Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Qual a melhor internet para trabalhar home office?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Chamada de vídeo no notebook.

O home office é um sonho para milhares de pessoas que desejam ter qualidade de vida e flexibilidade de horário. Acontece que para assegurar a execução dos trabalhos no prazo acordado, a internet precisa ser de qualidade.

No geral, o home office é destinado aos profissionais que conseguem executar seu trabalho de casa e transmitir online. Para isso, a internet é a fiel escudeira, praticamente 24h por dia.

Como identificar entre internet fixa ou móvel, qual é a melhor para o home office? Elaboramos este post completo para ajudar você a comparar as operadoras, os pacotes e serviços ofertados, antes de escolher o seu contrato!

O que considerar para a escolha da internet ideal para home office?

Antes de visualizar os pacotes, serviços e benefícios de cada operadora, você deve entender o que procura e qual a sua necessidade verdadeira. Existem diversos tipos de trabalho home office onde a internet desempenha um papel fundamental.

Se você não é a única pessoa da casa, considere a quantidade de pessoas, a velocidade necessária para download e upload. Com um uso compartilhado, certamente, você precisará de uma internet com excelente desempenho.

Se o seu trabalho exige contatos com a empresa por videoconferência, por exemplo, sua internet não pode ter uma conexão que “trava” a todo momento. Para um uso mais moderado de redes sociais ou visualização de imagens, a internet pode ser de qualidade média.

Embora seja possível contratar uma internet móvel para o home office, o ideal é que seja uma internet residencial fixa, com velocidade boa para download e upload e conexão sem ocorrências.

Seja cabo, satélite ou fibra ótica, a instalação vai depender da região e do local em que você deseja ter uma internet, da disponibilidade da operadora e do seu orçamento.

Um dos pontos de observação diz respeito ao IP, o número de protocolo de internet, usado para identificar um computador na rede. Ele deve ser dinâmico para evitar o uso indevido e perda de eficiência da sua internet.

Com um IP dinâmico, a cada vez que você desligar o seu equipamento, esse número de protocolo se altera, o que impede que seja utilizado. O dinamismo é exatamente para inibir a prática ilegal de uso da internet alheia sem permissão do titular da conta.

Algumas empresas regionais como a paranaense Copel Telecom, a sergipana SergipeWeb, a cearense Brisanet Telecomunicações e a paulista GlobalNet Serviços são algumas das operadoras mais bem avaliadas na prestação de serviços de internet fibra ótica.

Já as operadoras de nível nacional, como ClaroNet, Vivo e TIM, embora não estejam no topo da avaliação, disponibilizam serviços de qualidade e pacotes com preço acessível.

Internet a cabo, fibra ótica ou satélite: entenda cada uma delas

Entenda também como funciona os tipos de internet para identificar a melhor, caso em sua região haja disponibilidade de todas elas.

Internet a cabo

Por um cabo coaxial, analógico, o sinal chega ao local de instalação, permitindo a conexão da internet. É veloz e eficiente na transmissão dos dados. Das estações das operadoras, até o ponto próximo de onde a internet será instalada, o sinal chega por fibra ótica.

Para ligar a internet no endereço solicitado é utilizado um aparelho de modem com função de roteador, onde será conectado o cabo coaxial, até a estação mais próxima.

Algumas vantagens da internet a cabo são importantes:

  • Alta velocidade para download e upload;
  • Custo-benefício comparado a outras conexões;
  • Investimento baixo devido à infraestrutura já existente;
  • Linha telefônica separada da internet;

Operadoras que oferecem internet a cabo:

  • Claro net;
  • Oi.
  • Vivo.

Internet Fibra ótica

A fibra ótica é uma serviço de internet considerado o mais veloz da atualidade. Os cabos são tubos finos de vidro ou plástico — menos de um décimo da espessura de um fio de cabelo – que transportam os dados em flashes de luz, da central telefônica ao local de instalação.

Toda a transmissão da internet é realizada em totalidade por fibra ótica, podendo chegar a uma velocidade de até 500Mb, enquanto a internet via cabo não ultrapassa 30Mb — os tubos são resistentes e, dificilmente, ocorrerão oscilações na internet.

Algumas das vantagens da fibra ótica são:

  • resistência alta ao calor e ao frio;
  • facilidade de instalação;
  • sem interferências de eletricidade ou campo magnético;
  • mais leve que o fio de cobre;
  • tráfego elevado de dados;
  • conexão mais segura;
  • velocidade eficiente para download e upload;
  • estabilidade da velocidade.

