Internet
Atualizado em
Leitura 6 min

Saiba como cancelar sua internet em passos simples!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Homem utilizando o computador com expressão de impaciência.

“Sim, eu quero cancelar o meu plano de internet, não eu não quero falar com o setor de retenção! Não me transfere….”

Não importa quem você seja, um dia vai ter que cancelar a sua internet. E, para quem não conhece os procedimentos, isso pode levar a uma dor de cabeça completamente desnecessária. Não importa qual o motivo do seu contato, seja por má qualidade no serviço prestado pela operadora ou até mesmo trocar de plano de internet. Você tem o direito de fazer o cancelamento. 

E para te ajudar com isso, trabalharemos nesta matéria quais são as melhores formas de lidar com a sua operadora na hora de solicitar o cancelamento da internet

Insatisfeito com o seu plano? Não deixe de falar com nossos especialistas, te ajudamos e economizar e conhecer os melhores planos de acordo com seu perfil:

Planos de Internet Fixa(Residencial)

Acompanhe abaixo tudo o que você precisa considerar na hora de solicitar o seu cancelamento. 

O que preciso saber para cancelar internet? 

Motivo do cancelamento

Querer cancelar sua internet pode vir de diversos fatores: indicação de um serviço melhor em outra empresa, insatisfação com o serviço entregue, problemas com a operadora entre outras coisas. Por isso é importante pensar nos aspectos a serem considerados na hora de trocar o seu plano. Pense bem, e veja se é algo vantajoso para você.

Alguns problemas podem ser resolvidos diretamente com o atendimento ao cliente. Outros precisam da ajuda da Anatel, que apoia os consumidores nessas questões, cobrando explicações e resoluções das operadoras.

Você também pode cancelar internet por telefone, se direcionando a uma loja física da sua operadora ou até pela internet. 

Prazo do contrato

Segundo o artigo 57 da Resolução  nº 632/2014 da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) prevê que os planos podem incluir em seus contratos um período de 12 meses referente à fidelidade. Ou seja, se o seu contrato diz algo diferente disso, ele não é válido. 

Caso você opte pelo cancelamento de plano de internet em um período inferior aos 12 meses contratuais, a empresa pode cobrar uma multa de rescisão de contrato. 

O valor costuma ser um proporcional do total do plano ou um fixo informado previamente. Independentemente do motivo, vale a pena conferir esse prazo para evitar esse tipo de pagamento. Em alguns casos, compensa esperar poucos meses até ele vencer antes da troca de operadora.

Oportunidade de negociação

A insatisfação com a internet pode ser algo mais simples de se resolver do que você imagina. As operadoras costumam trabalhar com diversos planos para atender a necessidades diferentes. Por isso, é possível que você encontre uma nova oferta ao fazer uma negociação com o setor responsável.

Outro ponto para se ficar de olho é se o serviço não está dando problemas por conta de alguma conta em atraso. Então, antes de cancelar, procure saber com a central de cobrança da sua operadora se possui algum débito pendente, para ele ser regularizado e o serviço possa voltar ao normal. 

Como cancelar a internet em cada operadora?

Agora, vamos à parte prática. Antes de tudo, tenha em mãos os dados pessoais do titular da conta (RG, CPF, endereço etc.) e, se possível, o número do contrato — que vem no cabeçalho da fatura. Conheça o passo a passo de como cancelar a internet! 

Tim

O TIM Live, serviço de internet banda larga da TIM, pode ser cancelado das seguintes formas:

  • entrar em contato com a Central de Relacionamento Tim Live no 10341;
  • ir até uma loja TIM para solicitar o cancelamento.

Claro Net

Para cancelar tanto os planos de internet Claro quanto NET, siga estes passos:

  • acessar o Minha Claro Residencial e solicitar o cancelamento;
  • ligar para a Central de Atendimento no 10621 (antigo Minha NET);
  • ligar para 10699 (antigo Minha Claro tv);
  • ir até uma loja Claro para solicitar o cancelamento.

