• Home
  • Artigos
  • Saiba a diferença entre pay per view e à la carte e escolha o melhor pra você.
TV
Atualizado em

O que é Pay Per View?

Giovana Fiuza, Jornalista do Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Pay per view | Veja Como funciona e as melhores ofertas

Se você é uma pessoa que gosta muito dos campeonatos de futebol, como o Brasileirão, não deixa de assistir aos eventos do UFC ou é fã dos programas de reality shows, como o Big Brother Brasil, assinar um serviço de pay per view pode ser uma excelente opção para acompanhar de perto essas atrações. 

Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, não deixe de acompanhar este conteúdo. Nele, vamos explicar o que é o pay per view, como ele funciona e como é possível fazer a contratação nas principais operadoras de TV por assinatura do Brasil. Confira.

O que é pay per view?

O pay per view (PPV), que traduzido literalmente para o português significa "pagar para ver", é um serviço que permite ao usuário de TV por assinatura adquirir pacotes de programação específica e que, normalmente, não estão disponíveis na programação normal, como campeonatos de futebol, UFC, reality shows, entre outros.

Geralmente, todos os conteúdos que são oferecidos pelas operadoras de TV nos pacotes pay per view são exclusivos, ou seja, não é possível assisti-los em outros canais. Além disso, a partir do momento em que se faz a assinatura, o cliente tem acesso integral à programação, sem nenhum tipo de restrição ou cobrança extra além do valor pago para adquirir o pacote.

Como funciona o pay per view?

Os planos de canais PPV normalmente são sazonais (estão disponíveis em determinados períodos do ano) e temporários (com duração de alguns meses). Isso acontece porque as atrações desses canais têm um tempo limitado para acontecer e, portanto, a assinatura é válida somente enquanto o campeonato, show ou reality show está acontecendo.

Um exemplo que pode ajudar a entender melhor como funciona esse serviço é o caso do Campeonato Brasileiro de Futebol. O campeonato deste ano teve início em agosto e a última rodada está programada para fevereiro de 2021, logo tanto a transmissão do pay per view quanto a assinatura do plano terão esse mesmo período de duração. 

Como assinar o pay per view?

Para comprar um pacote PPV, o jeito mais comum é entrar em contato com a central de vendas da operadora de TV na qual você já possui uma assinatura. Porém, algumas empresas já oferecem ao cliente a possibilidade de contratar um plano através do controle remoto e pagar na fatura do mês seguinte, facilitando ainda mais esse processo. 

Por ser adquirido de forma avulsa, nenhum pacote de pay per view possui fidelidade e o pagamento pode ser feito tanto à vista quanto parcelado. Porém, por ser um serviço adicional, só é possível contratar um plano PPV na mesma operadora da qual você já é assinante. E claro, se você não tem contrato com nenhuma empresa, primeiramente será preciso assinar um plano de TV para depois adicionar as atrações disponíveis no pay per view.    

Cada empresa possui opções com preços, pacotes e ofertas diferentes. Além disso, o processo para adquirir esses planos também costumam variar de uma operadora para outra. A seguir, mostramos como é possível contratar o serviço de PPV nas principais provedoras de TV por assinatura do país. Confira.

SKY

Para contratar um plano pay per view na SKY, existem três possibilidades, que são: 

  1. Através do site da operadora;
  2. Acesso o aplicativo Minha SKY;
  3. Ou ligando para a Central de Atendimento no número 10611.

Além dos tradicionais pacotes do Premiere (Campeonato Brasileiro) e Combate (UFC), a SKY também oferece o serviço de PPV de filmes com o SKY Play. Nele, o usuário pode alugar filmes com alta qualidade de imagem e som diretamente pelo app. Os valores dos aluguéis variam, dependendo da categoria em que os filmes escolhidos se encontram, e são cobrados na fatura de TV do mês seguinte.

Claro TV e NET

Desde a aquisição da NET pela Claro, realizada no último ano, toda a operação da operadora passou a ser feita pela Claro, inclusive a venda dos planos de pay per view. Apesar disso, a única mudança que os clientes podem encontrar é uma diferença na nomenclatura dos planos, que podem variar entre Claro, Claro TV e Claro NET TV (ex.: NET).

Na Claro NET, os assinantes do PPV têm à disposição canais de futebol, filmes, conteúdo adulto, lutas, reality show, entre outros. Para fazer a contratação, existem três possibilidades, que são:  

  1. Através do site da Claro NET;
  2. Pelo controle remoto (disponível apenas para clientes NET); 
  3. Ou entrando em contato com o atendimento através do número 10621.

Oi TV

Os clientes da Oi TV podem contar com canais avulsos ou pacotes com programações PPV para adicionarem ao plano de TV contratado. A compra pode ser feita por telefone, no número 10631, pelo canal de atendimento Minha Oi disponível no site da operadora ou pelo aplicativo.

Vivo TV

No site, os clientes da TV por assinatura da Vivo conseguem personalizar o seu pacote, adicionando tanto combos com canais de filmes, séries e variedades quanto com programações pay per view de campeonatos de futebol, lutas e programação adulta. Para isso, basta fazer login na sua conta de usuário, no Meu Vivo, e fazer a contratação pelo chat. 

Agora que você já sabe o que é pay per view, como ele funciona e como é possível contratar esse serviço nas principais operadoras do país, chegou o momento de escolher o pacote de canais ideal para você. Caso você ainda não tenha um plano de TV ou esteja pensando em trocar de provedor, conheça aqui todas as opções de TV por assinatura e veja qual melhor se encaixa ao seu perfil e orçamento. 

Compare e escolha

Quer encontrar o melhor plano de TV por assinatura para você?

Giovana Fiuza, Jornalista do Portal de Planos
Escrito por:

Giovana Fiuza

Graduada em Jornalismo pela UFMG, Giovana Fiuza é jornalista do Portal de Planos e especialista em produção de conteúdo, principalmente para canais de telecomunicações. Ela acredita que a informação precisa ser acessível e que o foco do seu trabalho é tornar isso realidade.

artigos/pay-per-view
4.891