tv27/04/2020 Leitura de 3 min

O que é IPTV e como funcionam as listas?

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

IPTV: mulher de costas observa vários televisores

Atualmente o que não faltam são opções para que a gente possa se divertir. TV, internet, cinema, música: todos esses recursos estão cada vez mais acessíveis e bem ali, na palma da nossa mão.

Se você também gosta de separar um tempo da sua rotina para assistir aos seus programas, filmes e séries favoritos, é bem provável que já tenha ouvido falar da IPTV. Mas, afinal, o que é IPTV, como funciona e como utilizá-lo? Quer saber mais? Continue lendo!

O que é IPTV?

IPTV é a sigla para Televisão por IP (ou Internet Protocol Television, em inglês). Esse é um método de transmissão em que sinais televisivos são enviados por meio de redes IP, ou seja, pela internet. O processo usa conexões de banda larga em vez de sinais de rádio, cabo ou satélite — como normalmente acontece com outras TVs.

O usuário precisa ter um player no seu dispositivo (computador, celular etc.) que exiba listas IPTV ou um conversor/receptor ligado à TV, conhecido como set-top box, para conseguir acessar essa funcionalidade.

Embora a tecnologia em si não seja ilegal, a IPTV acaba levando a má fama, já que o pirateamento de canais pagos se torna mais fácil por meio dessa tecnologia. Algumas operadoras ilegais, ou seja, não regulamentadas pela Anatel, além de alguns hackers usam esse recurso para lucrar e enganar as pessoas — e isso sim, pode levar você a ser penalizado judicialmente. Por isso, tome muito cuidado!

Como funciona esse recurso?

A IPTV funciona do mesmo modo que um serviço de streaming, ou seja, como se fosse um vídeo ao vivo infinito de um canal de televisão. Mas atenção: IPTV é diferente de TV Online. Na IPTV, a banda de internet destinada a isso não interfere na banda de internet de uso comum.

Por exemplo, vamos supor que você adquira um plano de internet de 10 mega, com mais um pacote de IPTV. Normalmente, esse recurso depende de 4 mega para entregar áudio e vídeo de qualidade. Por isso, 4 mega de internet serão exclusivos para a IPTV, enquanto os outros 10 do seu plano serão exclusivos para navegação.

Se você contratar um serviço de TV online (suponhamos que no mesmo pacote de 10 mega), 4 poderiam ser usados para a exibição dessa TV online, enquanto os outros 6 seriam usados pela internet comum, havendo oscilações nesse uso de banda.

Vivo TV

Opções de pacotes para todos os gostos e bolsos!

a partir de
R$84,99
Confira!

Quais são as vantagens?

Com a IPTV, é possível escolher e personalizar o seu modo de ver televisão. Com esse recurso, você consegue assistir a canais tradicionais e diferenciados. É possível ver séries, filmes, programas exclusivos, jogos de futebol e muito mais!

A resolução da imagem será alta, pois você terá uma largura de banda de internet reservada para usar a IPTV. Você também consegue gravar programas para ver e rever quando quiser. Não é o máximo?

A IPTV também permite uma maior interatividade digital, já que o consumidor pode comprar algo que está sendo exibido ali na tela com poucos cliques.

O que são as listas de IPTV e como utilizá-las?

As listas são os conjuntos de canais que os aplicativos disponibilizam para os seus usuários. É um arquivo com a extensão m3u. Para acessá-las, é preciso baixar um player compatível com a tecnologia IPTV no seu computador, como o VLC Media Player ou o Kodi, caso você não tenha uma set-top box própria.

Para não ter problemas legais, você pode acessar listas com canais abertos. As listas de IPTV grátis ou pagas ficam em sites próprios desse serviço, como o Forex Ticket. Copie os links das listas e cole no seu player, para que você sempre consiga atualizar os canais.

Mesmo com as aparentes vantagens de assinar o IPTV, ainda é mais vantajoso contar com as operadoras de TV por assinatura para conseguir canais específicos para assinantes de planos. Dessa forma, você não corre riscos de se envolver com piratarias, tem a garantia de um sinal com mais qualidade e pode recorrer à órgãos de proteção ao consumidor caso tenha algum problema.

Esperamos que você tenha gostado de entender um pouco mais sobre o que é IPTV e como funcionam as listas de IPTV. Mas, afinal, você sabia que também é possível colocar internet na TV? Não? Então não deixe de ler este artigo!

Claro TV

Programação completa e acesso ao NOW? É só na Claro!

pacotes a partir de
R$69,99
Assine já
o-que-e-iptv
14
Google PlusLinkedin
0