Qual a melhor internet residencial do Brasil?

Internet fibra ótica ultra rápida com telefone e TV de qualidade?
Ligue para a Vivo já!
0800 878 2312
Família curtindo internet residencial

Qual a melhor internet residencial do Brasil?

Saiba como escolher a melhor internet residencial para a sua casa

  1. Como escolher uma boa internet residencial?
  2. O que dizem as pesquisas?
  3. Ranking Anatel
  4. Ranking Ookla
  5. Internet fibra ótica é a melhor opção residencial?
  6. O que diz o Reclame Aqui?
  7. Afinal, qual a melhor internet residencial do Brasil?

Saber qual a melhor internet residencial pode ser algo muito difícil, porque muitas características precisam ser levadas em consideração. Os critérios podem variar, desde a quantidade de pessoas presentes na casa, até a finalidade do uso da internet.

A partir daí, surgem várias dúvidas relacionadas ao assunto: como saber qual é a melhor internet? Qual é a internet residencial mais barata? Qual é a melhor operadora? Qual poderia ser o melhor plano para mim? São muitas perguntas que surgem.

Confira os melhores planos de internet banda larga

Se você está nessa fase de procurar internet residencial e quer, de uma vez por todas, saber qual é a melhor opção, continue a leitura. Aqui, você vai saber tudo que precisa para realizar a melhor escolha. Confira!

Como escolher uma boa internet residencial?

Como já comentamos, ao escolher uma internet residencial, alguns fatores pessoais precisam ser levados em consideração, como quantidade de pessoas na casa, velocidade de upload e download, entre outras coisas. Para cada critério desses, existem várias opções a serem consideradas.

Por exemplo, se você costuma trabalhar remotamente e fazer videoconferências, vai precisar de uma internet fixa com uma boa velocidade e sem interferências. Caso você use apenas para assistir vídeos curtos, acessar redes sociais, e subir fotos, talvez não precise de uma internet Wi-Fi tão veloz, com o melhor plano da operadora.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que deve ser pensado ao escolher a internet fixa, saiba de alguns pontos interessantes:

  • Velocidade de download
  • Tipo de conexão
  • Planos e operadoras
  • Valores

O que dizem as pesquisas?

Entre 2017 e 2018, o Brasil teve um aumento significativo no número de planos de internet fixa contratados, de 8,26 milhões para 31,5 milhões, cerca de 276%. Isso mostra uma evolução no uso de internet residencial no Brasil, colocando o país em 6º lugar no mundo em acesso à internet WiFi.

Com isso, as empresas estão cada vez mais preocupadas em atender a demanda crescente de usuários e aumentar sua cobertura em território nacional.

Existem opções que atendem pessoas que moram em cidades afastadas, assim como para pessoas que vivem em grandes centros, planos de internet pré-pago, e planos de internet fibra óptica, entre muitos outros.

Ranking Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão que regula, junto ao Governo Federal, o setor de telefonia, fixa e móvel, no Brasil. Entre suas atribuições, algumas são: fiscalizar a prestação de serviços, gerenciar contratos de concessão, e, se necessário, realizar intervenções, caso haja irregularidades.

Em 2019, a Anatel divulgou a pesquisa que anualmente avalia os melhores servidores de internet fixa do país, levando em consideração a percepção dos usuários, ao invés de critérios técnicos, como velocidade e estabilidade. Por ser uma pesquisa em nível nacional, leva em consideração também as empresas de cada estado.

A pesquisa foi feita entre Julho e Novembro de 2018, via telefone, porém, a Anatel só considerou as empresas com pelo menos 10 mil clientes ativos. Alguns critérios questionados aos usuários foram: capacidade e velocidade da conexão, canais de atendimento, capacidade de resolução de problemas e cancelamento.

Muitas das operadoras de internet Wi-Fi que aparecem na lista são regionais. Conheça as 5 primeiras da lista de internet residencial mais bem avaliadas:

  • Copel: 8,35
  • Brisanet: 7,89
  • Cabo Telecom: 7,45
  • TIM: 7,24

Ranking Ookla

Diferente da Anatel, a Ookla, uma das mais famosas ferramentas de medição de conexão, realizou seu próprio teste, com as empresas de internet residencial mais relevantes no país.

A pesquisa da Ookla mostrou que a NET (speed score de 30,73) têm o provedor mais rápido do Brasil, seguido da TIM Live, Vivo e, por último, a Oi.

No entanto, os dados sobre a qualidade da nossa conexão não são nada animadores. Com a velocidade média de download de 23,6 Mb/s em internet fixa, com upload em 10,6 Mb/S, o país fica em 65º lugar no ranking global de velocidade de internet, ficando entre a Macedônia e a Índia.

Internet fibra ótica é a melhor internet residencial?

A fibra óptica é a tecnologia mais moderna em conexão de internet atualmente, oferecendo altíssima velocidade e excelente estabilidade para navegação. A maioria das empresas de internet residencial tem oferecido esse tipo de conexão, seja por sua qualidade técnica ou ótimo benefício financeiro.

Ou seja, se você está procurando saber qual a melhor internet residencial e seus primeiros critérios são estabilidade e velocidade, os planos de internet fibra óptica são excelentes para essa função.

Algumas empresas que oferecem planos com internet fibra óptica são Vivo, TIM e NET.

O que diz o Reclame Aqui?

O Reclame Aqui é um dos maiores portais de avaliação de empresas no país sobre atendimento, compra, venda e suporte ao cliente em produtos e serviços. Nele, o usuário pode deixar sua opinião sobre a marca ou algum momento específico da experiência que teve com ela.

A empresa divulga um ranking com as companhias que são avaliadas mais positivamente e as que são avaliadas mais negativamente, porém, esse ranking não é influenciado por nenhum tipo de pesquisa, apenas a média de avaliações dos consumidores.

Segundo o Reclame Aqui, as empresas mais bem avaliadas são três provedores regionais de internet, que são:

  • SergipeWeb
  • Brisanet Telecomunicações
  • GlobalNet Serviços

No entanto, as menos bem avaliadas são operadoras que atendem a nível nacional, são:

  • NET
  • Vivo
  • TIM

Porém, vale lembrar que o Reclame Aqui avalia apenas as empresas baseando-se na opinião dos seus usuários, então, é um portal relevante caso você queira saber o que os clientes estão falando sobre o plano ou empresa que você quer contratar.

Afinal, qual a melhor internet residencial do Brasil?

Todos os fóruns, rankings e pesquisas são relevantes no momento de escolher a melhor internet, e, sim, algumas operadoras possuem tecnologias mais avançadas que outras. No entanto, como citamos anteriormente, os critérios para escolher uma boa internet residencial devem ir bem além e ser levado em consideração suas exigências pessoais.

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, apesar que algumas empresas, como TIM e Vivo, por exemplo, saem na frente com uma maior cobertura e velocidade em fibra óptica. Porém, também existem opções regionais que são boas e tão bem avaliadas quantos as companhias nacionais.

A melhor internet residencial do Brasil é escolhida quando você o que realmente precisa, quanto está disposto a pagar por uma velocidade ideal, e também sabe qual plano atenderia sua região e qual seria o tipo de conexão.