TV

Atualizado em
Leitura 3 min

Como controlar o que meus filhos veem na TV?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Pai e filha assistindo TV

A televisão é uma das principais formas de entreter as crianças, contribuindo não só para distração como também para a educação.É um meio que oferece conteúdos interessantes para uma fase de descobertas e para o desenvolvimento infantil. 

Entretanto, estabelecer limites é essencial e os pais devem ter um planejamento minucioso sobre o tempo e o conteúdo que as crianças estão assistindo. Assim, é possível proporcionar aos filhos apenas programas positivos e criativos.

É um assunto importantíssimo e delicado, que sempre desperta uma dúvida. Como controlar o que meus filhos veem na TV? Se você deseja ficar bem informado, está no lugar certo! Confira neste post informações relevantes para garantir uma diversão segura e saudável aos pequenos!

Por que é importante controlar o que as crianças assistem na TV?

Toda criança vive um período de descobertas que influenciam diretamente no desenvolvimento comportamental e da personalidade. É um momento em que ela observa e aprende muito rápido, por isso, é preciso ter cuidado com o contato dos filhos com a TV, independente da faixa etária.

A criança deve ser orientada com frequência pelos pais para evitar que assista programas e conteúdos inadequados para a idade. O acesso à TV e dispositivos eletrônicos sem a supervisão pode causar muitos problemas, tais como:

  • comprometer a leitura e os estudos;
  • prejudicar a criatividade;
  • falta de atenção;
  • sedentarismo;
  • induz o consumismo;
  • exposição a conteúdos indevidos;
  • variações do comportamento.

Esses problemas são graves e prejudiciais para a educação das crianças, levando a sérias consequências. Diante desse fato, controlar o uso da TV pelas crianças é indispensável para que elas se desenvolvam da melhor maneira.

Como controlar o que os filhos veem na TV? 

Defina prioridades para a criança

Definir uma rotina para as crianças é uma ótima forma para eles sentirem e se adaptarem às responsabilidades e os deveres. É importante deixar claro para os filhos que o primeiro a se fazer são as obrigações e estudos e depois a diversão.

Limite o tempo

Esse é um ponto importante, pois é fundamental estabelecer o tempo máximo por dia que uma criança pode assistir TV. Geralmente, nos dias úteis esse tempo é menor que duas horas devido às tarefas escolares ou outras, nos finais de semana é possível mais flexibilidade.

Ofereça outras alternativas de diversão

Mesmo que assistir televisão seja a diversão preferida dos seus filhos, é importante criar outros tipos de entretenimento, sugerindo atividades que também estimulam os sentidos da criança, como livros, brincadeiras ao ar livre, jogos em casa, trabalhos manuais e qualquer ação que proporcione socializar com a família e amigos.

Estabeleça limites claros

Crie limites e deixe bem claro para as crianças, mesmo que elas resistam no início. É preciso definir tempo para o sono, atividades físicas, boa alimentação e outras atividades essenciais para o desenvolvimento saudável. Estabeleça horários e áreas da casa livres de qualquer tipo de mídia.

Acompanhe de perto

Embora o tempo em que as crianças estão assistindo TV seja um descanso para os pais, é necessário acompanhá-las mesmo distante, para certificar que não mudaram de canal, se a postura e a distância da TV estão corretas. Também evite deixar a televisão ligada sem ninguém assistindo para não atrair a atenção fora da hora. 

Seja um exemplo

Uma das principais formas de se educar uma criança é demonstrando bons exemplos. Elas são inteligentes e têm os pais como uma referência, portanto, tenha cuidado com o que assiste perto das crianças para não despertar o interesse delas pelo programas, jornais, filmes ou séries destinados aos adultos.

Respeite a classificação de idade

Os filmes, programas e até desenhos animados determinam a classificação de idade mínima e isso deve ser considerado antes de deixar as crianças assistirem. Esses conteúdos são planejados de acordo com as leis para não prejudicar o desenvolvimento intelectual das crianças e não devem ser ignorados.

Controle os programas

Procure programas, filmes e desenhos animados apropriados para a idade dos seus filhos para que eles criem o hábito de ver conteúdos inteligentes. Determine previamente o que eles podem assistir e pesquise melhor sobre as sugestões que ouvir.

Algumas operadoras de TV por assinatura oferecem soluções tecnológicas para ajudar a filtrar a programação ideal para a idade dos seus filhos e permitem fazer bloqueios por canais e por idade, proporcionando mais tranquilidade para os pais.

Se você utiliza algum plano de TV a cabo, existem muitos canais com programação voltada para crianças, com filmes, desenhos e inúmeras opções para entreter os filhos sem preocupações, basta ficar de olho no tempo que eles se divertem.

Controlar o uso de TV e dispositivos eletrônicos em uma geração que nasceu em meio a revolução tecnológica não é uma tarefa fácil, pois o acesso aos conteúdos é constante e desperta muito o interesse de todas as idades. Por isso, o apoio e supervisão dos pais é fundamental para limitar o uso de TV, jogos ou serviços de streaming.

Gostou do post? Agora que você já viu informações importantes sobre como controlar o que as crianças veem na TV, diga-nos o que achou e quais são as suas experiências com o assunto! Deixe aqui o seu comentário!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.