Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Como saber a velocidade Claro Internet?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mulher andando e usando o celular.

Está sentindo a sua conexão oscilando ou mais baixa que o normal, mas não sabe como verificar a sua velocidade Claro internet? É comum em alguns momentos do dia, perceber a internet mais lenta que o habitual.

Esse comportamento pode ser influenciado por fatores como o pacote contratado (com ou sem limite de franquia), a velocidade disponível no servidor ou o número de pessoas conectadas ao mesmo tempo e como elas estão utilizando a internet.

Para saber como medir a velocidade da sua internet da Claro, trouxemos informações importantes que vão ajudar nessa análise. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto e o que fazer para melhorar o desempenho da sua conexão!

Cobertura da Claro internet

De acordo com a Anatel, a Claro está presente em todo o território brasileiro, com cobertura em cerca de 3.800 municípios. A disponibilidade das tecnologias 3G, 4G Max e 4.5G dependem da localidade.

Para saber qual a cobertura da sua região, acesse o mapa de cobertura no site, insira o CEP e pesquise o tipo de serviço e qual o potencial de performance e quais os dispositivo que podem ser utilizados.

Velocidade média da Claro internet

Uma pesquisa, realizada pela Opensignal, mostrou que a velocidade média da Claro internet para a cobertura 3G é de 2,34MG e para a cobertura 4G é de 17,82MG. Segundo a organização, a velocidade da Claro foi considerada a melhor do país para a modalidade móvel.

A Anatel exige, por lei, desde 2014, que todas as operadoras entreguem pelo menos 80% da velocidade máxima contratada para transmissão média e no mínimo 40% da velocidade contratada para transmissão instantânea.

Antes de fazer o teste de velocidade vale conferir se o seu roteador está ligado e configurado corretamente ou se não há barreiras (objetos) interferindo na conexão com os dispositivos.

Verifique também a distância entre o dispositivo utilizado e o equipamento da internet, pode ser que seja um ponto desfavorável para a conexão. Veja os aplicativos mais utilizados e se estão consumindo mais do que deveriam.

Como funciona o teste de velocidade da internet?

O objetivo do teste de velocidade da internet é analisar seu desempenho. Ele mostra se o que foi acordado com a operadora está mesmo disponível no seu contrato. As taxas de download e upload são mostradas pelo velocímetro, onde você visualiza se é preciso acionar a operadora para verificar sua internet.

É fundamental fazer o teste mais de uma vez, com e sem pessoas conectadas. O número de conexões influencia, assim como um download sendo realizado bem na hora do teste.

Por isso, escolha momentos diversos do dia, mais vezes por semana, para identificar se a velocidade Claro internet está contemplando o seu plano. Só depois de ter a certeza do resultado é que você deverá acionar a operadora para solicitar reparo, se for o caso.

Para facilitar, deixamos abaixo os canais de comunicação com a Claro, caso você queira entrar em contato:

A velocidade Claro internet pode não favorecer o seu contrato, se a cobertura não for 4G, por isso, é importante fazer o teste periodicamente para ter a certeza de que esse é um plano ideal para a sua necessidade.

Para saber como anda a velocidade da sua internet use o teste de velocidade agora mesmo e analise os resultados!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.