Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Como instalar internet rural?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Notebook em zona rural

Novas tecnologias permitem que os sinais de telefone e internet cheguem a locais inimagináveis. Agora, é possível instalar receptores de internet em locais distantes dos centro — é a chamada internet rural.

Neste texto, você entenderá melhor o que é a internet rural, quais as tecnologias que são utilizadas para levar os sinais de internet até esse locais mais remotos e como instalar um aparelho de internet rural.

O que é internet rural?

Internet rural é o nome que se dá ao serviço de internet que é oferecido a locais distantes de grandes centros. Elas utilizam tecnologias de amplo alcance, já que as encontradas em cidades grandes acabam não chegando a essas localidades.

A internet rural pode trazer vários benefícios, como permitir com que pessoas de vivem mais afastadas consigam ter contato com o mundo, receber notícias em primeira mão, conversar com parentes e amigos que estejam distantes, dentre outras funcionalidades.

Além disso, é possível utilizar da internet para estudar melhor como desenvolver a sua empresa na fazenda, além de investir em tecnologias para melhorar as suas produções, como sistemas de gestão.

Investir em internet rural pode facilitar também as atividades que já são feitas na roça, como acompanhar o desenvolvimento da colheita, armazenar dados sobre os animais e plantas criados, dentre outras atividades.

Quais tecnologias podem ser utilizadas?

Existem alguns serviços e tecnologias que podem ser utilizadas para instalar uma internet rural em uma propriedade. Veja a seguir algumas das opções disponibilizadas para a população.

Internet via satélite

A internet via satélite é um dos modelos mais comuns de internet rural a serem utilizados, já que ele conta com cobertura global, sendo muitas vezes, a única alternativa para se ter internet na região.

Entretanto, esse tipo de internet costuma ser muito instável, além de mais cara do que outras opções disponíveis no mercado. Por isso, é importante avaliar se existem outras formas de trazer internet para a sua casa ou fazenda.

Internet via rádio

A internet via rádio funciona pela propagação de radiofrequência, que emite sinais para o computador. Essas ondas são transmitidas por uma torre, localizada em um ponto alto da região.

Um fato negativo da internet via rádio é que uma interferência mínima pode fazer com que você perca a conexão, já que ao bloquear o sinal vindo da torre, ela para de funcionar. Entretanto, ela conta com um custo de manutenção em conta.

Internet discada

Sendo o primeiro contato com a internet de muitas pessoas, a internet discada usa linhas telefônicas, com uma linha fixa e um provedor que faça essa conexão. Provedores de telefonia locais podem promover esse tipo de internet já que as grandes marcas para migraram para internet banda larga.

A internet discada conta com algumas desvantagens, como ter uma velocidade muito lenta, chegando a apenas 0,5 Mb. Além disso, o seu custo-benefício pode ser muito alto, principalmente para quem quer uma melhor conexão.

Modem 3G/4G

Utilizado em celulares, a tecnologia 3G/4G tem ganhado muito alcance nos últimos anos, já que grande parte da população tem utilizado celulares para navegar na internet e redes sociais. Mas aqui, vale lembrar: se não houver uma torre de celular na sua região, a sua internet também não funcionará;

Como instalar internet rural?

Para instalar a internet rural, você deve contratar uma empresa que forneça o serviço de internet que melhor se adapta às suas necessidades. Diversas empresas de telefonia oferecem o serviço de internet banda larga e móvel.

Assim, a instalação vai depender do modelo de internet escolhida, no qual muitas vezes é feito pela própria empresa contratada, que também fornecerá todas as informações de uso da rede.

Também é bastante comum que sejam empresas locais que oferecem o serviço de internet rural, mas instituições maiores também podem oferecer, a depender da região em que você vive.. Veja a seguir um pouco mais sobre cada algumas delas!

Vivo Internet Rural

A Vivo Internet Fixa Rural conta com velocidade de acesso de 1 mega e 256 kbps de upload. Para quem quiser franquia de dados, encontrará planos de 500 mega. Ela tem cobertura nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Ceará Paraíba, Pernambuco, dentre outras localidades.

Claro Internet Rural

A Claro Internet Rural Móvel é considerada uma das melhores. É possível encontrar planos com dados móveis de até 500 mega, além da versão fixa com a mesma quantidade de banda. Assim que o usuário atinge a franquia dos dados móveis, o serviço é bloqueado até o pagamento da fatura.

Viasat

Para quem mora em regiões cuja internet à cabo não chega, a Viasat é uma das melhores opções. A operadora conta com planos de internet via satélite de 10 e de 20 megga de velocidade, além do modo Noite Livre, que permite o uso em uma determinada faixa de horário da madrugada sem descontar da sua franquia mensal.

Cada uma delas conta com planos próprios, com diferentes quantidades de banda e valores. Então escolha bem a que melhor couber no seu bolso e nas atividades que serão feitas com essa internet.

Assim, conhecendo melhor como funciona a internet rural, quais os tipos de tecnologias podem ser utilizados e como fazer a contratação da sua internet rural, você conseguirá se conectar com o mundo mesmo estando distante.

Quer descobrir qual a melhor internet via satélite antes de contratar? Confira o post completo!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.