Como Reclamar na Anatel Rapidamente: Veja o Passo a Passo

Antes de qualquer coisa:

Quando você entrar em contato com a operadora e não conseguir resolver sua solicitação, anote o protocolo do atendimento e entre em contato com a Anatel por uma das 3 maneiras que mostraremos abaixo.


  1. Ligue para 1331 (ligação gratuita)
  2. Acesse o Fale Conosco Online
  3. Acesse o Aplicativo da Anatel




Após anotar o número de solicitação fornecido pela Anatel espere 5 dias úteis, que é o prazo que sua operadora tem para te dar uma resposta, e se após esses 5 dias a operadora não responder, você deve novamente entrar em contato com a Anatel.


Se a operadora responder, mas não adequadamente, você tem até 15 dias úteis para entrar em contato com a Anatel novamente e solicitar a reabertura da reclamação original.

Quando você registra sua reclamação na Anatel, o interesse da operadora em resolver o seu problema é muito maior, pois cada problema não resolvido é registrado, e a Anatel divulga constantemente relatórios referentes à qualidade do serviço prestado.

Em outras palavras, se a empresa não resolver seu problema, pior fica a imagem dela no mercado, e menos credibilidade ela tem.

Lembrando que você pode acompanhar o andamento da solicitação no site da Anatel, pelo aplicativo ou ligando para o número da Anatel.

 

Fazer reclamação na Anatel via internet

fazer-reclamação-anatel-via-internetPara fazer a sua reclamação, você precisa antes de se cadastrar neste link para poder ter acesso ao “Anatel Fale Conosco Online”.

Em seguida, é só fazer o login com seu CPF e a senha cadastrados e seguir as informações apresentadas para você fazer a sua reclamação ou acompanhar o andamento de alguma solicitação.