Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Como escolher a melhor internet para o escritório em 4 passos

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Grupo de pessoas no escritório

Nem sempre a tarefa de escolher a melhor internet para o escritório é uma tarefa simples, não é mesmo? Isso acontece porque existem tantas opções de operadoras e planos no mercado que esse processo acaba se tornando mais difícil do que parece.

Fatores, como a realidade de consumo da empresa, a quantidade de pessoas que compartilham a rede, a região em que o escritório está localizado e os tipos de tecnologia de banda larga disponíveis precisam ser levados em consideração para que seja possível contratar um plano que realmente atenda às suas necessidades. 

Você precisa adquirir o plano ideal de internet mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Selecionamos 4 passos que você pode seguir para acertar nessa escolha. Veja a seguir. 

1. Entenda quais são as necessidades do seu negócio

O primeiro passo para fazer escolher a melhor internet para o escritório é entender quais são as necessidades de conexão que o seu negócio possui em relação aos serviços que são desempenhados no dia a dia. A maioria das atividades é feita online? A empresa lida diretamente com o público e depende da rede para atender os clientes? Ou a internet é usada apenas para tarefas simples, como acesso ao email e pagamento de contas? 

Ter clareza dessas questões é essencial para determinar qual é a franquia de internet ideal para garantir o funcionamento do local. Algumas empresas exigem uma conexão mais robusta e com uma quantidade maior de banda enquanto outras podem operar perfeitamente com pacotes mais básicos. Portanto, verifique qual é o consumo médio do seu escritório e leve isso em consideração ao  escolher um plano de banda larga.

2. Conheça os tipos de conexão disponíveis 

Como existem muitas opções de internet fixa disponíveis no mercado, é interessante conhecer mais sobre elas e consultar quais estão disponíveis na sua região para contratar a melhor internet para o escritório. Para ajudá-lo nessa tarefa, conheça a seguir as soluções de banda larga mais comuns no Brasil e as suas principais vantagens.

ADSL

A internet ADSL é uma tecnologia de banda larga que permite o uso da linha telefônica para a transferência de dados. Por ser assimétrica, essa é uma conexão em que as informações são recebidas rapidamente, porém o envio é um pouco mais lento. Na prática isso quer dizer que a velocidade do download será sempre maior que a do upload.

Mesmo usando a linha de telefone de cobre tradicional para transmitir de forma simultânea tanto o sinal de internet quanto as chamadas telefônicas, não há interferência na qualidade de nenhum dos serviços, uma vez que cada um deles utilizam faixas de frequência distintas. Sendo assim, você pode usar tranquilamente a internet, pois o telefone do seu escritório não ficará indisponível para fazer ou receber ligações. 

Dentro das opções comercializadas pelas operadoras, essa geralmente apresenta menor custo para o cliente no momento da contratação, porém as velocidades disponíveis não costumam ser tão altas (entre 10 MB 15 MB). Portanto, se a sua empresa depende da internet para realizar muitas das tarefas do dia a dia, é importante levar isso em conta antes de adquirir um plano de internet ADSL. 

Internet a cabo

A internet a cabo é uma tecnologia que recebe esse nome por utilizar o cabo coaxial para transmitir os dados que são disponibilizados pelas operadoras, por meio dos postes espalhados pelas ruas, até as casas, comércios e escritórios dos clientes. 

Diferente da ADSL, ela não apresenta assimetria na troca de dados, ou seja, as velocidades de download e upload tendem a ser iguais. Além disso, como usa os cabos de TV para a instalação, essa é uma opção de internet que está disponível em boa parte dos centros urbanos, visto que essa estrutura de cabeamento é muito usual. 

Normalmente, os planos de internet a cabo possuem custo médio e as velocidades disponíveis podem chegar até 100 MB dependendo da operadora. Logo, essa pode ser uma boa escolha para o escritório, visto que ela costuma estar disponível em muitas localidades e com preços acessíveis. 

Internet de fibra ótica 

A fibra ótica é atualmente a tecnologia de mais alta performance disponível no mercado para conexões de internet. Com a ampliação da cobertura em território nacional, ela vem se popularizando cada vez mais no portfólio das empresas que oferecem serviços de banda larga no país. 

Nesse tipo de conexão, os dados são transformados em luz e enviados através de cabos de fibra ótica. Apesar de serem extremamente finos, esses fios são muito resistentes e apresentam uma capacidade de transmissão de dados extremamente alta.  Portanto, é possível ter uma conexão muito mais rápida, sem oscilações e altamente imune a interferências externas, sendo a opção ideal para os escritórios que dependem muito da banda larga para realizar as atividades do dia a dia. 

3. Considere o número de funcionários para contratar o plano ideal

Quanto mais megas um plano de internet possui, maior é a carga que ela é capaz de suportar sem enfrentar problemas de instabilidade. Sendo assim, se muitos usuários compartilham a mesma conexão, é preciso que o pacote contratado ofereça uma banda maior a fim de garantir velocidade e eficiência para todos os dispositivos conectados na rede. 

Se, por exemplo, na sua empresa 20 pessoas usam a mesma conexão e ao mesmo tempo, será necessário que você adquira um plano com uma quantidade de megas razoável para suportar a carga de acesso. Esse é um fator de extrema importância e que precisa ser analisado para adquirir a internet ideal para o escritório.

4. Pesquise as operadoras e compare os planos

A última dica, mas não menos importante, é pesquisar sobre as operadoras que estão disponíveis na sua região e conhecer os planos oferecidos por cada uma delas. Afinal, quanto mais informações, maiores são as chances de acertar na escolha da internet.

Depois dessa pesquisa, e levando em consideração a realidade da sua empresa, analise quais desses pacotes podem ser a melhor opção para você. Nesse momento, fazer uma comparação entre todos os planos disponíveis, o que cada um deles oferece e custo final é o caminho mais indicado para não errar na contratação. 

Gostou das dicas mas não sabe como realmente colocá-las em prática? Use o comparador de planos de internet e acerte em cheio na escolha da internet ideal para o escritório. 

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.