TV a cabo ou via satélite: você sabe a diferença?

Tenha um plano de internet com a melhor tecnologia.

Ligue e contrate a sua Vivo Fibra Ótica!

0800 591 0366
Google PlusLinkedin

Assistir televisão é uma atividade diária na vida de muitas pessoas. Entretanto, nem todas se preocupam ou até mesmo sabem que existem diversos sistemas e serviços que podem ser adquiridos e instalados na TV para promover uma melhor experiência de som, imagem e sinal.

Neste post, explicamos o que são os sistemas de transmissão disponíveis no mercado e ajudamos você a descobrir o que é melhor: TV a cabo ou via satélite. Quer saber mais? Continue a leitura e faça sua escolha!

O que é TV a cabo?

A TV a cabo é a distribuição de conteúdos de áudio e vídeo por meio de cabos coaxias fixos ou fibra ótica — uma alternativa mais moderna quando comparada ao sistema de transmissão via antena de rádio. Ela se tornou bastante popular por conta dos serviços de TV por assinatura, que se popularizou no Brasil ao final dos anos 80..

O processo de suporte e manutenção precisa ser feito manualmente. Além disso, existe um limite de residências que uma mesma empresa pode atender por região, como uma forma de garantir que o sinal chegue para todos os clientes. 

O serviço de TV a cabo utiliza transmissões via satélite, mas isso só acontece quando o sinal dos canais é enviado das emissoras para as operadoras. Após isso, a distribuição do sinal entre os contratantes é feita pelos cabos.

O que é TV via satélite?

Nesse sistema, o sinal é enviado por meio de um satélite até uma antena pertencente à operadora. Então, ele é distribuído para as antenas presentes nas casas e estabelecimentos que contrataram o serviço. Por não necessitar de cabos, a TV via satélite consegue alcançar um número maior de usuários.

A instalação da antena para receber o sinal via satélite é bastante simples e dispensa a visita de um técnico ou profissional especializado. Entretanto, só é preciso tomar algumas precauções de segurança para evitar quedas e choques.

Com relação a qualidade, o sinal da TV via satélite é considerado instável, pois mudanças no clima podem atrapalhar o recebimento do sinal. É comum que em dias de chuva, por exemplo, você tenha problema para assistir os seus programas favoritos por causa das interferências.

Qual é melhor: TV a cabo ou via satélite?

Mas então, qual dos modelos de sinal de TV é o melhor? Isso depende muito do que você está precisando para a sua casa ou empresa. Caso você queira aproveitar de mais de um serviço da mesma operadora, a TV a cabo pode ser uma boa opção para você. Afinal, esse modelo permite a passagem de diferentes sinais em um mesmo fio, como de telefonia, internet e televisão.

Já para quem mora afastado dos grandes centros, a TV via satélite é não só a melhor opção, porque você não precisa ficar esperando por manutenções nos cabos, como muitas vezes também é a única, porque nem todas as operadoras investem nesse tipo de tecnologia para o interior.

Quando você entrar em contato com as operadoras que atendem a sua região, não esqueça de perguntar qual dessas tecnologias elas oferecem. Aproveite também para conversar com amigos e familiares e descubra qual é o serviço que eles utilizam, bem como os benefícios e problemas, para que você possa fazer a sua escolha.

Independentemente do tipo de tecnologia, o que você precisa é saber qual a operadora poderá entregar a melhor qualidade de sinal. Assim, você pode assistir a canais pagos, como TNT e Megapix, além das outras opções da TV aberta, como Globo e Record, com o mínimo de interrupções possível.

Conseguiu entender o que são essas tecnologias? Agora que você já sabe tudo o que precisa para escolher a sua TV a cabo ou via satélite, veja qual operadora de TV por assinatura foi escolhida como a melhor do Brasil!

tv-a-cabo-ou-via-satelite
00
Google PlusLinkedin