Internet

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Saiba como cancelar sua internet em passos simples!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Homem utilizando o computador com expressão de impaciência.

Seja para o trabalho, seja para os estudos, é quase impossível ficar sem internet em casa, não é mesmo? Principalmente quando a residência é compartilhada com muitas pessoas, os problemas de conexão podem se tornar uma grande dor de cabeça, ainda mais se ela não ela tiver velocidade baixa ou qualidade de sinal ruim.

É então que você precisa cancelar a internet e procurar por um serviço compatível com as suas necessidades. Mas sabe quais são os próximos passos para lidar com a sua operadora?

Acompanhe nas próximas linhas como cancelar a internet e o que levar em consideração antes desse processo!

O que você precisa saber antes de cancelar a internet?

Tenha em mente as seguintes questões!

Motivo do cancelamento

Muitas vezes, pensamos no cancelamento da internet por indicações de outras pessoas ou por um problema pessoal com a operadora. Então, o primeiro item na lista de aspectos a serem considerados antes de trocar de plano é o motivo da sua ideia. Coloque na balança se será algo vantajoso para o seu orçamento.

Alguns problemas podem ser resolvidos diretamente com o atendimento ao cliente. Outros precisam da ajuda da Anatel, que apoia os consumidores nessas questões, cobrando explicações e resoluções das operadoras.

Prazo do contrato

A maioria dos contratos firmados com as operadoras têm um prazo de vencimento — não somente com a internet fixa, mas também com a TV por assinatura, plano para celular, entre outros. Em geral, são renovados a cada 12 meses e, caso você finalize-o antes desse tempo, a empresa sobra uma multa de rescisão antecipada.

O valor costuma ser um proporcional do total do plano ou um fixo informado previamente. Qualquer que seja o motivo, vale a pena conferir esse prazo para evitar esse tipo de pagamento. Em alguns casos, compensa esperar poucos meses até que ele vença antes da troca de operadora.

Oportunidade de negociação

A insatisfação com a internet pode ser algo mais simples de se resolver do que você imagina. As operadoras costumam trabalhar com diversos planos para atender a necessidades diferentes. Por isso, é possível que você encontre uma nova oferta ao fazer uma negociação com o setor responsável.

Como cancelar a internet em cada operadora?

Agora, vamos à parte prática. Antes de tudo, tenha em mãos os dados pessoais do titular da conta (RG, CPF, endereço etc.) e, se possível, o número do contrato — que vem no cabeçalho da fatura. Conheça o passo a passo de como cancelar a internet!

Tim

O TIM Live, serviço de internet banda larga da TIM, pode ser cancelado das seguintes formas:

  • entrar em contato com a Central de Relacionamento Tim Live no 10341;
  • ir até uma loja TIM para solicitar o cancelamento.

Claro Net

Para cancelar tanto os planos de internet Claro quanto NET, siga estes passos:

  • acessar o Minha Claro Residencial e solicitar o cancelamento;
  • ligar para a Central de Atendimento no 10621 (antigo Minha NET);
  • ligar para 10699 (antigo Minha Claro tv);
  • ir até uma loja Claro para solicitar o cancelamento.

Para mais informações sobre o Cancelamento da Internet Claro, clique aqui.

Vivo

Para cancelar a Vivo Fibra, você pode:

  • acessar o aplicativo Meu Vivo, buscar “Meu Plano” no menu e, em seguida, “Cancelamento”;
  • ligar na Central de Relacionamento pelo número 103 15;
  • buscar atendimento via celular de um número Vivo no *8486;
  • ligar por outros telefones no 1058;
  • ir até uma loja Vivo para solicitar o cancelamento;
  • falar com a ouvidoria em 0800 775 12 12.

Oi

Na Oi, os passos para cancelar a internet são:

  • solicitar o procedimento pelo número 10631;
  • acessar o Minha Oi, localizar seu perfil e clicar em “Cancelamento de produtos”. Depois, basta preencher um formulário, solicitar o cancelamento e anotar o protocolo;
  • ir até uma loja Oi para solicitar o cancelamento.

SKY

Há três maneiras de cancelar seu plano de internet SKY banda larga:

  • ligar na Central de Relacionamento no 106 11;
  • acessar o Minha SKY no site da operadora, clicar em “Meu pacote” e, em seguida, “Cancelamento”;
  • ir até uma loja SKY para solicitar o cancelamento.

O que considerar para escolher a internet?

Está mesmo decidido a trocar de operadora e optar por um novo plano de internet? Saiba o que avaliar entre as opções disponíveis.

Quantidade de pessoas em casa

Quanto mais aparelhos conectados na internet residencial, mais “congestionada” ela fica. Por isso, se você divide a casa com um pessoa, mas conectam muitos dispositivos, o ideal é que a velocidade de acesso seja superior a 50 mega. Mas se morar sozinho e só utilizar o serviço à noite e nos fins de semana, 20 mega já é suficiente.

Alcance do sinal

A velocidade da internet residencial pode ser alta, inclusive com o upload bom para gastar no streaming de jogos, assistir a séries e filmes, entre outros benefícios. Porém, a região onde você mora conta muita no momento da escolha do plano. Se conseguir, veja com seus vizinhos como é a conexão dessa operadora, se o sinal cai muito e assim por diante.

Uma internet fibra ótica costuma ser melhor, porém, pode não estar disponível para o seu endereço. Confira qual o tipo de serviço oferecido — em regiões muito montanhosas ou rurais, a internet via satélite é uma alternativa.

Entenda a franquia estipulada

De novo, não adianta a velocidade ser altíssima se há uma franquia de uso de dados. Essa informação é dada logo na contratação. Isso significa que, se você atingir o consumo estipulado, a conexão pode ficar mais lenta até o mês virar. Então, vídeos em alta definição no YouTube, videochamadas e jogos muito pesados ficariam prejudicados.

Fique de olho em taxas adicionais

Antes de fechar o acordo com a operadora, entenda todos os valores que serão cobrados no pacote. Muitas vezes, há a cobrança da taxa de instalação e de equipamento — e, em alguns casos, são quantias que pesam no bolso. Leve isso em consideração!

Saiba como é o suporte

Vez ou outra, surge algum imprevisto com a conexão (nem sempre com consequências graves, como cancelar a internet). Um suporte de qualidade é aquele que atende você prontamente e se dispõe a resolver esses problemas. Os canais de atendimento também são importantes — afinal, é bem mais fácil poder agendar uma visita técnica pelo app do que perder bons minutos (ou horas!) do seu dia no telefone.

Mesmo depois dessas informações ainda não sabe qual operadora escolher? Não tem problema. Confira agora mesmo o nosso comparador de planos de internet!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.