Já imaginou comprar em uma loja física sem precisar pegar o cartão ou dinheiro na carteira para fazer o pagamento? Com o Google Pay isso é possível. Graças a tecnologia de Near Field Communication (NFC), ou Comunicação de Campo Próximo em tradução livre, você pode usar o seu celular ou relógio para pagar por compras realizadas em lojas físicas e online.
No texto de hoje vamos explicar o que é e como funciona esse serviço do Google e em quais lugares você pode utilizá-lo. Acompanhe!
O que é e como funciona o Google Pay?
O Google Pay é um app de pagamentos que funciona como uma espécie de carteira digital. Com ele, você consegue armazenar seus cartões de crédito, débito, vale-presentes, programas de fidelidade, entre outros para realizar transações em lojas físicas e online.
Para isso, basta instalar o aplicativo no celular ou smartwatch e cadastrar um ou mais cartões para efetuar suas compras. Por ser um serviço do Google, ele só pode ser utilizado em aparelhos Android com sistema operacional 4.4 ou versões mais atualizadas.
Além disso, como os pagamentos utilizam a tecnologia de NFC (Near Field Communication) para estabelecer a comunicação entre dispositivos e máquinas de cartão, é preciso que o seu telefone tenha essa funcionalidade de fábrica. Normalmente, modelos de telefone intermediários, como Motorola Moto G9 Play, LG K52 e Xiaomi Redmi 9, já possuem esse recurso.
Onde é possível usar o Google Pay?
Apesar de ser caracterizado como um meio de pagamento digital, o app do do Google pode ser utilizado tanto em compras pela internet quanto em estabelecimentos físicos. Para isso, basta que o local tenha uma maquininha de cartão contactless, ou seja, que aceite pagamento por aproximação.
Nesse momento você pode estar se perguntando: mas eu já tenho um cartão do meu banco com essa tecnologia, então qual a vantagem de usar o Google Pay? Nesse caso, a principal diferença é que o aplicativo permite que você pague as suas compras com o próprio telefone, sem a necessidade de cartões físicos para finalizar a operação. Logo, mesmo que você não esteja com a sua carteira por perto, por exemplo, é possível comprar em lojas físicas usando o app.
Já na internet, é ainda mais simples. Se o site que estiver acessando exibir o botão “Pagar com Google Pay” no momento de finalizar a compra, é possível que você pague usando esse serviço.
Quais bancos oferecem o Google Pay?
Por ser considerada uma tecnologia nova, nem todos os cartões no Brasil oferecem integração com o Google Pay. Por isso, é importante verificar se o seu banco conta com alguma opção compatível com o aplicativo. Veja a seguir uma lista com algumas instituições que já disponibilizam esse serviço aos seus clientes:
- Bradesco (cartões Visa Crédito, Visa Débito, Elo Crédito e Elo Débito);
- Banco do Brasil (cartões Visa Crédito, Visa Débito, Elo Crédito e Elo Débito);
- Inter (cartões Mastercard Crédito e Mastercard Débito);
- Itaú (cartões Mastercard Crédito, Mastercard Débito, Visa Crédito, Visa Débito e Credicard);
- Neon (cartões Visa Crédito e Visa Débito);
- Next ((cartões Visa Crédito e Visa Débito);
- Nubank (cartões Mastercard Crédito e Mastercard Débito).
Como configurar o Google Pay no celular?
Para começar a usar o Google Pay, é preciso criar uma conta no app e cadastrar pelo menos um cartão de crédito ou débito. Mas fique tranquilo, pois esse é um processo bem simples e fácil de ser feito. Entenda como funciona no passo a passo a seguir:
- Baixe o aplicativo na Play Store;
- Selecione uma conta Google para iniciar a configuração e prosseguir;
- Depois, na primeira tela, clique em “Começar”;
- Nesse momento, o app pedirá permissão para acessar sua localização. Caso você aceite, ele pedirá para acessar também seu histórico de localização. Escolha se deseja ativar ou não essa função;
- Em seguida, já na tela principal do Google Pay, toque em “Adicionar um cartão” para cadastrar seu cartão;
- Nesse momento, você pode optar pela captura automática dos dados do cartão ou inserir manualmente as informações;
- Pronto! O seu cartão já estará cadastrado e você já poderá fazer compras físicas ou online utilizando o app de pagamentos do Google.
Vale lembrar que é possível cadastrar quantos cartões desejar no aplicativo, visto que não há nenhum limite nesse sentido. Além disso, você pode alternar o uso entre eles, basta fazer essa escolha antes de realizar seus pagamentos.
Como pagar com Google Pay?
O primeiro passo é ter o aplicativo devidamente configurado no celular Android, como mostramos anteriormente. Depois disso, será muito simples realizar pagamentos por aproximação sem a necessidade de ter cartões ou dinheiro em espécie.
Em lojas físicas, basta desbloquear e abrir a tela inicial do seu telefone, aproximá-lo da maquininha de cartão do estabelecimento e aguardar até que a notificação confirmando a transação chegue no smartphone. Geralmente, essa operação leva em torno de cinco segundos para ser concluída e você não precisa abrir o app ou digitar qualquer senha para finalizar a operação.
Já em sites ou aplicativos próprios de marcas, é preciso apenas selecionar a opção de pagar com o Google Pay, na hora de finalizar a compra, para concluir o pagamento. Os dados do cartão são sincronizados automaticamente e não é preciso inserir manualmente nenhuma informação para finalizar a compra.
Quais lojas que aceitam o Google Pay?
O Google Pay já é aceito em milhões de lugares pelo mundo. Inclusive, você pode usar a sua carteira digital para fazer compras em viagens internacionais, uma vez que mais de 40 países já reconhecem esse tipo de pagamento.
Conheça a seguir algumas redes de lojas no Brasil que você pode pagar utilizando o app do Google:
Lojas físicas
- Carrefour
- Casa do Pão de Queijo
- Droga Raia
- Postos Ipiranga
- Rei do Mate
- Hering
- Drogasil
- Kalunga
- Sony
Apps e sites
- Adidas
- Claro
- Decolar
- Hering
- Dzarm
- Hotmart
- Hotel Urbano
- iFood
- Ingresso.com
- Magazine Luiza
- Rappi
- Vivo
- Peixe urbano
O Google Pay é seguro?
Com certeza essa é uma preocupação de muitas pessoas. Afinal, estamos falando de um aplicativo que reúne dados bancários de usuários. No entanto, como o Google trabalha com um dos sistemas de segurança mais modernos e avançados do mundo, o app de pagamentos é muito confiável e não coloca suas informações em risco.
Todas as transações são realizadas por meio de códigos criptografados associados aos dispositivos dos usuários. Logo, nenhum dado de cartão é diretamente compartilhado com lojas ou sites quando você usa o Google Pay para realizar pagamentos.
Além disso, caso perca seu celular, é possível bloquear o serviço acessando a sua conta do Google em qualquer navegador de internet. Portanto, as chances de ter problemas são baixas e você estará seguro usando o app para fazer suas compras.
Como vimos, o Google Pay é um aplicativo de carteira digital que pode trazer ainda mais comodidade e praticidade para o seu dia a dia. Esperamos que as dicas deste texto possam ter ajudado você a entender mais sobre como funciona esse tipo de serviço. Caso tenha gostado do conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas a conhecerem o app de pagamentos do Google.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.