Internet

Atualizado em
Leitura 4 min

WAN: entenda o que são as redes de longa distância

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

WAN: entenda o que são as redes de longa distância

As transformações tecnológicas dos últimos anos causaram grandes mudanças na maneira como empresas lidam a transmissão de dados e informações. Como forma de integrar dispositivos, arquivos, documentos e dados, espalhados em uma grande área territorial, as empresas têm adotado as redes de longa distância (WAN).

Esse tipo de rede traz alguns benefícios que ajudam empresas a trocar informações de forma mais eficiente e segura. Além disso, o investimento em estrutura de telecomunicações representa um aprimoramento no desempenho produtivo, bem como no patrimônio da empresa. 

Então, se você quer entender o que são as redes de longa distância, como elas funcionam e como podem ajudar um grande negócio, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos!

O que são redes de longa distância (WAN)?

Wide Area Network, ou rede de longa distância (WAN) é uma rede de comunicação que contempla uma grande área geográfica, como cidades, estados e até países. Esse tipo de conexão que chamamos WAN, normalmente é resultado da união de redes menores, como várias LANs (redes locais).

Enquanto as LANs são capazes de integrar dispositivos, documentos, dados, softwares e hardware em um espaço geograficamente reduzido, para facilitar a troca de informações as redes de longa distância (WAN) são capazes de integrar várias redes locais. Dessa forma a integração entre dispositivos, documentos e dados importantes de uma empresa ou instituição pode se dar mesmo entre regiões geograficamente muito distantes.

Esse tipo de solução para criar redes particulares se torna cada vez mais relevante no contexto de empresas multinacionais e internacionais, devido à necessidade de trocar uma grande quantidade de informações entre milhares de dispositivos espalhados entre filiais.

Quais são os tipos de redes de longa distância (WAN)?

Existem três formas de se estabelecer ligações de rede em zonas amplas que se configuram como redes de longa distância (WAN). São as linhas alugadas, as redes de comutação de circuito e as redes de comutação de pacotes. Cada uma dessas ligações cria um tipo diferente de WAN. Veja a seguir as diferenças entre elas!

Linhas alugadas

Linhas alugadas, basicamente, são redes particulares que as operadoras e provedores de serviço cedem por aluguel para grandes empresas, organizações e instituições que necessitam de uma linha particular para trocar informações. 

Linhas alugadas também podem ser conhecidas como linha dedicada, ou link dedicado. Elas são conectadas por meio de uma ligação de rede ponto-a-ponto a cada filial que precisa se comunicar com outras.

Rede de comutação de circuitos

As redes de comutação de circuitos são capazes de controlar a transmissão de informações baseando-se na utilização da rede. Isso quer dizer que as conexões se iniciam quando uma informação é transmitida e é finalizada assim que a mensagem chega ao seu destino.

Nesse caso, quando o tráfego na rede é alto e várias linhas são utilizadas ao mesmo tempo, podem ocorrer atrasos na transmissão.

Rede de comutação de pacotes

Para otimizar o desempenho e a qualidade de transmissão das informações em longa distância, os provedores e operadoras oferecem tipos de redes WAN que usam pacotes que mudam a conexão da rede para compartilhar recursos comuns. 

Criando circuitos virtuais no interior da rede, se estabelecem redes privadas individuais para os usuários que compartilham uma mesma linha principal. Compactando dados em pacotes menores facilita-se a transmissão veloz e eficiente de dados.

Quais são as vantagens e desvantagens das redes de longa distância (WAN)?

Entendendo o que são as redes de longa distância (WAN), suas características e os principais tipos disponíveis, fica fácil enxergar as vantagens e desvantagens oferecidas por essas redes. A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais nelas. Então, primeiro, vamos às vantagens!

Vantagens das redes de longa distância (WAN)

Entre as vantagens proporcionadas pelas redes de longa distância, três se destacam. Desse modo, as redes WAN:

  • contemplam uma grande área geográfica ― ajudando a integrar dispositivos, arquivos e informações geograficamente distantes;
  • utilizam tecnologia de fibra óptica ― reduzindo custos de manutenção e proporcionando melhor velocidade e segurança na transmissão de dados;
  • podem ser usadas simultaneamente por muitos usuários ― possibilitando o uso da rede por equipes numerosas sem, com isso, prejudicar o desempenho.

Desvantagens das redes de longa distância (WAN)

Entre as desvantagens das redes de longa distância, também são três as que se destacam. São elas:

  • custo de instalação ― representa um investimento alto, pois a instalação desse tipo de rede é mais complexo e exige presença física de técnicos de instalação em vários locais;
  • custo de manutenção ― trata-se de um custo alto devido a complexidade das instalações e da qualidade superior dos materiais e equipamentos usados para sua estruturação;
  • baixa velocidade de transferência de dados ― por ser um tipo de rede normalmente compartilhada entre muitos usuários espalhados geograficamente, a transferência de arquivos e dados de um dispositivo para outro pode sofrer com a baixa velocidade de transferência.

Com essas informações, fica mais claro o porquê de grandes empresas e corporações investirem nas redes de longa distância (WAN). Embora elas tenham algumas desvantagens, frente às necessidades mais comuns de grandes empresas, elas são a alternativa com a melhor relação custo-benefício dentre os tipos de redes que temos disponíveis no mercado.

Quer saber mais sobre termos de tecnologia? Deixe nos comentários alguns temas que você gostaria de conhecer

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

glossario/wan
4.780