Já alguns exemplos de operadoras que oferecem internet fibra ótica são:

  • Algar Fibra;
  • Claro net virtua;
  • Oi Fibra;
  • TIM Live;
  • Vivo Fibra.

Internet via satélite

O satélite deve estar em órbita e apto a receber e enviar dados para se comunicar corretamente com os servidores, possibilitando a conexão com os equipamentos instalados nos endereços solicitados.

Para funcionar e captar o sinal, uma antena parabólica e um modem são necessários. Os satélites estão a uma distância de mais de 30 mil km da superfície da Terra. A internet via satélite é ideal para locais onde a banda larga e a fibra ótica não conseguem atender.

A operadora americana HughestNet é uma das principais provedoras de internet via satélite, mas você também pode contar com os planos da Viasat, cujas principais vantagens são a maior abrangência e alcance, além da velocidade alta para download.

Principais operadoras, pacotes e serviços

A comparação entre os serviços das operadoras deve ser aprofundada, considerando a disponibilidade no endereço que você deseja a instalação. Pode ser que algumas áreas não sejam atendidas.

Trouxemos informações iniciais de alguns pacotes das principais operadoras. Os valores podem sofrer alterações, por isso, o ideal é identificar o que você deseja e pesquisar mais a fundo em cada uma delas.

Claro net

Segundo pesquisas, a Claro oferece a melhor internet móvel do país, considerando a velocidade.

Com até 500 mega de ultravelocidade, os planos Claro Net Virtua disponíveis são:

  • 10 Mega – Para acessar diversos sites, notícias, bancos e redes
  • 35 Mega – Assista filmes no NOW Online, música e downloads diversos.
  • 120 Mega – Assista filmes no NOW Online, streamings, música e downloads em mais dispositivos.
  • 240 Mega – Para quem quer mais velocidade em downloads, jogar online e tudo muito mais rápido na internet.
  • 500 Mega – Para quem quer ter o máximo de velocidade em todos os dispositivos de sua casa.

Vivo

A Vivo Fibra oferece internet residencial banda larga com fibra ótica de até 300 mega e Wi-Fi grátis. Os planos incluem a Netflix com o diferencial de mega e TV Super HD para justificar a diferença de preço entre os pacotes.

A internet da Vivo fibra ótica é rápida, com ultravelocidade e estabilidade de conexão. Com velocidade de até 300 Mbps para download e upload, ideal para baixar e assistir vídeos.

Alguns planos disponíveis na Vivo:

  • Vivo internet Fixa: assine 50 e leve 100 Mega;
  • Vivo internet Fixa: assine 100 e leve 200 Mega;
  • Vivo internet Fixa: 300 Mega.

Algar Fibra

Na Algar Fibra a franquia é ilimitada, com isenção da taxa de instalação.

Planos Internet Algar Fibra:

  • 300 Mega + Upload 50% + Aya Books Kids + Aya Books + Ureader;
  • 100 Mega + Upload 50% + Aya Books Kids + Aya Books + Ureader;
  • 40 Mega + Aya Books Kids + Aya Books + Ureader;
  • De 2 a 10 Mega Flex + Aya Books Kids + Aya Books.

Oi Fibra

Com conexão de alta velocidade, a banda larga da Oi transmite mais dados em menos tempo.

Os planos Oi Fibra:

  • 200 Mega – instalação grátis + fixo ilimitado + Oi Play + 5 Plays para troca por outro conteúdo;
  • 400 Mega – instalação grátis + fixo ilimitado + Oi Play + 35 Plays para troca por outro conteúdo.

Todos os planos Oi Fibra incluem o modem Wi-Fi e acesso à rede Oi WiFi Fon grátis, disponível em diversos pontos do país.

TIM Live Ultrafibra

O plano da TIM tem conexão de ultravelocidade por fibra ótica. Todos os planos contam com canais digitais e serviços adicionais, conforme o pacote contratado.

Veja o plano Tim Live Ultrafibra:

  • 60 Mega – velocidade de download 60 Mbps + velocidade upload até 30Mbps + TIM Games;
  • 150 Mega – velocidade de download 150 Mbps + velocidade upload 60Mbps + TIM Games;
  • 400 Mega (200 + 200) – velocidade de download 400 Mbps + velocidade upload 200Mbps + TIM Games.

Como você viu, essas são algumas opções de internet para quem deseja ter um bom serviço, que não influencie na qualidade de entrega das atividades home office. A internet fixa para esse tipo de demanda precisa atender todos os requisitos básicos de funcionamento.

Junte as informações deste post e use o use o Comparador de Planos de Internet para avaliar todas as possibilidades. Depois disso você saberá, exatamente, o que deve contratar para a sua casa!

 

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.