• Home
  • Artigos
  • Colocar celular molhado no arroz: mito ou verdade?
Dicas
Leitura 4 min

Colocar celular molhado no arroz: mito ou verdade?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

O celular se tornou nosso companheiro diário e está sempre ao alcance das mãos, seja no bolso, na calça, na mochila, no carro ou na bolsa. Com isso, as chances de incidentes, como deixar o aparelho cair na água, acabam fazendo parte da nossa rotina também. Nesse momento, entra em cena aquele velho conselho que sempre é dado pelos amigos: colocar o celular no arroz

Mas será que essa técnica realmente funciona? No texto de hoje, vamos responder essa pergunta e mostrar o passo a passo completo do que fazer quando uma situação como essa acontece. Confira!

O que pode acontecer com um smartphone que cai na água? 

Essa é uma das primeiras perguntas que vem à cabeça quando um celular cai na água, não é mesmo? A preocupação com as consequências que essa queda pode trazer e o que é possível fazer para evitar danos mais sérios são duas dúvidas muito comuns nesse momento.

A oxidação dos componentes eletrônicos, que ficam localizados na parte interna dos aparelhos, é a principal consequência que uma queda na água pode causar nos smartphones. Quanto mais tempo o aparelho ficar em contato com o líquido, maiores são as chances de danos irreversíveis. Por isso, quando esse tipo de situação acontece, o mais indicado é que o dispositivo seja retirado o quanto antes da água. 

É importante destacar ainda que o processo de oxidação, quando não corrigido a tempo, pode comprometer seriamente o desempenho do celular e fazer com que ele pare de funcionar completamente. Portanto, se você seguir o passo a passo que vamos mostrar mais adiante e ainda assim o aparelho apresentar falhas de funcionamento após a queda, é bem possível que a água tenha comprometido componentes internos do smartphone. 

Nesses casos, quanto antes você procurar uma boa assistência técnica, melhor. Isso porque, nesses locais, os profissionais têm métodos eficazes para retirar a oxidação das peças afetadas pelo problema. 

Afinal, colocar celular no arroz funciona?

Sem dúvidas, essa é uma das indicações mais comuns quando um celular cai água: colocá-lo no pote de arroz cru. Apesar de parecer mito, essa dica pode funcionar, segundo os especialistas. E a principal explicação para isso é devido à capacidade de absorção que o arroz possui. 

Essa solução é, inclusive, muito parecida com outra proposta conhecida como sílica gel. Lembra daqueles pacotinhos cheios de bolinhas bem pequenas que costumam vir no interior de objetos  de couro e sintéticos, como bolsas e carteiras? Pois bem, aquele composto é a sílica gel. Com capacidade de absorver cerca de 30% do seu próprio peso em água, ela é utilizada para impedir que a umidade acabe danificando esse tipo de objeto. 

Portanto, apesar de não haver nenhum tipo de garantia de que a técnica funcione em todos os casos, colocar o celular no arroz pode ser uma forma eficiente de retirar a umidade acumulada pela água no interior do smartphone. Para isso, o ideal é colocar o telefone desligado em um pote cheio de arroz e deixá-lo completamente encoberto ao longo de, pelo menos, um dia. 

Passo a passo: o que fazer se o celular cair na água 

Bem, agora que você já sabe que existem algumas evidências de que o método do arroz pode funcionar, é importante conhecer o passo a passo de como agir caso o seu celular caia na água.  Fique atento e não perca essa dica!

  1. A primeira coisa a se fazer, sem dúvidas, é tirar o smartphone o mais rápido possível da água. Isso porque, quanto mais tempo ele passar submerso, mais são as chances de danos irreversíveis; 
  2. Em seguida, desligue o telefone, caso ele ainda esteja ligado. Apesar de parecer instintivo verificar se ele continua funcionando, isso piorar a situação; 
  3. Depois, retire a bateria, o chip e o cartão de memória (caso você use um); 
  4. Enxugue o excesso de água do aparelho com uma toalha ou pano macio;
  5. Em seguida, coloque o celular em um pote com arroz cru de modo que ele fique completamente encoberto pelos grãos secos;
  6. Deixe o recipiente em um local seco, seguro e, de preferência, que receba luz indireta do sol;
  7. Agora é segurar a ansiedade e deixar o aparelho em repouso no arroz durante, pelo menos, 24 horas;
  8. Depois desse prazo, retire o smartphone do arroz, coloque o chip e a bateria de volta e tente religá-lo.

Cuidado com o sol e o secador de cabelos

Usar o secador de cabelos é outra técnica bastante conhecida quando o assunto é retirar a umidade de um celular que caiu na água. Apesar de ajudar a reduzir o problema, é preciso ter muito cuidado para que o objeto não cause superaquecimento dos componentes internos do smartphone. Nesse sentido, o ideal é manter uma distância de dois metros entre o secador e o aparelho. Assim, o ar quente não soprará diretamente no dispositivo. 

Se o secador é uma forma segura de tentar resolver o problema da umidade nos dispositivos eletrônicos, a exposição direta ao sol não é recomendada pelos especialistas. Isso acontece porque o calor intenso pode acabar acelerando a reação de oxidação, causada pela água, nos componentes internos do telefone, podendo danificar ainda mais o seu smartphone.  

Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor remédio. Portanto, se estiver planejando uma viagem para praia ou um domingo no clube com os amigos, adquirir uma capinha que seja à prova d'água pode ser uma excelente maneira de manter seu celular seguro, principalmente em situações como essa em que o aparelho fica mais exposto à água.  

Como vimos, colocar o celular no arroz pode ajudar a salvar o seu telefone, porém não existe nenhum tipo de garantia de que a técnica funcione em todos os casos. E caso a tentativa não dê o resultado esperado, não se esqueça de que é importante ir o quanto antes até uma assistência técnica para que o problema seja solucionado o mais rápido possível. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais e ajude mais pessoas a descobrirem se colocar o celular no arroz é mito ou verdade.

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/celular-no-arroz
4.890