Telefone

Atualizado em
Leitura 3 min

Como cancelar TIM fixo: veja o passo a passo

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Telefone fixo

As opções de planos para telefonia são inúmeras no mercado, ainda mais com a grande tendência das pessoas físicas e jurídicas em optar por telefones móveis, deixando o uso dos tradicionais telefones fixos para situações específicas.

Com isso, o cancelamento é natural e motivado por diversos fatores, desde a insatisfação a escolha por outras alternativas. Embora o cancelamento seja um movimento comum, na hora de fazer essa solicitação sempre surgem dúvidas quanto ao procedimento correto e formas de se comunicar com a operadora.

Pensando nisso, confira neste post como cancelar TIM fixo e saiba exatamente quais as opções e formas para atender os seus objetivos de uma forma transparente e livre de burocracias!

Dúvidas frequentes ao cancelar a sua linha fixa TIM

Cancelar uma linha fixa soa como motivo de dor de cabeça para muita gente, entretanto, com o aumento dos canais de comunicação e alterações constantes no atendimento ao cliente, essa tarefa está cada vez mais simples. Ainda assim, é necessário estar atento ao processo e analisar a sua situação detalhadamente, para evitar transtornos e garantir que tudo seja resolvido da melhor forma.

Veja quais são as principais dúvidas de quem precisa cancelar um plano!

É possível cancelar a qualquer momento?

O primeiro aspecto que você precisa verificar é se na sua situação existe período de carência ou fidelidade do plano, se não houver, o cancelamento pode ser realizado a qualquer momento.  Em quaisquer circunstâncias, é fundamental analisar os termos assinados no contrato.

Qual o prazo para cancelamento?

Nesse caso o período de carência e plano de fidelidade também devem ser observados, e o prazo para oficializar o cancelamento pode ser de 1 a 2 dias, dependendo da forma de envio de documentos.

Existem taxas ou multas para o cancelamento?

Existem possíveis multas rescisórias, mas é uma situação particular e varia de acordo com o plano assinado. Ainda pode haver cobranças caso haja parcelamentos e negociações pendentes até o cancelamento, nesse caso elas serão cobradas em faturas no mês subsequente.

Passo a passo para cancelar o TIM fixo

O cancelamento pode ser solicitado por diversos canais de comunicação, por isso, é recomendável arquivar os detalhes e protocolo da sua solicitação e analisar o contrato assinado no ato da contratação, para se certificar que está tudo dentro do acordado. Você pode solicitar o encerramento do seu plano nos seguintes canais.

Por chamada telefônica

A TIM oferece a possibilidade de cancelar o telefone fixo via chamada telefônica pelo número *144 ou 1056. Após ouvir as opções do atendimento eletrônico, solicite a opção para cancelamento.

Assim que o processo for oficializado, você vai receber o número do protocolo no e-mail cadastrado ou por SMS. O cancelamento será efetivado em até 24 horas e se houver pendências, elas será cobrada na fatura do próximo mês.

Via SMS

Outra opção disponível, mas pouco utilizada, é o cancelamento por SMS, porém essa opção só é possível para quem é usuário do TIM móvel. É uma alternativa que atende pessoas que tem uma rotina intensa e precisam de serviços rápidos. O processo ocorre na seguinte forma.

  •  envie SMS para o número 4199;
  • informe os dados do titular;
  •  informe o código do cliente expresso na fatura mensal.

Pelo site da TIM

Há possibilidade de solicitar o cancelamento pelo site da TIM, o processo é simples, no entanto, fique atento na confirmação por e-mail ou SMS. Veja como é o passo a passo.

  •  acesse o site oficial da TIM;
  •  clique em ‘fale conosco”;
  •  selecione a opção cancelamento;
  • forneça as informações sobre o titular do plano;
  • e receba a confirmação do cancelamento e efetivação em 24 horas.

Portal meu TIM

O Portal meu TIM é uma central de atendimento personalizada e também possibilita fazer a solicitação do cancelamento do TIM fixo. Para tanto, basta fazer login e clicar na opção cancelamento.

Preencha os dados exigidos no formulário digital, que são relativos ao titular do plano e da pessoa jurídica - neste último é necessário enviar uma cópia do contrato social para o e-mail da central de relacionamento da TIM.  

Na loja física

Agora, se a sua rotina permitir comparecer a uma loja física da TIM, o cancelamento pode ser feito pessoalmente. É aconselhável estar com os documentos necessários e uma fatura da linha que será cancelada, para identificar o código do cliente.

Esse procedimento pode ser realizado em qualquer loja oficial da TIM e o serviço de telefone fixo pode ser cancelado a qualquer momento. Em todas as situações é indispensável ficar atento à existência do prazo de carência, fidelidade e possíveis multas rescisórias.

Analisar os termos acordados no contrato é a melhor forma para um cancelamento tranquilo, sem contratempos e com os seus direitos preservados. Portanto, toda a informação é importante e mantenha arquivado tudo sobre o contrato e o cancelamento, para consulta caso seja necessário.

Como pode perceber, saber como cancelar TIM fixo e conhecer os principais meios de se comunicar com a operadora é essencial para agilizar o processo, no entanto, sempre se lembre de analisar os termos acordados no contrato.

Curtiu o post? Quer saber como entrar em contato com a operadora de uma forma prática e confortável? Acesse os canais de atendimento para operadoras diretamente no site do Portal de Planos e ainda conheça outros planos de telefone! 

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.