Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Entenda o que é e para que serve a antena rural

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Pessoa usando o celular em zona rural

A tecnologia e conectividade foram desenvolvidas para alcançar não somente os grandes centros urbanos, mas também as cidades mais afastadas que precisam se manter por dentro das atualidades, seja para educação, trabalho ou lazer.

A grande dificuldade de encontrar sinal de telefone e conexão à internet nas áreas rurais sempre foi obstáculo que causou transtornos, porém, com o avanço tecnológico esse problema está ficando para trás pois, existem recursos para levar até o sinal até os locais mais remotos.

A antena rural é um equipamento indispensável para levar sinal de celular para quem vive nessas áreas e proporcionar maior interatividade com o mundo digital. Você sabe o que é e para que serve? Confira neste post informações relevantes sobre o assunto!

Áreas rurais precisam da conectividade

Em um mundo que está cada vez mais conectado, utilizar o smartphone é uma questão de necessidade para qualquer pessoa, ainda mais para quem vive em áreas distantes dos grandes centros urbanos e comerciais.

Para essas pessoas, o celular é mais que um meio de entretenimento, pois a falta de sinal representa impactos significativos na educação, saúde e economia, visto que a tecnologia já tomou conta até dos processos agrícolas.

O sinal de celular e internet nas áreas rurais é entendido com uma inclusão social, pois as diversas tecnologias encontradas nas grandes cidades não chegam com a mesma qualidade às regiões mais distantes, o que faz necessário utilizar meios para promover os mesmos benefícios para quem reside em locais afastados.

A tecnologia de longo alcance foi desenvolvida para aprimorar essas questões, elevando as possibilidades de entregar um sinal de celular de qualidade. No entanto, devido às questões geográficas e localização em relação a outras cidades, é necessário utilizar dispositivos para ter sucesso na transmissão do sinal.

O que é antena rural

A antena rural consiste em um dispositivo utilizado para aumentar o alcance do sinal de celulares permitindo a utilização em zonas rurais, onde a cobertura das operadoras não consegue chegar.

Essas antenas contribuem para aprimorar a recepção desse sinal. Para ter eficiência é preciso direcionar a antena corretamente, ou seja, apontadas para a torre de transmissão mais próxima ou onde o sinal esteja mais intenso.

É um equipamento acessível e muito útil para melhorar as condições de quem mora ou trabalha em regiões mais distantes. Além de melhorar o sinal de telefones móveis, existe a possibilidade de utilizar um telefone celular fixo, exclusivo para uso rural, pois é conectado um cabo coaxial ou pigtail no aparelho.

Outra opção são os adaptadores que habilitam o celular a receber o sinal da antena, geralmente são estruturas que se encaixam na parte de trás do telefone. É importante salientar que a qualidade do sinal nos aparelhos conectados a antena depende da distância entre eles e da própria antena, embora seja uma boa opção para comunicar.

O que são os repetidores de sinal?

O repetidor de sinal é um aparelho que também permite levar sinal de celular até as regiões onde existe dificuldade de cobertura, como as áreas rurais. É um produto mais caro e permite até uma conexão 3G, dependendo do local de instalação e disponibilidade da operadora.

A instalação é simples e fácil, é instalado na parte interna e conectado a antena rural externa, melhorando a emissão do sinal sem fio. É preciso regular o aparelho de acordo com a frequência da operadora de telefonia celular.

Para que servem

A função desses aparelhos é amplificar o sinal das operadoras de celular, permitindo o acesso em locais remotos, cuja cobertura é deficiente ou praticamente não existe. É uma maneira que atua como uma ponte para que o sinal chegue onde é preciso.

Além de evitar que uma pessoa fique incomunicável e de possibilitar o uso de telefones celulares em áreas rurais sem a necessidade de se deslocar para um local mais alto ou cidade mais próxima, a instalação de antenas rurais e repetidores de sinal proporciona benefícios importantes, como:

  • melhoria na qualidade das ligações;
  • uso da internet 3G e 4G dependendo da operadora;
  • possibilidade de utilizar mais de um telefone celular.

Para certificar que o sinal será suficiente para usar com qualidade, é fundamental pesquisar qual operadora tem maior presença na sua região. Essa questão é importante até mesmo para o bom funcionamento da antena rural e do repetidor de sinal.

Operadoras que oferecem planos para celular rural

Como a tecnologia sem fio está evoluindo cada vez mais, as operadoras estão investindo em expandir a cobertura para possibilitar a conexão nos locais mais afastados, que devido a imensa extensão territorial do país, é um mercado promissor.

Operadoras conhecidas direcionam planos de celular e internet rural específicos para atender as necessidades de quem vive em áreas rurais. As condições podem ser vantajosas, mas é aconselhável analisar as opções disponíveis para sua região e compará-las para encontrar a alternativa ideal.

As operadoras que oferecem planos que contemplam regiões rurais são:

  •  Claro;
  • Vivo;
  • Tim;
  • Oi.

Para internet ainda existe a possibilidade de utilizar via rádio ou satélite. Esses recursos garantem que em grande parte do território nacional é possível ter acesso à rede e se manter em contato com o mundo.

É importante ressaltar que os planos podem variar bastante, assim como a cobertura e disponibilidade dos serviços. Nesse contexto, é interessante analisar com antecedência para saber como atender a sua demanda.

Devido à evolução da tecnologia, morar em áreas rurais não significa ficar incomunicável e não ter a oportunidade de aderir à modernidade do mundo digital, utilizando aplicativos que facilitam e entretém o dia a dia e a comunicação com pessoas que estão distantes.

Com um investimento relativamente baixo, você pode contar com sinal de celular e internet, usufruindo de benefícios semelhantes aos de uma pessoa que mora em centro urbano.

Para tanto, a antena rural é um dispositivo essencial e com certeza vai contribuir para proporcionar momentos agradáveis para toda a família. É uma opção ideal para ter quem deseja estar conectado independentemente de onde mora ou trabalha.

Gostou do post? Agora que você já viu o que é para que serve a antena rural, compartilhe nas suas redes sociais e colabore para que outras pessoas também leiam um conteúdo relevante!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.