Dicas

Atualizado em
Leitura 3 min

Saiba tudo sobre Vivo Gestão para empresas

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mulher com roupa social e tablet em mãos.

Muitas empresas precisam oferecer celulares corporativos para a equipe, principalmente para os colaboradores que falam diretamente com clientes. Na medida em que a empresa tem mais linhas empresariais, as rotinas dos departamentos financeiro e de recursos humanos se tornam mais complicadas. Afinal, é necessário pagar as contas de todas as linhas, bem como garantir que elas estão sendo usadas para trabalho.

Foi com o intuito de facilitar esse gerenciamento de celulares corporativos que a Vivo criou o sistema Vivo Gestão. Em um só aplicativo — para computador ou dispositivos móveis — os administradores podem controlar o uso de todos os celulares Vivo Empresas da companhia. 

São muitas funcionalidades que tornam o trabalho mais prático e ajudam a reduzir custos, como vamos apresentar nesse texto.

O que é Vivo Gestão?

O Vivo Gestão é um serviço que pode ser contratado por clientes de planos pós-pagos Vivo Empresas. Ele permite que todas as linhas de celular da empresa sejam controladas pelo mesmo sistema, com um só login do Vivo Gestão.

No aplicativo, é possível observar como os celulares da empresa estão sendo utilizados ou gerenciar os serviços disponíveis para cada linha, de forma simples e rápida. Além disso, é possível criar grupos de linhas (os departamentos ou níveis hierárquicos da empresa, por exemplo), para facilitar o gerenciamento. 

Dessa forma, o financeiro tem muito mais controle sobre os custos e pode limitar os serviços, de acordo com a verba disponível.

Como contratar o Vivo Gestão?

Para contratar o serviço, basta falar com seu gerente de contas Vivo Empresas ou ligar para a central de atendimento da Vivo Empresas, nos números *8486 (de celulares Vivo) ou 1058, de qualquer telefone.

O serviço já está incluso em alguns planos, como o Smart Empresas. Para os outros, o custo é bastante acessível e compensa pelo maior controle e praticidade. Depois que a contratação for efetuada, é só baixar o aplicativo Vivo Gestão para Android ou iOS ou usar o sistema pelo computador.

Funções do Vivo Gestão

De maneira geral, o Vivo Gestão permite controlar o uso dos celulares da empresa, além de liberar ou bloquear funções para cada linha ou grupo, conforme política da companhia. Mas é interessante explicar até onde vai esse controle, pois são muitas funcionalidades, que podem fazer diferença no dia a dia.

Controles de ligações e SMS

Em primeiro lugar, o Vivo Gestão oferece relatórios detalhados de uso, que permitem monitorar os custos com telefonia e garantir que os colaboradores farão bom uso dos celulares. Além disso, é possível gerenciar facilmente os serviços aos quais cada linha ou grupo têm acesso, evitando imprevistos. Entenda melhor, a seguir:

  • bloqueio de chamadas externas: a linha só pode se comunicar com outros ramais da mesma empresa;
  • bloqueio de chamadas para outras operadoras: a linha só pode ligar para outros celulares Vivo;
  • bloqueio de chamadas a cobrar: o número não recebe a ligação, quando ela é feita dessa forma, evitando gastos;
  • bloqueio de números tarifados: como aqueles que começam em 0300, usados em alguns serviços e campanhas;
  • bloqueio de roaming nacional: a linha não funciona fora do seu DDD de origem, evitando custos de deslocamento;
  • limite de envio de SMS;

Todos esses acessos são fáceis de visualizar e mudar pelo painel do Vivo Gestão. Por exemplo: é possível manter o roaming bloqueado, mas liberar caso o colaborador tenha uma viagem de trabalho agendada. Ou, então, liberar chamadas externas para os celulares dos gerentes e diretores, mas manter esse serviço bloqueado nas outras linhas. 

Caso uma política da empresa mude — as chamadas para outras operadoras foram liberadas, por exemplo —, é possível mudar essa configuração em todos os números de uma só vez, sem ter que fazer isso em cada linha, separadamente. 

Horários de funcionamento

Com o Vivo Gestão, é possível configurar cada linha — assim como grupos ou todas as linhas de uma vez — para funcionar apenas em horário comercial ou no período de trabalho de cada turno ou departamento. Se um colaborador sair de férias, sua linha pode ser desativada facilmente pelo sistema, até ele retornar. 

Controles de uso de dados

É muito simples configurar quais linhas Vivo Empresas ou grupos de linhas podem acessar a internet móvel pelo celular corporativo, com o Vivo Gestão. Também é possível criar cotas de uso, liberando mais ou menos gigas, conforme a necessidade dos colaboradores e departamentos. Por exemplo: se o pessoal do TI precisa de mais internet do que o comercial, é possível fazer esse balanço pelo sistema.

Além disso, os gestores podem acompanhar o consumo de internet da equipe, evitando que a franquia acabe antes do previsto e otimizando o orçamento da empresa. 

Relatórios detalhados

Quem trabalha com administração ou finanças sabe que o primeiro passo para otimizar o orçamento da empresa é saber como os recursos estão sendo aplicados. 

Os relatórios do Vivo Gestão contribuem muito para isso: cada linha e cada colaborador tem seu perfil no sistema e é possível observar como cada um está consumindo os dados, ligações e SMS do seu plano Vivo Empresas. Além do consumo referente à fatura atual, os gestores podem visualizar o consumo dos meses anteriores, na aba histórico.

Conclusão: Vivo Gestão vale a pena?

Considerando o baixo custo do serviço, frente às funções que ele oferece, vale muito a pena: o Vivo Gestão torna o trabalho dos administradores muito mais prático, o que economiza tempo, além de permitir um controle muito mais eficiente dos custos de telefonia, gerando também economias financeiras. Contratar o serviço só não vale tanto a pena se a empresa possui muito poucas linhas Vivo Empresas.

Sobre isso, é interessante observar que os planos Vivo Empresas são interessantes para negócios de qualquer porte: desde microempreendedores até grandes corporações. Afinal, são muitas opções de planos, de modo que você pode escolher o mais adequado para a sua situação. 

Conheça os planos Vivo Empresas e confira as promoções disponíveis no Portal de Planos!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.