Vivo

Para cancelar a Vivo Fibra, você pode:

  • acessar o aplicativo Meu Vivo, buscar “Meu Plano” no menu e, em seguida, “Cancelamento”;
  • ligar na Central de Relacionamento pelo número 103 15;
  • buscar atendimento via celular de um número Vivo no *8486;
  • ligar por outros telefones no 1058;
  • ir até uma loja Vivo para solicitar o cancelamento;
  • falar com a ouvidoria em 0800 775 12 12.

Oi

Na Oi, os passos para cancelar a internet são:

  • solicitar o procedimento pelo número da Oi Fibra: 106 31;
  • acessar o Minha Oi, localizar seu perfil e clicar em “Cancelamento de produtos”. Depois, basta preencher um formulário, solicitar o cancelamento e anotar o protocolo;
  • ir até uma loja Oi para solicitar o cancelamento;

SKY

Há três maneiras de cancelar seu plano de internet SKY banda larga:

  • ligar na Central de Relacionamento no 106 11;
  • acessar o Minha SKY no site da operadora, clicar em “Meu pacote” e, em seguida, “Cancelamento”;
  • ir até uma loja SKY para solicitar o cancelamento.

O que considerar para escolher a internet?

Após tentar resolver seus problemas com sua operadora de todas as formas e não conseguir chegar a lugar nenhum, está na hora de buscar outro provedor para te ajudar com suas demandas. Saiba como avaliar as opções disponíveis após o cancelamento do plano de internet.

Quantidade de pessoas em casa

Quanto mais aparelhos conectados na internet residencial, mais “congestionada” ela fica. Por isso, se você divide a casa com uma pessoa, mas conectam muitos dispositivos, o ideal é que a velocidade de acesso seja superior a 50 mega. Mas se morar sozinho e só utilizar o serviço à noite e nos fins de semana, 20 mega já é suficiente.

Alcance do sinal

A velocidade da internet residencial pode ser alta, inclusive com o upload bom para gastar no streaming de jogos, assistir a séries e filmes, entre outros benefícios. Porém, a região onde você mora, conta muita no momento da escolha do plano. Se conseguir, veja com seus vizinhos como é a conexão dessa operadora, se o sinal cai muito e assim por diante.

Uma internet fibra ótica costuma ser melhor, porém, pode não estar disponível para o seu endereço. Confira qual o tipo de serviço oferecido — em regiões muito montanhosas ou rurais, a internet via satélite é uma alternativa.

Entenda a franquia estipulada

De novo, não adianta a velocidade ser altíssima se há uma franquia de uso de dados. Essa informação é dada logo na contratação. Isso significa que, se você atingir o consumo estipulado, a conexão pode ficar mais lenta até o mês virar. Então, vídeos em alta definição no YouTube, vídeo chamadas e jogos muito pesados ficariam prejudicados.

Fique de olho em taxas adicionais

Antes de fechar o acordo com a operadora, entenda todos os valores que serão cobrados no pacote. Muitas vezes, há a cobrança da taxa de instalação e de equipamento — e, em alguns casos, são quantias que pesam no bolso. Leve isso em consideração!

Saiba como é o suporte

Vez ou outra, surge algum imprevisto com a conexão (nem sempre com consequências graves, como cancelar a internet). Um suporte de qualidade é aquele que atende você prontamente e se dispõe a resolver esses problemas. Os canais de atendimento também são importantes — afinal, é bem mais fácil agendar uma visita técnica pelo app do que perder bons minutos (ou horas!) do seu dia no telefone. Uma forma muito mais tranquila de cancelar internet

Mesmo depois dessas informações ainda não sabe qual operadora escolher? Não tem problema. Conheça o nosso comparador de planos de internet!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Com experiência que vai desde a criação de vídeos para o YouTube até a redação de textos para lançamento de sites completos, Gabriela é apaixonada por tornar a informação acessível. Ela se dedica a produzir conteúdo claro e simples, permitindo que você faça ótimas escolhas sobre seus planos de telecomunicações e compreenda melhor a tecnologia.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!