TV

Leitura 3 min

Saiba como jogar Free Fire na TV e ser uma fera nesse game!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Homem jogando no celular.

Garena Free Fire é um jogo mobile disponível gratuitamente na Play Store para dispositivos Android e App Store para a Apple. O game consiste em um “mata-mata”, onde você terá que ser o sobrevivente dentre outras 50 ou 100 pessoas, dependendo do mapa em que você jogar.

O jogo Free Fire se tornou uns dos jogos mais populares dentre os outros, obtendo 182 milhões de downloads só no ano de 2018. Por conta desse envolvimento, algumas pessoas gostam de fazer transmissões das partidas pelo PC ou pela TV. E fica a dúvida, como fazer isso? Explicaremos passo a passo como transmitir sua jogabilidade na tela da televisão e alcançar o tão sonhado mestre!

Maneiras de jogar Free Fire na TV

Utilizando uma smart TV 

Antes de tudo, confira se sua televisão e seu smartphone possuem suporte ao Miracast, protocolo esse que permite espelhar um dispositivo no outro sem que você precise de um cabo HDMI. Vale lembrar que Iphones não suportam o Miracast por usarem o AirPlay e que fabricantes como a motorola não implementam o protocolo Miracast por conta própria.

Para conferir se o seu smartphone tem acesso ao Miracast, conecte a sua smart TV na mesma rede wifi em que o seu celular estiver conectado. Em seguida, vá para as configurações de rede e procure por “Screen Share”, “Screen Mirror”, “Espelhamento de tela” e etc. O modo em que estará escrito irá depender do modelo de seu smartphone.

Ao clicar na opção, confira se a sua smart TV está dentre alguma das citadas na tela do celular. Caso esteja, clique e seu smartphone estará pareado com a sua televisão inteligente.

Utilizando dongles

Em 2006 foi criada uma maneira de conectar os produtos da Apple, como os dispositivos móveis, em suas televisões. Porém, essa solução era voltada apenas para usuários da marca, ou seja, você só conseguia conectar seu celular em uma TV da Apple.

Cerca de 7 anos depois, o Google criou um dispositivo com a mesma função. Ele se chama Chromecast e é bastante utilizado pode oferecer essa compatibilidade com smartphone que tenha como sistema operacional tanto o Android quanto o iOS. Gadgets como esses são conhecidos como dongles.

Portanto, caso você não tenha uma smart TV, dongles como a Chromecast, Xiaomi Mi Box e Apple TV fazem essa função. Ao conectar o aparelho na porta HDMI da sua TV de LED, plasma ou LCD, siga os mesmos passos vistos no tópico anterior. Após isso, você poderá espelhar seus dispositivos com a tela da sua televisão.

Após comprar o Chromecast, você precisará instalar o Google Home em seu smartphone. Já as opções como o Xiaomi Mi Box e a Apple TV saem um pouco mais caro, pois dependem de seus aparelhos exclusivos para funcionarem. Com o seu celular espelhado na tela de sua televisão, basta logar no Free Fire e partir para o combate!

Utilizando adaptador MHL

Caso você não tenha uma Smart TV, uma das opções mais agradáveis para o seu bolso é utilizar o cabo MHL. Esse é um adaptador que permite ao cabo HDMI se tornar compatível com os celulares e tablets via USB e USB C. Funciona da seguinte maneira:

  • coloque a parte USB ou USB C do adaptador MHL diretamente no seu celular;
  • conecte o outro lado do adaptador a uma das pontas do cabo HDMI;
  • em seguida, confira se o cabo HDMI está conectado corretamente em sua televisão;
  • caso esteja tudo encaixado perfeitamente, vá para o menu da sua TV e passe a entrada para a MHL;
  • ligue seu dispositivo e aproveite seu game.

Para garantir que o adaptador MHL é compatível com o seu smartphone, baixe o aplicativo “Checker for MHL”. Ele está disponível no Google play gratuitamente. Dentro do aplicativo, clique na opção “Check MHL (HDMI)” que irá automaticamente ver a compatibilidade do dispositivo.

Usando o adaptador, pode ocorrer que não funcione algumas funções do controle remoto da sua TV. Porém isso não prejudica a sua televisão, voltando ao normal após desconectar o adaptador MHL.

Emulando via computador

Emular o jogo no seu computador é uma opção para ter mais versatilidade, já que você poderá conectá-lo via wi-fi com sua smart TV ou até mesmo utilizar os dongles. Essa opção é para aqueles que tem um celular mais antigo e que não suporta mais o jogo. Falando assim parece difícil, mas na prática é mais simples do que parece.

Emuladores como o Nox App Player e BlueStacks, fazem um excelente trabalho emulando aparelhos Android, principalmente em pc mais fracos. Outros emuladores que você pode achar interessante são:

  • MeMu;
  • Smart Gaga;
  • LDplayer;
  • GameLoop.

Esses emuladores são exclusivamente para simular o sistema Android. Entretanto, dispositivos iOS não ficam para trás no ramo de emulação. Um grande exemplo é o programa MobiOne Studios, que apesar de ser descontinuado pelo desenvolvedor, ainda funciona perfeitamente em seu Apple.

Passos para emular Free Fire na TV pelo computador

Após iniciar o emulador na sua máquina, conecte-a com o cabo HDMI diretamente na sua televisão e pronto. O jogo estará rodando em seu computador ao mesmo tempo em que é transmitido na tela de sua TV.

Jogar no seu computador poderá facilitar as coisas, uma vez que diversos emuladores têm compatibilidade tanto com joysticks quanto com mouses, dando mais liberdade para o jogador montar o seu próprio setup gamer.

O Free Fire continua crescendo com atualizações mensais e diversos mapas, um diferente do outro. Assim, o jogo ganha espaço até mesmo no coração de quem nunca jogou um Battle Royale. Graças a sua diversidade, jogadores casuais e competitivos podem usufruir 100% do game, tanto no seu celular quanto no seu computador por meio da TV.

E você, que método você usa para usufruir mais do game e sua versatilidade? Comente aqui!

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Conheça o nosso Comparador de Planos
Saiba mais

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.