Dicas
Atualizado em
Leitura 4 min

Como usar o WeTransfer para enviar arquivos grandes?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Muitas vezes, nós precisamos enviar arquivos mais pesados para um contato — fotos e vídeos ou documentos importantes de trabalho, por exemplo —, mas o Gmail só permite anexos com até 25 MB e o WhatsApp, 100 MB. Ainda bem que existem outras opções na internet, que dão suporte para envios maiores. 

Uma das mais interessantes é o WeTransfer: um serviço gratuito para enviar arquivos com até 2GB — ou seja, praticamente tudo que você quiser enviar. Ele é muito utilizado por pessoas e empresas há alguns anos e tem se tornado mais essencial ainda, agora que a maioria dos trabalhadores está em home office. 

Sendo assim, esse aplicativo é uma forma muito fácil de enviar documentos mais pesados para seus colegas, sem depender apenas do e-mail ou WhatsApp. Se você quer saber como usar o WeTransfer, continue a leitura do nosso guia. 

Como usar o WeTransfer no PC

O WeTransfer é gratuito, muito rápido e fácil de utilizar — depois da primeira vez, você já vai saber como usá-lo de olhos fechados. Ele funciona de forma bem simples: você envia o arquivo do seu computador para o site e a pessoa recebe um link do WeTransfer para baixar o que você enviou no computador dela. Dessa forma, em poucos minutos, documentos de até 2GB chegam aonde você quiser. 

Eu preciso fazer algum cadastro para usar o WeTransfer?

Não! Você não precisa fazer nenhum cadastro ou pagar qualquer taxa para usar o serviço. Você precisa informar seu e-mail no formulário, para que o seu contato saiba quem está enviando o arquivo, mas é só isso. 

Se você quiser, é claro, existe uma opção de fazer a conta grátis do WeTransfer — que traz algumas opções a mais. Além disso, existe uma versão paga, o WeTransfer Pro, com ainda mais funcionalidades — mas a versão grátis, sem cadastro, já faz tudo que a maioria das pessoas precisa. Então, se você quer usar o WeTransfer grátis, da forma mais simples, é só prestar atenção no passo a passo a seguir:

  1. Abra o site do WeTransfer no seu computador;
  2. Na primeira vez, o site vai pedir para você clicar em um botão de "Concordo";
  3. No menu à esquerda da tela, você vê um botão "Adicionar Ficheiros", certo? É aí que você clica para escolher os arquivos que você quer enviar. 
  4. Na tela com seus documentos, você escolhe quantos arquivos, fotos e vídeos quiser enviar, até a cota de 2 GB (o WeTransfer avisa quando você passa do limite). Depois que selecionar, clique em "Abrir". Observe que os nomes dos arquivos vão aparecer em uma listinha, na tela do WeTransfer.
  5. Se você achar mais fácil, é possível arrastar os arquivos da sua pasta de documentos até a tela do WeTransfer. É só arrastar e soltar os arquivos em qualquer lugar da tela. 
  6. Digite o e-mail da pessoa para quem você quer enviar os arquivos. Você pode digitar mais de um e-mail, se precisar enviar os mesmos documentos para vários colegas;
  7. Digite o seu e-mail, para que a pessoa saiba que foi você quem enviou.
  8. Se você quiser, pode mandar também uma pequena mensagem — explicando o porquê do envio, por exemplo —, mas isso é opcional. 
  9. Depois, é só clicar em "Transferir". Não feche o site ainda, porque ele precisa processar o seu arquivo.

Vai aparecer uma porcentagem na tela, que mostra o processamento do arquivo pelo WeTransfer. Depois que ele chegar em 100%, vai aparecer uma mensagem de confirmação na sua tela. Isso quer dizer que a sua transferência já está no servidor do WeTransfer e já foi enviada para o seu contato. Agora, você pode fechar o site sem problemas.

A pessoa vai receber um e-mail, avisando que você enviou um arquivo para ela pelo WeTransfer (e você também recebe uma cópia desse e-mail, confirmando que a transferência foi feita corretamente). Dentro do e-mail, tem um link para ela baixar os documentos para o computador dela pelo site. Mas, atenção: esse link vale apenas por sete dias. Depois disso, você precisará fazer a transferência de novo. 

Transferência do WeTransfer por link

No passo a passo acima, a gente explicou que você precisa digitar o e-mail da pessoa para quem você está enviando o arquivo, certo? Mas o WeTransfer tem uma outra opção em que você não faz isso: os arquivos ficam disponíveis em um link e você mesmo manda o link para seus colegas pelo WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem. Assim como na outra opção, os links são válidos por sete dias.

Para usar essa opção, é só clicar nos três pontinhos, na parte de baixo da tela do WeTransfer. Depois, clique na opção "Obter link de transferência". Observe que os espaços para digitar os e-mails somem. Nesse caso, como explicamos, você mesmo precisa mandar o link do WeTransfer para seus colegas, para que eles possam ter acesso aos arquivos que você enviou. 

Como usar o WeTransfer no celular?

  • Se você quer transferir arquivos grandes do seu celular pelo WeTransfer, você precisa abrir o site no navegador de internet: www.wetransfer.com
  • No site, você toca no botão azul escrito "enviar um ficheiro?" e, depois, em "adicionar um ficheiro". Seu celular vai mostrar as opções de arquivos que você pode transferir. Basta selecionar aqueles que você deseja. 
  • Você pode escrever uma mensagem, mas isso é opcional; 
  • Depois, você clica em "Próximo". Na tela a seguir, você tem as duas opções de envio que explicamos anteriormente: por e-mail ou por link. Escolha qual deseja;
  • Se você escolher a opção "Obter um link", já vai aparecer o botão "Transferir". Tocando nele, sua transferência vai começar a ser processada;
  • Se você escolher a opção de envio por e-mail, você clica em "Próximo", digita os e-mails dos seus contatos, o seu e-mail e, depois, toca no botão "Transferir". 
  • Depois de tocar em "Transferir", é só esperar o processamento chegar em 100%;

É interessante observar que não existe um app do WeTransfer para celular ou tablet, nem iOS, nem Android. A mesma empresa dona do WeTransfer possui um aplicativo chamado Collect para envio de arquivos pelo celular, mas ele é um pouco mais complicado de usar. Então, acaba sendo mais fácil entrar na internet e seguir os passos que explicamos aqui. 

Se você gostou desse tutorial de como usar o WeTransfer, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e comece a utilizar o serviço!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/como-usar-wetransfer
4.860