TV

Atualizado em
Leitura 4 min

TV Pré-Pago e Pós-Pago: qual é a melhor?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

TV Pré-Pago ou Pós-Pago?

A TV por assinatura é um serviço bastante utilizado pelos brasileiros. Prova disso é que, segundo dados de 2019 divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mais de 17 milhões de domicílios possuem algum tipo de plano de canais fechados no país. Mas nem sempre fazer uma escolha eficiente de um plano de TV é uma tarefa fácil.

Você sabia, por exemplo, que algumas operadoras oferecem a opção de TV pré-pago em seus portfólios? E que o plano pós-pago pode ser uma excelente pedida para quem busca por planos combo? Confira a seguir as principais diferenças entre essas duas modalidades de contratação de canais fechados e quais são suas respectivas vantagens e desvantagens. 

O que é o plano de TV pré-pago?

Comercializado desde 2008, o plano de TV pré-pago é um modelo de TV por assinatura funciona sem a existência uma plano fixo por meio de contrato, o que possibilita ao cliente fazer uma recarga sempre que desejar, sem fidelidade ou fatura mensal. Para ter acesso ao plano de TV pré-pago é preciso antes comprar o equipamento, composto por antena, decodificador e controle, que normalmente as próprias operadoras costumam comercializar. Em algumas delas, inclusive, é possível fazer o parcelamento em até 12 vezes desse kit. 

Porém, caso o usuário já tenha uma antena instalada em casa, de algum outro serviço contratado anteriormente, é possível adquirir apenas o aparelho receptor e usar essa mesma antena para receber o sinal dos canais. Confira a seguir as principais vantagens e também as desvantagens de contratar um plano de TV pré-pago. 

Vantagens

1. O plano de TV pré-pago oferece a chance do consumidor decidir quanto deseja gastar por mês para contar com os canais fechados em casa, podendo variar de acordo com o orçamento disponível naquele momento. 

2. Apesar de inicialmente ser necessário comprar um kit da operadora para ter acesso ao serviço de TV, a modalidade pré-pago pode ser muito benéfica para quem não tem um valor mensal fixo para gastar com esse tipo de serviço. 

3. Outra vantagem muito interessante da versão pré-paga é o fato dela não exigir aprovação inicial de crédito. Além disso, como não há mensalidade, também não existe fidelidade com tempo mínimo de contrato entre operadora e cliente. Ou seja, se o usuário não se sentir satisfeito com um serviço prestado por uma empresa ele tem a plena liberdade de trocar o serviço sem nenhum tipo de ônus.  

Desvantagens

1. Após o tempo de garantia, que geralmente é de um ano, a manutenção do kit com o aparelho para recepção do sinal na TV é de inteira responsabilidade do cliente. 

2. Como o mercado de tecnologia está em constante atualização, é possível que eventualmente novos tipos de canais sejam inseridos no pacote de serviços das operadoras (como foi no caso dos canais HD). Nesses casos, a troca por um equipamento mais moderno deve ser feito pelo cliente, visto que a empresa não é responsável por oferecer esse tipo de suporte.   

O que é o plano de TV pós-pago?

Oficialmente criada em 1988, mas implementada de fato no início dos anos 90, o pós-pago é o modelo mais tradicional de comercialização de TV fechada no país. Popularmente conhecida como "TV a cabo", esse tipo de serviço surgiu com o objetivo de proporcionar mais opções de entretenimento para os amantes das programações televisivas. 

O plano de TV pós-pago é ideal para as pessoas que costumam passar horas do fim de semana, por exemplo, em frente a televisão curtindo seus programas favoritos. Além disso, ela pode ser uma ótima escolha para quem gosta de canais muito específicos e que muitas vezes não contemplados por planos pré-pago, como é o caso dos canais voltados exclusivamente para a transmissão de jogos de futebol (Premiere) e reality show (BBB 24 horas). 

Confira a seguir as principais vantagens e também as desvantagens de contratar um plano de TV pós-pago. 

Vantagens

1. Possibilidade de contratar a TV por assinatura juntamente com outro serviço oferecido pela mesma operadora, com internet e telefone fixo. Conhecido como combos, esses planos proporcionam ao cliente a possibilidade adquirir mais serviços por um preço menor, com descontos realmente atrativos quando comparado à contratações avulsas.

2. Normalmente, as empresas oferecem muitas opções de pacotes de canais além de permitir a inclusão de outros que não fazem parte do plano contratado. Na prática isso quer dizer que um usuário que goste muito de filmes, por exemplo, tem a chance de contratar um pacote básico de canais e adicionar o Telecine no seu plano, a fim de ter mais opções de filmes na sua TV por um valor mais acessível.

3. Muitas operadoras oferecem facilidades, como gravação de programas ou possibilidade de pausar uma atração para continuar assistindo mais tarde.  

Desvantagens

1. Existência de contrato de fidelidade, que normalmente é de 12 meses após a assinatura do plano. Com isso, caso o consumidor fique insatisfeito com os serviços da operadora que contratou ou simplesmente decida encerrar o acordo antes de um ano, será preciso pagar uma multa, que varia de acordo com o tempo restante de contrato.

Quais considerações devo fazer antes de contratar?

Para conseguir escolher qual é o modelo de TV por assinatura mais indicado para você, é importante analisar alguns pontos que vamos mencionar a seguir. Confira. 

Avalie a sua necessidade

Antes de tudo, é imprescindível analisar quais são suas reais necessidades quando o assunto é a contratação de um plano de televisão. Você passa muitas horas na TV? Gosta de canais e programas específicos? Esse é um ponto fundamental para uma escolha acertada, visto que o seu perfil de consumos será um dos principais responsáveis por determinar se um plano de TV pré-pago é mais indicado para você.  

Compare os preços

Faça simulações e compare os preços de contratar um plano pré ou pós-pago. Essa é uma das formas mais eficientes de analisar se o custo realmente vale a pena, dado o seu perfil de uso de TV fechada. Lembre-se que é importante levar em conta a aquisição do equipamento no plano pré e que existe tempo mínimo de contrato no pós. Essas são variáveis importantes e que precisam ser levadas em conta dentro desse cenário de análise. 

Como foi possível ver ao longo deste texto, tanto a versão de TV pré-pago quanto pós-pago possuem vantagens e desvantagens. O que vai determinar qual é o modelo ideal para cada cliente são as suas necessidades, perfil de consumo e orçamento disponível para contratação de um plano que atenda todos esses requisitos. 

Gostou de saber mais sobre as opções de contratação de canais fechados mas ainda não qual operadora utilizar? Fique tranquilo.

O Portal de Planos preparou um material incrível que ajuda você a descobrir qual é a melhor TV por assinatura do Brasil em 2020. Confira!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

tv/tv-pre-pago-ou-pos-pago
4.550