis a todo e qualquer cidadão brasileiro que viva em uma cidade com parceria fechada com o programa e queira se inscrever.

Quais são as operadoras participantes?

Apesar do Internet para Todos ter abrangência em muitas áreas onde as operadoras ainda não chegaram, alguns municípios menos rurais já aderiram ao programa. Já que as operadoras parceiras têm alguns benefícios como a isenção de impostos e recebem um apoio do programa com a infraestrutura necessária para realizar o serviço no local, é provável que algumas operadoras provedoras de internet na sua cidade já tenham se filiado.

Portanto, após se certificar de que o seu município já tem parceria com o projeto, você precisará entrar em contato com as operadoras disponíveis na sua localidade para checar se o benefício está disponível. Confira o número das operadoras

O programa oferece internet gratuita?

Muitas pessoas acabam se confundindo em relação ao preço oferecido pelo programa internet para todos, e a dúvida que fica no ar é: então, o programa disponibiliza internet de graça para todos?

Apesar de oferecer pontos de internet gratuita em locais públicos devido às parcerias com os Ministérios da Saúde e da Educação, o que disponibiliza esse serviço de graça em escolas e hospitais, além de aldeias indígenas e outros tipos de locais, a internet particular oferecida pelo programa não é gratuita.

Os preços variam de acordo com quanto as operadoras filiadas ao projeto na sua cidade podem cobrar. Porém, como o intuito do projeto é levar internet acessível a famílias e indivíduos que não têm condições de pagar muito, é oferecido um apoio às empresas parceiras para que o preço seja reduzido. Sendo assim, o custo da internet para os que assinam o serviço pelo programa é o mínimo possível.

Minha cidade não tem parceria com o programa. E agora?

Para que os municípios se filiem ao programa e comecem a oferecer os serviços do Internet para Todos aos moradores, é necessário que o prefeito cadastre a cidade na lista. Como não há um mecanismo de seleção para determinar quais localidades podem ou não participar do programa, essa não é uma tarefa difícil.

O que o prefeito da sua cidade precisa fazer para candidatar o município aos benefícios do programa é enviar um ofício para o Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que pode ser enviado por meio dos correios ou via e-mail.

Após o cadastro, basta determinar o local onde a antena será instalada e, então, os moradores terão acesso aos benefícios. O único requerimento para que uma cidade participe do projeto é que os provedores de internet locais façam sua parte, dando suporte aos moradores por meio do apoio que receberão dos órgãos responsáveis.

Caso você more em uma cidade pequena, onde é possível ter contato com os representantes facilmente, tente entrar em contato com a prefeitura ou diretamente com o prefeito e sugira a possibilidade de cadastrar a cidade no programa Internet para Todos e conheça as vantagens que o programa pode oferecer!

Agora que você já sabe como o programa funciona e seus maiores benefícios, compartilhe esse post nas redes sociais para que mais pessoas também possam conhecer essa iniciativa!

FAQ Wi-Fi para carros - Perguntas frequentes

Quanto custa Wi-Fi no carro?

Para utilizar o Wi-Fi no carro a partir de equipamentos mais simples, como o modem 4G, os valores começam em torno de R$150,00 + a assinatura de internet. Se você busca por mais economia, uma opção é utilizar o celular como hotspot, onde o custo é apenas da franquia de internet contratada.

Como funciona o Wi-Fi para carros?

É possível ter Wi-Fi no carro com diversos dispositivos, como modem 4G, roteador sem fio e até mesmo com uma transmissão através do próprio smartphone. Alguns carros mais modernos também contam com a opção de receber a conexão sem a necessidade de um aparelho extra.

Quais carros têm internet?

Você encontra disponibilidade de conexão à internet em carros como BMW, Chevrolet, Fiat e Jeep.

Como colocar internet no trailer?

Para colocar internet no trailer você pode optar por adquirir um modem 4G ou um roteador portátil. É necessário, também, adquirir um chip da operadora de sua preferência e contratar um plano de internet para utilizar no aparelho.

Bianca Broncher, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Bianca Broncher

Leitora assídua e redatora por amor à escrita, Bianca Broncher faz parte do time de redatores do Portal de Planos. Apaixonada por diferentes formas de comunicação, Bianca se dedica a escrever de maneira a agregar valor com seus conteúdos e ajudar as pessoas a entenderem até mesmo os conceitos mais técnicos em forma de uma história simples e intuitiva. Apesar de já ter escrito sobre diversos temas, têm se especializado na área de telecomunicações.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚀 Promoção Tempo Limitado: Claro Internet 350 MB apenas R$99,90!