Marcador Título - Portal de Planos

Teste de velocidade da internet | Medidor de velocidade da sua conexão Speed Test

Marcador Título - Portal de Planos TESTE A VELOCIDADE DA SUA INTERNET

Teste a sua internet no nosso medidor de velocidade e veja o resultado:

Cansado de internet lenta? Ligue no 0800 878 2219 e contrate a internet ultraveloz Vivo Fibra!

Saiba mais sobre o teste de velocidade de internet

Você já deve ter passado por isso alguma vez: contratou um plano de internet com uma quantidade fechada de velocidade de Upload e Download e, após certo tempo, notou que a conexão deixava a desejar em relação ao pacote contratado.

Para isso, existe o teste de velocidade de internet. Com uma ferramenta como nosso medidor de velocidade de conexão, você pode descobrir qual a qualidade do serviço que está sendo entregue pelos provedores.

Como funciona o teste de velocidade?

Nosso Speed Test funciona da seguinte forma:

  1. O medidor de velocidade da sua internet possui diversos servidores, distribuídos geograficamente por diferentes localizações, garantindo que isso não prejudicará o teste de velocidade.
  2. O velocímetro enviará vários pulsos a esse servidor, requisitando o download de um pequeno arquivo, fazendo um teste de latência para definir qual é o ping da sua conexão.
  3. Após identificado o seu ping através do teste de velocidade, o servidor irá requisitar o download de vários pequenos arquivos, permitindo a medição do tempo de Download, um dos pontos mais relevantes para medir a velocidade da sua internet

Marcas presentes no teste de velocidade

O Portal de Planos é o responsável pelo velocímetro de internet, que permite a você testar a velocidade da sua internet, sem custos. Somos um portal 100% dedicado a análises imparciais e relevantes dentro do mercado de telecomunicações brasileiro.

Aqui, é possível testar a qualidade do serviço de internet dos principais players do mercado:

  • Teste de velocidade Vivo Fibra
  • Teste de velocidade NET Vírtua
  • Teste de velocidade GVT Internet
  • Teste de velocidade Tim Live
  • Teste de velocidade Claro Banda Larga
  • Teste de velocidade Algar Telecom
  • Teste de velocidade Oi Banda Larga

Medir a velocidade da sua internet é importante para garantir seus direitos como consumidor. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) define que existe uma velocidade mínima para a banda larga opere sempre, que é de 40% do contratado em 95% dos acessos. Além disso a velocidade média não pode ser inferior a 80% da máxima contratada.

Minha internet está ruim, o que fazer?

Testou sua internet e viu que não está com a qualidade que queria? Antes de ligar na operadora, você mesmo pode tentar melhorar o seu sinal. Separamos algumas dicas abaixo, para te ajudar.

Centralize o roteador

O roteador Wi-Fi é a ferramenta ideal para distribuir o sinal de internet por toda sua casa, porém, se não for usado da melhor maneira, pode virar uma verdadeira dor de cabeça.

Coloque ele em uma área central da sua casa, como a sala de estar, e de preferência em um lugar alto. Isso ajuda muito no alcance do sinal, já que ele tem uma área mais ampla para se propagar.

Cheque os dispositivos

Pode parecer simples, mas boa parte das pessoas que ligam para as operadoras por problemas de internet, seriam resolvidos apenas reiniciando os aparelhos ou fixando melhor os cabos.

Desligue o roteador e volte a ligá-lo depois de alguns minutos. A tendência é que o sinal estabilize e se mantenha.

Saiba como fazer reclamações na Anatel.

Significado dos termos do teste de velocidade:

Velocidade de Upload: A velocidade de Upload, no medidor de velocidade, é a capacidade da sua internet de enviar arquivos para a rede, de forma a disponibilizar itens como imagens, vídeos, entre outros para mais usuários na internet. Essa velocidade, em geral é inferior a velocidade de download.

Velocidade de Download: essa é uma das métricas mais importantes no teste de velocidade, por ser o ponto principal para definir a qualidade da sua conexão. Com essa informação, você consegue saber o potencial da sua internet, para importar  arquivos da rede. Essa informação, idealmente, deve estar próxima à velocidade contratada por você com seu provedor.

Latência (Ping): A Latência, ou ping, número muito utilizado em jogos online, por exemplo, vai indicar o tempo necessário para a sua internet estabelecer uma conexão entre seu computador e o servidor em que se faz uma requisição. É exatamente o tempo de “ida e vinda” entre o servidor e o teste de velocidade.

Confira os planos Tim Live. Conheça também os planos da Vivo

Problemas com a conexão? Comente abaixo, que vamos te ajudar