Internet fibra ótica: saiba tudo que precisa aqui!

Internet fibra ótica ultra rápida com telefone e TV de qualidade?
Ligue para a Vivo já!
0800 878 2312
Cabos de internet com fibra ótica

O que é Internet fibra ótica?

É um tipo de conexão cabeada, considerada a melhor do mercado. A cada dia, a internet com fibra ótica vem se tornando mais popular e procurada pelos clientes.

Neste artigo, você vai saber tudo que precisa para escolher, com tranquilidade, a melhor internet banda larga para sua casa. Confira!

Quais as vantagens de ter internet fibra ótica?

Quando você tem uma conexão com fibra ótica, alguns benefícios são bem interessantes. Saiba quais são:

Estabilidade

Esse é o maior benefício da conexão. Como a fibra ótica não sofre interferências eletromagnéticas, você tem muita estabilidade ao se conectar.

É uma excelente vantagem , principalmente nos dias chuvosos, onde tecnologias, como a via satélite, por exemplo, sofrem bastante para manter o sinal com qualidade. Algo que não acontece com a internet fibra ótica.

Velocidade

Por ter mais estabilidade, os planos de fibra ótica conseguem entregar com mais frequência as velocidades contratadas. O processo de converter dados em luz garante que a banda larga da sua conexão possa ser maior e mais veloz, sem perder a qualidade.

Quando comparamos fios de cobre com os de fibra, vemos que o primeiro consegue realizar downloads em até 1,25 MB/s, enquanto a mais avançada atua com 1.280 MB/s. Pode parecer pouco, mas isso já faz uma diferença enorme na sua conexão.

Quais operadoras oferecem internet com fibra ótica?

Mesmo que a tendência é todas as grandes operadoras migrarem para fibra ótica, apenas algumas utilizam essa tecnologia em seus produtos hoje.

As principais são Vivo, NET e TIM, que tem esse produto como um de seus principais no mercado.

Como cada uma já trabalha forte no mercado de fibra ótica, a cada dia elas estão presentes em novas cidades, oferecendo o serviço. Logo, fique atento, pois se essa tecnologia ainda não está disponível na sua região, é bem possível que esteja em um futuro próximo.

Como funciona a fibra ótica?

A fibra ótica não funciona da mesma maneira que as outras tecnologias para conexão. Ela não envia dados, mas transforma o sinal emitido em luz, graças a transmissores especiais, que são integrados já na instalação do sistema.

Existem duas maneiras de converter os dados luz, via laser ou LED.

Quais são os problemas dessa tecnologia?

Apesar de ter muitas qualidades, a fibra ótica também tem o seu lado negativo.

Necessidade de cabeamento

Por ser uma tecnologia cabeada, a fibra ótica necessita que a região que ela seria instalada tenha uma rede pré-instalada. No Brasil, isso não é unanimidade em todas as cidades, o que dificulta que algumas pessoas adquiram o serviço.

Fragilidade

Por serem feitas de vidro e finas como um fio de cabelo, a fibra óptica é um material muito sensível, que precisa de muita proteção e manuseio adequado para não perder qualidade. A maioria das operadoras envolve três camadas protetoras.

Modelos de fibra ótica

Existem dois modelos distintos de fibra óptica: Multimodo e Monomodo. A primeira, utiliza laser para oferecer seu serviço, enquanto a segunda usa o LED.

Multimodo

Nesse caso, as fibras, que utilizam LED, emitem vários sinais de luz simultaneamente e, por isso, são próprias para distâncias mais curtas, de até 80/km entre transmissores, já que o sinal se dispersa com mais facilidade.

Se você procura uma internet de fibra ótica para sua casa, esse é o sistema ideal. Por ser bem mais barato que a fibra monomodo.

Monomodo

É o sistema ideal para transmissões de longas distâncias, entre os transmissores. As fibras monomodo captam apenas um sinal de luz por vez, o que traz mais estabilidade, mas limita suas ações.

É mais utilizada em empresas, que precisam enviar arquivos de longas distâncias e manter contato frequente com pessoas de outras localidades.

Existe cobertura de fibra ótica na minha região?

De maneira geral, a fibra ótica está presente nas grandes capitais do Brasil e, se você morar em uma delas, a tendência é que esteja disponível para sua casa.

Além disso, nos últimos anos, diversas cidades do interior iniciaram o processo de cabeamento local, o que abre a possibilidade da internet com fibra ótica ser instalada.

Para garantir que a fibra está disponível na sua região, o mais indicado é entrar no site da operadora que deseja e olhar o mapa de cobertura. Nessa área, depois que você inserir o seu CEP e endereço, a ferramenta vai indicar se o produto existe para a sua localidade.

Vale a pena ter um plano de internet fibra ótica?

Sim, se a fibra ótica está disponível na sua região, sempre considere adquirir produtos com essa tecnologia, antes de qualquer outra.

De forma geral, é considerada a melhor tecnologia para internet no mercado, principalmente, pela estabilidade que oferece a sua conexão. Entre as categorias de fibra ótica, a mais indicada, na maioria dos casos, é a monomodo, ideal para a internet residencial e que tem um custo menor que a outra opção.

Os planos também são mais velozes e tem uma qualidade superior, se compararmos com outras tecnologias.