Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Como escolher a melhor internet para minha casa?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Pessoa segurando o celular e avaliando

A variedade de planos e a diversidade de serviços pode dificultar a escolha e a decisão da melhor internet para casa. Antes de fazer a contratação, o recomendado é analisar as propostas e o custo-benefício.

O uso da internet é também um fator determinante para quem deseja navegar com tranquilidade ou assistir à série preferida sem ter problemas de conexão. Quanto mais informações, mais fácil será escolher qual plano de internet ideal para a sua casa.

Para ajudar, trouxemos algumas dicas e critérios que tornam uma internet boa para residências. Continue lendo, considere suas necessidades e garanta o melhor serviço!

Por que a internet é essencial na atualidade?

A virtualidade está presente em todos os lugares e para ter acesso a tantas informações e serviços, além de economia e facilidades é preciso ter internet em casa. Pela internet você pode realizar transferências, fazer compras, ver saldos e pagar faturas. É possível também aproveitar as opções de entretenimento e lazer.

Desde os streamings de músicas e séries, até os aplicativos de jogos e editores de imagens online, a internet proporciona condições de aproveitar os momentos em casa da melhor maneira. Sem contar que, ao utilizar o wifi no celular, você pode desativar o pacote de dados do plano de telefonia e fazer o download dos vídeos recebidos no WhatsApp pela internet de casa, gerando uma boa economia.

Se você for viajar, por motivos de trabalho ou de férias, a internet é uma ferramenta eficiente para ajudar no seu planejamento de viagem. Você pode pesquisar sobre o destino, a previsão do tempo na época, os atrativos de uma ou mais cidade, além dos custos dos principais serviços.

Já quem estuda precisa a todo o momento pesquisar dados e informações para incluir nos trabalhos acadêmicos. As referências que antes eram retiradas dos livros, agora estão disponíveis nos diversos sites e blogs.

Os cursos EAD – Educação à distância - são muito comuns e quem não tem tempo ou disponibilidade financeira para investir no presencial, pode utilizar a internet para assistir todas as aulas online, no conforto do seu lar.

Tipos de internet disponibilizadas no mercado:

  • A cabo
  • Via satélite
  • Via rádio
  • 3G
  • Fibra óptica
  • ADSL

Quais são os benefícios de ter uma boa internet em casa?

Uma internet de qualidade só vai oferecer vantagens a você e sua família. A segurança é uma delas, pois, atividades como estudo, entretenimento e exercícios físicos, podem ser realizadas pela internet, sem ter que sair na rua.

Outros benefícios podem ser percebidos com a qualidade dos serviços de internet. Confira alguns deles!

Comunicação instantânea sem gastos extras

Quer conversar com parentes e amigos que moram em outra cidade, estado ou país, mas tem receio de pagar muito alto pela conta de telefone? Com uma internet completa dentro de casa é possível realizar chamadas de vídeos e bater um papo como se estivesse bem próximo.

Dependendo do programa, você pode fazer um encontro de diversas pessoas de localidades diferentes, nacionais e internacionais, ao mesmo tempo, para colocar o assunto em dia – a internet tem o poder de juntar as pessoas, mesmo quando estão distantes.

Comodidade e economia de tempo

Nada melhor do que ter facilidades e comodidade no dia a dia. Com uma conexão adequada qualquer tipo de atividade que dependa de internet pode ser executada com grande facilidade.

Desse modo, o tempo que se levaria para resolver uma questão externa, pode ser mais bem empregado em outras atividades. Vamos imaginar que você tenha que resolver uma questão bancária, mas tem agendada uma videoaula daquele curso imperdível – o acesso ao aplicativo do banco é rápido, fácil e logo você estará liberado.

Possibilidade de trabalho online

Com atividades como e-commerce, marketing digital e divulgação de produtos e serviços você pode ter uma renda trabalhando de casa e para isso, a internet é a melhor aliada. A internet possibilidade que você se dedique ao seu próprio negócio, ou que tenha flexibilidade para desenvolver seu horário de trabalho. 

O que considerar na hora de escolher a melhor internet para casa?

Pode até parecer complexo fazer a escolha de uma melhor internet para casa, mas a verdade é que observando alguns critérios importantes será bem fácil identificar o serviço ideal. Veja!

Necessidade dos usuários

Qual é a principal finalidade da internet na sua casa? É primordial fazer um levantamento da necessidade individual para só depois pensar no pacote coletivo. O que servirá para estudos de um, será o entretenimento de outro. Com esses dados em mãos será mais fácil prever o consumo, parcial e total, e assim, determinar um plano que tenha a velocidade compatível com os objetivos de conexão de todos os usuários.

Tipos de planos e especificações

Cada plano contém uma lista de especificações — capacidade de download e upload, velocidade de conexão pelo cabo e pelo wifi, segurança de dados, franquia — que devem ser verificadas, para assegurar que vão ser suficientes na residência.

Regras do contrato de fidelidade

Numa possível insatisfação com os serviços, qual é o tempo mínimo que o contratante precisa cumprir do contrato, antes de solicitar um cancelamento, por exemplo? Essa é uma cláusula importante, pois, a rescisão antes do prazo vigente pode acarretar multa e prejuízo.

Referências do provedor

Uma das melhores formas de contratar a melhor internet para casa é procurar referências sobre o provedor. Busque informações e avaliações, na própria internet ou com pessoas que já utilizam o serviço para saber sobre a idoneidade do fornecedor.

As redes sociais são também uma forma de saber o que os usuários estão achando sobre um determinado plano e qual o nível de satisfação e recomendação dos serviços contratados.

Custo-benefício

O preço influencia a decisão de compra, mas no caso de um serviço de internet é crucial avaliar os benefícios de pagar o valor correspondente. Tenha o cuidado de observar as cláusulas do plano e se não haverá surpresas com tarifas extras ao longo do contrato.

Verifique se há custos de instalação, manutenção, troca de equipamentos, peças ou dispositivos. Além disso, procure saber o valor da taxa de visita, caso, durante a vigência, seja necessário algum reparo fora do contrato.

Você não terá dificuldades de encontrar a melhor internet para casa se considerar as dicas e orientações que trouxemos para contribuir com a sua análise. Para ajudar ainda mais use o Comparador de Planos de Internet e saiba o que há disponível na sua localidade!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.