dicas09/06/2020 Leitura de 4 min

Home Office: 7 tecnologias para trabalhar de casa

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Home office: mulher trabalha no notebook enquanto fala no celular

Com a pandemia de coronavírus, o processo de informatização de diversos nichos de mercado foi acelerado, fazendo com que uma forma de trabalho fosse explorada com muito mais afinco: o home office.

Mesmo que você não tenha uma internet empresarial ou uma infraestrutura rebuscada, pode muito bem desenvolver um ambiente confortável, estiloso e tecnológico para dar conta das demandas do cotidiano.

Neste artigo, trouxemos uma lista com 7 itens indispensáveis para você trabalhar em casa sem esquentar a cabeça. Acompanhe a leitura e confira!

1. Cadeira

O primeiro ponto a ser considerado na ambientação do home office é o conforto, afinal, não é porque você está em casa que vai trabalhar de qualquer jeito ou em um canto improvisado. 

Dependendo das condições que dispõe, você pode investir em uma cadeira que apresenta uma boa tecnologia em relação à ergonomia, a fim de proteger a sua coluna e evitar problemas lombares.

Existem diversos formatos no mercado, ou seja, você pode optar por cadeiras com ou sem braços de apoio, de rodinhas, simples, com encosto macio, entre outras possibilidades que podem fornecer uma experiência de consumo diferenciada. 

Não precisa necessariamente ser uma cadeira gamer, mas ela deve ter o mínimo de conforto pelo menos, sendo que os preços podem chegar até 1500 reais.

2. Iluminação e som

Se você já viu os bastidores de uma gravação de vídeo para o YouTube, por exemplo, provavelmente já deve ter reparado na quantidade de aparatos tecnológicos para luz e som que são utilizados nas produções de primeira linha, não é verdade? 

Tendo isso em vista, mesmo que você não seja um youtuber, preocupar-se com a qualidade da sua imagem na tela na videoconferência ou com possíveis ruídos no som é algo fundamental.

Os fones de ouvido bluetooth, por exemplo, são os queridinhos do home office, pois podem facilitar na parte de mobilidade das pessoas durante uma live e conferir uma potência de som agradável, de modo que os melhores custam a partir de 80 reais. 

Já na iluminação, prefira luzes de LED para o seu ambiente de trabalho, especialmente em luminárias, cujos valores podem alternar entre 70 a 400 reais.

3. Notebook

A parte de hardware é um ponto crítico no que se refere ao home office, pois, caso tome uma decisão equivocada ao comprar um computador, pode comprometer demais o seu trabalho e passar por apuros com travamentos contínuos e irritantes

Não basta apenas adquirir um aparelho bonitinho por causa da cor ou do estilo, mas sim olhar as configurações dele para saber se você não vai ficar na mão quando mais precisar da máquina.

A princípio, fique de olho no tipo de processador utilizado no notebook, ou seja, se você utiliza bastante o aparelho para visualizar vídeos, um processador Intel i3 não dará conta, mas o i5 e o i7 já oferecem um desempenho melhor. 

A resolução da tela, as entradas USB, a memória RAM, o tipo de marca, entre outros recursos podem influenciar bastante nos preços, que variam entre mil e 23 mil reais.

4. Mouse

Quem diria que aquele mouse com a bolinha embaixo do aparelho para facilitar a rolagem mudaria tanto em tão pouco tempo, não é mesmo? 

Mas sim, ele evoluiu da mesma forma que outros aparelhos eletrônicos, sendo que muitos deles podem apresentar vantagens também ligadas à ergonomia como acontece com as cadeiras. 

É possível visualizar mouses cada vez mais anatômicos e que oferecem um desempenho rápido de toque na tela, inclusive, sem causar um embaraço de fios pela mesa, tornando a vida em um home office muito mais simples de conduzir. 

Todavia, veja os componentes de cada mouse, se a bateria dura realmente e se ele é confortável, de modo que um bom aparelho nessa categoria costuma ter preços acima de 50 reais.

Encontre a melhor opção

Procurando por um plano que cabe no seu bolso? A gente ajuda na sua escolha!

Ligue para nossos especialistas
0800 591 0744

5. Impressora

Se o seu trabalho demanda um volume extenso de arquivos a serem impressos, você não pode perder tempo com aparelhos que não geram economia de papel e que desperdiçam tinta. 

Ter uma boa impressora pode fazer a diferença no seu dia a dia, especialmente se ela usa a tecnologia Wi-Fi, pois você pode programar o que vai imprimir até do seu smartphone sem qualquer dificuldade.

Existem máquinas que vão de 239 reais a 13.500 reais, como no caso das impressoras 3D que oferecem uma infinidade de recursos para as mais variadas áreas da vida. 

No entanto, dependendo do nicho de mercado que você trabalha, é possível se dar bem com uma multifuncional simples, porém, olhe as configurações de tinta (cartucho, tanque ou jato), opção de scanner, formatos de papéis aceitos etc.

6. Antivírus

Normalmente, o ambiente comercial tem muitos dados que precisam de um grau de privacidade considerável, afinal, eles podem conter informações financeiras, jurídicas, tecnológicas e estratégicas. 

Pensando nisso, você também não pode esquecer de instalar um bom antivírus no seu notebook ou celular, de modo que tenha mais tranquilidade ao acessar arquivos de todos os tipos.

Muitas empresas de antivírus já oferecem proteção não somente para o espaço físico da máquina, como também os arquivos compartilhados em nuvem por aplicativos Google ou demais serviços. 

Seja qual for a empresa contratada, veja o número de aparelhos permitidos, o nível de proteção contra ataques cibernéticos e, obviamente, o preço, que começa a partir de 30 reais e pode chegar até 800 reais.

7. Internet

Obviamente que não poderíamos esquecer da internet, pois resolver problemas de conexão é uma das primeiras coisas que precisa se preocupar ao pensar em um home office estruturado de fato. 

Decerto que você vai precisar de uma boa banda larga, tendo em vista que os colaboradores estão tendo que se familiarizar com plataformas de videoconferência para realizar o trabalho rotineiro.

Com isso, o mínimo que você vai precisar é de uma internet a partir de 10 MB, sendo que ela pode aumentar conforme o volume de informações que precise de download durante o mês. 

Entre as operadoras Claro, Tim, Vivo, Oi e Nextel, por exemplo, você pode encontrar preços bem diversificados, dependendo sempre da localidade e velocidade escolhida.

Por fim, note que a sua casa pode muito bem virar uma extensão do escritório, desde que consiga escolher tecnologias confiáveis de acordo com o seu orçamento. Portanto, montar um home office de qualidade vai exigir paciência e um olhar clínico.

Gostou do assunto e quer ter acesso a outras informações úteis? Então não perca tempo e saiba, de uma vez por todas, qual é a melhor internet fixa do Brasil!

Compare e escolha

Quer encontrar o plano de celular ideal?

Confira o nosso Comparador de Planos!
Saiba mais
dicas/home-office
00
LinkedinWhatsapp