tv23/06/2020 Leitura de 4 min

O que é TV digital? Confira tudo que você precisa saber

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Casal idoso assiste TV digital na sala

Com tantos avanços tecnológicos acontecendo em tão pouco tempo, às vezes pode ser difícil acompanhar as mudanças e entender algumas das novidades que surgem. Há alguns anos, o Brasil passou por uma grande mudança envolvendo o sinal de televisão que é transmitido para a maioria das cidades. Com isso, muitas pessoas tiveram que se adaptar à TV digital!

Se você tem dúvidas sobre o assunto e quer entender melhor o que essa mudança significa na prática, continue a leitura! A seguir explicamos as principais questões necessárias para se livrar das dúvidas sobre o que é TV digital.

O que é TV digital?

De forma bem simplificada, podemos dizer que a TV digital é um padrão de sinal, que envolve um conjunto de especificações e definições técnicas para a instalação do sistema de telecomunicação. Esse foi um avanço proporcionado pela tecnologia de satélites e parabólicas para melhorar a qualidade e a cobertura do sinal emitido pelas emissoras televisivas. 

Antigamente o único sinal de televisão aberta que podíamos sintonizar em nossos aparelhos antigos, era o analógico. Esse tipo de sinal continua funcionando nos aparelhos mais antigos. Contudo, o sinal analógico vem sendo gradualmente substituído pelo digital.

No Brasil, a migração do analógico para o digital começou em 2016, tendo previsão para ser totalmente concluído em 2023. Com isso, a demanda por conversores e receptores de TV digital cresceu muito, pois o sinal digital só pode ser sintonizado aos televisores usando esses aparelhos.

Quais as diferenças do sistema digital para o analógico?

Para ajudar a entender melhor como a TV digital funciona, vamos abordar as principais diferenças entre os dois  sistemas. Acompanhe!

Sistema analógico

A sintonização dos televisores através do sinal analógico foi a primeira forma de popularização dos aparelhos de televisão. No Brasil, o sistema analógico de televisão foi inaugurado em 1924 e ainda hoje é bastante usado. 

Esse sistema funciona de forma simples, através da emissão de ondas eletromagnéticas contínuas, que variam em função do tempo.  Esse tipo de sinal viaja por longas distâncias, por isso, muitas oscilações acontecem, o que interfere na qualidade do sinal captado pelos televisores.

Sistema digital

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) foi instituído em 2003. Com isso, o Brasil passou a fabricar aparelhos e adotou formalmente o padrão de sinal que permite a sintonização dos canais digitais. Porém, apenas em 2014 que se formulou uma política para a substituição definitiva do sinal analógico.

Os sinais digitais de televisão não são transmitidos por antenas terrestres, mas sim por satélite. Dessa forma, o padrão digital não sofre tanto com as oscilações, pois não viaja por tanto tempo. Assim, esse sistema é mais estável e oferece melhor qualidade de áudio e imagem. 

Enquanto a televisão analógica oferece uma resolução de, no máximo 512 por 400 pixels, a TV digital oferece resolução Full HD. Já em relação ao áudio, enquanto o sinal analógico recebe dois canais de som, o digital recebe até seis.

Como sintonizar o sinal digital?

Para sintonizar o sinal digital em um aparelho de TV, é necessário acesso a uma antena parabólica e possuir um receptor de televisão. Se o modelo do seu aparelho de televisão é mais recente, certamente ele tem plugs de saídas RCA e/ou HDMI. Portanto, antes de adquirir um receptor, verifique qual a saída padrão do seu aparelho.

No caso de um aparelho antigo, como televisão de tubo, que só recebe o sinal analógico, ainda é possível sintonizar com o sinal digital. 

Para isso, é necessário outro aparelho, o conversor. O papel do conversor é justamente converter o sinal digital para o analógico, assim os aparelhos mais antigos ganham uma sobrevida, mesmo com a mudança do padrão no sistema brasileiro.

Uma dúvida muito comum é se é necessário comprar os aparelhos mesmo possuindo serviço de televisão por assinatura. Normalmente, as empresas prestadoras do serviço incluem todos os aparelhos necessários. Por isso, caso você tenha dúvidas sobre os equipamentos incluídos no plano,  o mais recomendado é consultar essas informações junto à prestadora.

Quais são as vantagens da TV digital?

Agora que já ficou mais claro o que exatamente é a TV digital e suas diferenças para o sistema analógico, os benefícios dessa mudança ficarão mais claras! Entre as principais vantagens, destacamos:

  • Melhor qualidade de imagem ― Padrão HD oferece maior nitidez;
  • Melhor qualidade de áudio ― Separação do áudio em até seis canais elimina chiados e permite transmissão para dispositivos como home theaters.
  • Estabilidade de sinal ― A eliminação da oscilação faz com que o sinal permaneça estável, mesmo com chuva, vento e outros fatores climáticos.
  • Interatividade ― A tecnologia utilizada nos receptores permitem interagir com a programação das emissoras. Hoje, existem receptores que se conectam à rede de internet e oferecem sincronização com aplicativos de streaming, como Globoplay, Netflix, Amazon Prime, etc.

Se você gostou desse conteúdo que tal compartilhar nas suas redes sociais? Assim você ajuda mais pessoas que podem ter dúvidas sobre o que é TV Digital e outros assuntos relacionados ao tema!

Compare e escolha

Quer encontrar o plano de celular ideal?

Confira o nosso Comparador de Planos!
Saiba mais
LinkedinWhatsapp