Atualizado em
Leitura 6 min

Quem inventou a internet e quando isso aconteceu?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Quando olhamos para a rotina das pessoas deste século, fica difícil imaginar uma vida desconectada. Hoje a internet está incorporada ao nosso estilo de vida, de modo que é distante imaginar como manter a comunicação sem esse recurso, especialmente diante do contexto de pandemia. 

Mas, em meio a urgência de estar conectado, você já parou para pensar em como a internet surgiu? O que torna possível acessarmos tantas informações ao mesmo tempo e até quais são os impactos dessa ferramenta nas nossas vidas? É o que vamos contar neste artigo!  

O mundo antes da Internet

Hoje é complicado pensar em um mundo sem internet, mas o fato é que ele existiu, e não faz tanto tempo assim. A carta é o meio de comunicação mais antigo que ainda temos, e há registro de cartas sendo transportadas por pombo-correio em 776 a.C. Esse meio perdeu força com a chegada do telefone, que, no Brasil, aconteceu em 1876, com a instalação de linhas que ligavam Dom Pedro II aos seus ministros.

De lá para cá, muita coisa evoluiu. O telefone teve forte expansão no país com a criação das centrais de telefonia nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Até a década de 1990, essa era a forma mais prática de se comunicar à distância.

Em relação à diversão, antes da internet, o que tínhamos era o rádio, que chegou ao Brasil na década de 1920 e se popularizou na década de 1930, e a televisão, que foi inaugurada por aqui em 1950, por meio da extinta TV Tupi. 

Todas essas tecnologias precederam as experiências que temos hoje com as redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. As emissoras de rádio e TV decidiam o que seria veiculado e as pessoas não tinham muitas opções. O telefone dependia da pessoa estar em casa para atendê-lo, e era apenas uma linha por residência

Do projeto militar ao projeto acadêmico

Algumas pessoas não sabem, mas a criação da internet só foi possível por causa de um projeto de pesquisa militar, nos EUA. A ideia surgiu em 1961 no MIT, a mais importante universidade de tecnologia da atualidade. Mas foi por interesse militar que ela foi colocada em prática. A intenção era que as tropas tivessem uma comunicação melhor para traçar e implementar investidas contra os inimigos.

As forças armadas financiaram as pesquisas, mas foi no ambiente acadêmico que a internet acabou sendo popularizada. Em 1965, foi feita a primeira conexão de longa distância entre dois computadores, um na Califórnia e outro em Massachusetts, utilizando uma linha telefônica. Quem tem mais de 30 anos deve se lembrar do barulhinho que a conexão discada fazia ao conectar.

Desse momento em diante, foi uma evolução atrás da outra. A tecnologia de conexão foi aprimorada, com protocolos mais seguros e eficientes e, em 1972, surgiu o primeiro aplicativo de e-mail. Finalmente, as pessoas podiam trocar cartas virtuais. 

Para o meio acadêmico, esse foi um dos saltos mais importantes – imagine a quantidade de conhecimento que poderia ser compartilhado entre pesquisadores! Em 1974, mais de 50 universidades já estavam conectadas entre si e as evoluções seguiam sendo implementadas ao longo dos anos. 

A expansão da internet foi se intensificando, até que o meio acadêmico já não era suficiente. Em 1985, ela já estava consolidada como a mais importante rede de comunicação de alcance global. O famoso “www” foi criado em 1991, o que permitiu que as páginas fossem colocadas e acessadas na internet. O sucesso foi tanto que, em 1997, já existiam mais de 200 mil sites no ar.

Popularização da internet

Quem inventou a internet, provavelmente não tinha noção do quanto ela iria evoluir ao longo dos anos e se tornar o que vemos hoje. Todo esse avanço aconteceu por causa dos fatores que vamos mostrar, logo abaixo.

Avanços na produção de equipamentos

Você sabia que o primeiro computador ocupava uma sala inteira e levava horas, e até dias, para realizar equações matemáticas mais complexas? Quem diria que hoje ele caberia na palma de nossas mãos e realizaria tantas funções, não é mesmo?

Na década de 1980, os computadores começaram a evoluir do uso exclusivamente acadêmico para o profissional e pessoal. Em 1981, o primeiro notebook tinha uma tela de 5 polegadas e pesava 12kg. Hoje, você encontra modelos com telas com mais que o triplo desse tamanho, pesando pouco mais de 1kg.

Ainda mais portátil que eles, os smartphones são os responsáveis pela explosão no volume de acessos à internet. Criados a partir da evolução da telefonia, eles facilitam o uso da rede, que pode ser feito de qualquer lugar do mundo que tenha um sinal.

Avanços na tecnologia

Assim como os equipamentos, a parte de tecnologia de comunicação também foi importante para chegarmos ao ponto que a internet chegou nos dias atuais. Quem nasceu até a década de 1990 deve se lembrar da internet discada e seu inconfundível som de conexão. A velocidade de transmissão era bastante limitada e a ocupação da linha telefônica era um grande problema.

Hoje, temos a banda larga, que funciona de forma independente do telefone, e tecnologias, como a fibra ótica e o wireless, que trazem mais velocidade e flexibilidade para a conexão. Com um smartphone na mão e um simples sinal de 3G, já temos tudo o que precisamos!

Cenário atual da Internet

O projeto militar de comunicação se transformou em algo básico do cotidiano das pessoas mundo afora. Veja quais são as principais características da internet atual.

Redes sociais

Você consegue imaginar a sua vida sem nenhuma rede social, nem mesmo o WhatsApp? Por mais que existam, ainda, muitas pessoas mais velhas resistentes à tecnologia, não dá para negar que as redes sociais se tornaram essenciais no mundo atual. Elas permitem a interação entre pessoas conhecidas e desconhecidas, além de contribuírem para o consumo de cultura, entretenimento e informação. 

Compras pela internet

A internet revolucionou, até mesmo, a forma como nos relacionamos com as empresas. Não precisamos mais sair de casa para realizar nossas compras, ou mesmo para descobrir novos produtos e serviços que sejam interessantes para nós. Os dados de navegação que deixamos na internet ajudam as marcas a saberem nossos gostos e necessidades, e a oferecerem exatamente o que buscamos, na hora que precisamos.

Computação em nuvem

A computação em nuvem foi um dos avanços mais importantes proporcionados pela internet quando falamos de tecnologia. Ela permite que as informações sejam salvas em locais externos e acessíveis, evitando a perda de arquivos por problemas em equipamentos. Ou seja, se o seu notebook ou celular estraga, seus dados estão a salvo na nuvem e podem ser acessados de outros equipamentos.

Isolamento social

Não dá para falar na internet sem citar a situação mais recente vivida mundialmente por causa da quarentena em 2020/2021. A tecnologia tem sido uma grande aliada no combate à pandemia, já que permite que pessoas e empresas sigam produtivas, mesmo tendo que cumprir medidas de isolamento social

O mais legal de saber quem inventou a internet e como foi toda a sua história é perceber o quanto ela foi importante para a evolução da humanidade como um todo. Ela nos conecta com o mundo todo, permite o acesso a tantas informações e conhecimentos que gerações passadas não tiveram. Agora, é fazer bom uso dela!

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/invencao-da-internet
4.770